A Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor realizou a segunda audiência pública, das seis que estão previstas, para debater os temas que fazem parte da legislação que estabelecerá as normas que deverão reger a política de planejamento e gestão urbana e ambiental, orientadas para um modelo de desenvolvimento sustentável da cidade. A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (28), no plenarinho, e debateu o tema “instrumentos urbanos”, que são as ferramentas operacionais do plano. “Esse é um capítulo importantíssimo do Plano Diretor porque vai definir as regras de uso do solo. São fundamentais para definir como a cidade vai crescer daqui para frente”, afirmou o presidente da Comissão, vereador Rodrigo Coutinho (SD).
Por iniciativa do vereador Aerto Luna (SEM PARTIDO), a Campanha da Fraternidade de 2019, editada na quarta-feira de cinzas, marcando o início da quaresma - tempo de penitência, jejum e preparação para a Páscoa, recebeu lançamento em uma reunião Solene, na tarde desta quarta-feira (27), na Câmara do Recife. O tema deste ano é “Fraternidade e Políticas Públicas”, com o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. O tema tem como objetivo estimular a participação popular na formulação de Políticas Públicas à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum.
A audiência pública para discutir o tema “O Desafio da Educação Física no Município de Recife”, que será realizada na próxima sexta-feira (29), às 9 horas, no Plenarinho, foi destaque no discurso feito pelo vereador Rinaldo Junior (PRB), na tarde desta quarta-feira (27), ao subir à tribuna da Casa José Mariano.
Convidar os parlamentares da Câmara Municipal e a população do Recife para o evento católico Evangelizar é Preciso, que acontece a partir das 12h do próximo sábado (30), na Praia do Pina. Foi com esse objetivo que o vereador Aerto Luna (sem partido) subiu à tribuna da Casa de José Mariano, durante a reunião plenária desta quarta-feira (27). Neste ano, a festividade traz o tema “As Muralhas Vão Cair” e o lema “Coragem! É o Senhor Teu Deus que Marcha à Tua Frente”.
O vereador Ricardo Cruz (PPS) sugeriu que o Hospital Veterinário Municipal tenha em sua denominação o nome do secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife (Seda), Robson Melo, recentemente falecido. “Ele fez muito pelo hospital e foi um lutador incansável pela causa animal”. No entanto, a Prefeitura deu entrada, na tarde desta quarta-feira (27), na Câmara do Recife, ao projeto de lei do Executivo número 02/2019, justamente incluindo o nome do secretário ao do hospital. Pelo projeto do Executivo será denominado o Hospital Veterinário do Recife, localizado no bairro do Cordeiro, como Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo.
O golpe que deu início à Ditadura Militar de 1964-1985 completa 55 anos no próximo domingo (31). No início desta semana, a Presidência da República comunicou uma determinação dada ao Ministério da Defesa para que fossem realizadas as “comemorações devidas.” Na Câmara do Recife, o assunto foi repercutido nesta quarta-feira (27) pelo vereador Jayme Asfora (sem partido). Na tribuna da Casa, ele repudiou a decisão do presidente Jair Bolsonaro.
A suspensão da demolição dos armazéns do Cais José Estelita, creditada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) aos movimentos sociais, especialmente ao Ocupe Estelita, foi comemorada. A liminar concedida pelo Ministério Público paralisou as obras no local. O terreno de 100 mil metros quadrados foi leiloado pela Rede Ferroviária Federal para a iniciativa privada, e hoje é gerido pelo Consórcio Novo Recife. Desde 2012 o movimento luta para que o local se transforme em um parque verde. “É graças à pressão dos movimentos sociais que o projeto vem sendo alterado, mas ainda não está compatível com os anseios da sociedade”. Ele disse na tarde desta terça-feira (27), na Câmara do Recife, que a demolição foi iniciada sem ter alvará, e que o Ministério Público entendeu que deveria ser paralisada.
Com 38 anos de atuação, a Rádio Recife FM recebeu homenagens do vereador Aerto Luna (sem partido) pela passagem do aniversário e atuação na cidade. A Rádio foi fundada em 23 de março de 1981 e ao longo desses anos se destaca pela diversificação de conteúdo regional e em especial da valorização da música nacional e internacional.
“Faço a abertura deste discurso em homenagem a um ilustre teatrólogo nascido no Recife, porque hoje é o Dia Mundial do Teatro. E o teatro é um motivo de orgulho para todo o recifense”. Foi celebrando a memória de Nelson Rodrigues, considerado o maior teatrólogo da história do Brasil e ao Dia Mundial do Teatro, comemorado nesta quarta-feira (27), que o vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna da Casa. O parlamentar aproveitou para cobrar à Prefeitura algumas obras paradas na cidade, como a do Teatro do Parque.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano para repercutir uma reunião que teve com o secretário de Educação, Bernardo D’Almeida. Na conversa, foram esclarecidas demandas sobre a conclusão da Escola do Córrego do Euclides, bem como pela conclusão da climatização de algumas escolas no Alto José do Pinho e do Córrego no Jenipapo.