Notícias

Foi para prestar homenagem ao Dia Nacional do Perito Papiloscopista, instituído no dia 5 de fevereiro de 1903, que o vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (5). “É necessário que todos nós prestigiemos a categoria, enaltecendo suas atividades.” O profissional faz a identificação humana pela análise de impressões digitais, retratos falados e coleta de fragmentos em locais de crime.

Números considerados alarmantes, com mais de 241 mortes de mulheres em todo o Estado, objeto de um caderno especial elaborado pelo coletivo de 31 mulheres do Sistema JC, publicado no último domingo, recebeu elogios do vereador Rinaldo Junior (PRB) na tarde desta terça-feira (05), na Câmara do Recife, pela elaboração do trabalho. Ao mesmo tempo, lamentou a triste estatística apresentada na reportagem especial, que não tratou somente de números, mas de pessoas. Deu nome às mulheres mortas e estupradas. Traz relatos contundentes de histórias que quase sempre se banalizam e se perdem em estatísticas. Não foi apenas mais uma pessoa morta, foi uma mulher, tão somente porque era mulher.

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, durante a reunião plenária desta terça-feira, 5, o vereador Renato Antunes (PSC) ressaltou a posse da nova diretoria do Sindgestor-PE, o Sindicato dos Gestores Governamentais de Pernambuco, para o biênio 2019-2020.

Na última sexta-feira (1º), após o fim do recesso parlamentar, a Câmara do Recife deu início aos trabalhos legislativos de 2019. A ocasião contou com a presença do prefeito do município, Geraldo Julio, que fez um discurso de balanço de gestão no plenário. Nesta terça-feira (5), o vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano para comentar o pronunciamento do chefe do Executivo.

A vereadora Michele Collins (PP) prestou homenagem ao professor Josias Albuquerque, presidente do Sistema Fecomercio/Sesc/Senac, desde 1995, falecido neste final de semana. Ela lembrou na tarde desta terça-feira (05), na Câmara do Recife, a trajetória bem sucedida e o trabalho que ele desenvolveu durante toda a vida, especialmente dedicada ao ensino, notadamente o profissionalizante.

Com o objetivo de divulgar as ações referentes ao ano de 2017 do Reciprev, que é o sistema previdenciário e de saúde dos servidores públicos municipais, o vereador Gilberto Alves (PSD), que representa a Câmara Municipal no Conselho de Deliberação de Saúde do Recife (o plano de saúde do servidor), promoveu audiência pública na manhã desta terça-feira (5). “A questão da previdência é um assunto atual. Por isso, a apresentação do Relatório de Governança Corporativa da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Ampass) é muito importante. Esta audiência visa a dar conhecimento à população e aos vereadores do que vem ocorrendo com a previdência da cidade”, afirmou.

Novato, Samuel Salazar (PRTB), tomou posse como vereador do Recife, proferindo discurso vigoroso em defesa da cidade. Depois dos agradecimentos de praxe aos amigos, familiares e eleitores, disse na tribuna da Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (4) que vai seguir o exemplo de políticos que se pautam pelo bem do povo e colaboram com a cidade.

Com a volta dos trabalhos legislativos, a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife realizou eleição para o biênio 2019-2020, no final da tarde desta segunda-feira (4), para renovação dos sete cargos. Os vereadores Aerto Luna (PRP) e Eriberto Rafael (PTC) foram reconduzidos à presidência e à vice, respectivamente. “Eu agradeço o apoio de todos os vereadores nesta indicação e vamos fazer um trabalho com muita seriedade e compromisso, como a gente já vem realizando”, disse Aerto Luna.

Empossada na Câmara do Recife nesta segunda-feira (4), a vereadora Goretti Queiroz (PSC) subiu à tribuna da Casa no mesmo dia para fazer o discurso inaugural de seu mandato. A parlamentar assumiu a vaga deixada por Wanderson Florêncio, eleito deputado estadual. Em seu pronunciamento, a nova vereadora falou sobre os principais eixos do seu mandato: a causa animal, os direitos dos grupos sociais menos favorecidos, o meio ambiente e o problema do lixo.

A construção do habitacional no antigo terreno do Aeroclube de Pernambuco, no Pina, um tema, aliás, caro ao vereador Ricardo Cruz (PPS), foi o assunto do seu pronunciamento. Ele, juntamente com outros parlamentares, abraçou a causa e fez questão de ressaltar a atuação da Câmara do Recife pela construção de moradias que deverão ser destinadas a moradores dos bairros do Pina, Brasília teimosa, Areinha e Beira Rio. O parlamentar disse, na tarde desta segunda-feira (4), que aquelas pessoas moram em situação bastante precária, em palafitas, correndo riscos.