Sistema de rodízio na Escola Jader Figueiredo, obras paradas na Escola José Lourenço e na UPA-E Ibura, atrasos na entrega do Ginásio de Esportes Geraldão. Esses foram alguns dos problemas citados pelo vereador Renato Antunes (PSC), líder da oposição na Câmara do Recife, em um discurso crítico à Prefeitura realizado no plenário nesta quarta-feira (20). O parlamentar ainda comentou a atuação do deputado federal João Campos (PSB), que tem visitado localidades da capital pernambucana.
Na manhã desta quarta-feira (20), a Câmara do Recife realizou uma audiência pública para debater a necessidade de preservação do Parque dos Manguezais, localizado na Zona Sul da capital. À tarde, durante a reunião plenária, o vereador Renato Antunes (PSC) – de quem partiu a iniciativa da audiência – levou o assunto à tribuna da Casa de José Mariano.
Repercutir o trabalho do movimento Por Todas, que visa distribuir artigos de higiene pessoal, em especial absorventes, para mulheres em situação de rua. Foi com esse objetivo que a vereadora Goretti Queiroz (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (20). Em seu discurso, a parlamentar incentivou a Casa a coletar absorventes, calcinhas e sabonetes para doação.
O vereador Renato Antunes (PSC) realizou audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira (20), para debater o tema “Parque dos Manguezais: Importância, Preservação e Fiscalização”. Localizado numa área de 320 hectares, no Pina, Zona Sul, o parque é uma unidade de conservação porque dispõe de uma das últimas reservas de mangue da cidade, e mesmo assim vem sofrendo pressões urbanas como desmatamento e ocupação irregular. “Lá é um dos ecossistemas mais importantes do Recife. Nosso objetivo com essa audiência pública é dar visibilidade ao problema, chamando a atenção dos agentes públicos. A partir desse encontro, pretendemos formar uma força tarefa para fazermos esse enfrentamento”, argumentou.
A decisão do agravo proposto por um grupo de advogados voluntários do prédio Holiday à justiça, suspendendo a retirada de moradores do local, cujo prazo de desocupação voluntária acaba nesta quarta-feira 20, está sendo aguardada pela Comissão Suprapartidária para acompanhar os riscos que envolvem o Edifício. O presidente da Comissão, vereador Aerto Luna (sem partido) disse que o prazo poderá ser dilatado e que a OAB confirmou a possibilidade de aumento do prazo. No entanto, se não ocorrer a dilatação, a OAB vai disponibilizar um grupo de advogados para acompanhar a retirada na próxima quinta-feira.
O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) cobrou o fornecimento de água para a Zona Norte da cidade que sofre com os revezamentos e falta do produto. Ele disse na tarde desta terça-feira (19), na Câmara do Recife, que o mandato dele estava à disposição dos moradores daquela área e em defesa dos mais necessitados.
Uma festa para convidados para celebrar os 131 anos de existência do Clube das Pás será realizada nesta terça-feira (19) na sede da agremiação. O vereador Rinaldo Junior (PRB) comemorou a data na Câmara do Recife lembrando a trajetória de lutas desse lendário clube de frevos, considerado o maior do mundo no gênero. Ele também comemorou a fundação do Sindicato dos Estivadores.
A diferença de tratamento da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para consumidores que têm variações de consumo para mais ou para menos chamaram a atenção do vereador Jairo Britto (PT). O parlamentar levou o tema à tribuna da Câmara do Recife,nesta terça-feira (19). Na ocasião, ele cobrou que a empresa trate os consumidores que perceberam um aumento atípico na conta de energia da mesma forma daqueles que apresentaram um consumo subitamente reduzido – ou seja, com a inspeção de equipes técnicas.
Depois da experiência bem sucedida no espetáculo O Boi Voador, domingo passado no Marco Zero, com a queima de fogos de artifício sem estampido, a vereadora Goretti Queiroz (PSC) sugeriu que a partir de agora as festividades de São João, Natal e outras sigam o mesmo padrão. Ela deu de presente à cidade, durante as festividades de aniversário do Recife, uma queima de dois minutos com fogos sem barulho. A parlamentar ressaltou na tarde desta terça-feira (19), na Câmara do Recife, que os idosos, recém-nascidos, pessoas autistas, e animais puderam apreciar o espetáculo sem se incomodarem com o barulho.
O vereador Samuel Salazar (PRTB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife para registrar a comemoração do Dia do Artesão, celebrado nesta terça-feira (19), e destacou que o artesanato faz parte da cultura tradicional do nosso Estado. “A riqueza cultural está presente nos mais diversos tipos de manifestações artísticas e singulares. O artesanato é um dos maiores patrimônio do povo pernambucano”.