Com a presença de comerciantes da orla de Boa Viagem nas galerias da Câmara do Recife, a vereadora Aline Mariano (PP) subiu à tribuna da Casa nesta terça-feira (7) para fazer um pronunciamento em defesa da categoria. Em seu discurso, a parlamentar abordou a necessidade da requalificação do local e da melhoria de sua segurança, além da revisão do horário de funcionamento dos quiosques da praia. Ela sugeriu, ainda, a criação de uma comissão especial para acompanhar o cumprimento dessas demandas.
Nesta terça-feira (7), esteve no centro das discussões da reunião plenária da Câmara do Recife a votação do projeto de lei nº 360/2017, que visa obrigar a instalação de equipamentos de climatização nos veículos do transporte público coletivo da capital. Dentre os pontos do debate, destacou-se uma questão jurídica sobre a possibilidade da Casa legislar sobre o assunto. Na tribuna, o vereador Rinaldo Junior (PRB) defendeu a busca de soluções para enfrentar o impasse.
Nove requerimentos de autoria do vereador André Régis (PSDB) pedindo melhorias em diversas unidades da rede pública municipal de ensino foram aprovados pela Câmara do Recife nesta terça-feira (7). Antes da votação, o parlamentar subiu à tribuna da Casa para repercutir os problemas das escolas e pedir uma melhor gestão do ensino na capital.
Com a intenção de trazer demandas da comunidade de Caranguejo Tabaiaraes, em Afogados, para a Câmara Municipal do Recife, o vereador João da Costa (PT) anunciou que realizará uma audiência pública, no dia 22 deste mês. “Nós vamos discutir soluções para as obras de urbanização do canal do Prado e também para a construção de um habitacional que possa abrigar as famílias atingidas por elas”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (7). O temor dele é que as obras sirvam de justificativas para a transferência das famílias e a consequente desocupação da área para especulação imobiliária.
Há oito meses, o produtor cultural Juan Ruiz Santana – conhecido como Ojuara – foi preso sob a acusação de tráfico de drogas no Recife. Desde então, tenta provar sua inocência e responder ao processo em liberdade, sem sucesso. Nesta segunda-feira (6), o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife para repercutir o julgamento do pedido de habeas corpus do produtor, que acontece na terça-feira (7), às 14h, no Tribunal de Justiça de Pernambuco.
O projeto Comunidade Limpa, criado pelo vereador Hélio Guabiraba (PRTB), já está em ação em diversas comunidades do Recife. O vereador comentou que criou a ação por entender que não cabe apenas ao poder público manter a cidade limpa. O projeto aconteceu neste final de semana na comunidade de Buriti, na Macaxeira, Zona Norte, e vai avançar para outras localidades. Ele disse na tarde desta segunda-feira (06), na Câmara do Recife, que ficou horrorizado, ao andar pelas ruas dos bairros, com a quantidade de lixo. Por isso criou o projeto que conta com a participação de voluntários para distribuir panfletos e ensinar sustentabilidade aos moradores.
A Comissão de Legislação e Justiça distribuiu 26 projetos de lei entre os vereadores do colegiado, para emissão de pareceres, em reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira (6). Também analisou 11, aprovando seis, rejeitando três e retirando dois de pauta para serem reavaliados. “Depois de uma discussão interna, resolvemos reavaliar os dois antes de eles serem votados aqui na comissão. É um procedimento que visa esclarecer dúvidas”, afirmou o presidente da comissão, vereador Aerto Luna (PRP).
O comércio do centro de Recife, um dos mais ativos por décadas, passa por um verdadeiro caos, especialmente no que se refere ao bairro de São José, pelo menos é a opinião do vereador Jayme Asfora (Sem Partido). Segundo ele informou, mantém relação estreita com a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), entidade que congrega comerciantes. Aquela área, segundo ele relatou na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (06), precisa de muitas melhorias.
O veto parcial da Prefeitura a uma proposta de autoria do vereador André Régis (PSDB) foi alvo de um debate na Câmara do Recife nesta segunda-feira (6), durante a reunião plenária. O projeto de lei nº 36/2016, que cria o Selo Escola Verde na rede municipal de ensino, teria um de seus artigos vetado pelo Poder Executivo sob a alegação de inconstitucionalidade. A votação, no entanto, foi prejudicada pela falta de quórum.
O vereador Ricardo Cruz (PPS) fez um agradecimento à Guarda Municipal do Recife e, em especial, à Brigada Maria da Penha, que atua no combate à violência e suporte às mulheres. “O tema está em evidência, tendo em vista o crescimento do feminicídio e da violência contra as mulheres”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (6).