Notícias

“Esta não é uma despedida, mas uma comemoração pelos dez anos que tenho de atuação nesta Casa e que me fizeram aprender demais na política e na vida.” Foi com essas palavras que a vereadora Marília Arraes (PT) iniciou seu último discurso na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (18). A parlamentar assume em 2019 o mandato de deputada federal por Pernambuco.

O Projeto de Lei 177/2018, de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB), aprovado em segunda discussão hoje (18) na Câmara do Recife, determina que as escolas da rede municipal deverão exigir dos pais dos alunos a carteira de vacinação em dia. A vereadora considera que esta é uma forma de conscientizar os pais da necessidade de proteger os filhos e mais ainda, ampliar a cobertura vacinal.

O modelo proposto pelo governo federal para a privatização do Aeroporto Internacional do Recife, recebeu críticas do vereador Felipe Francismar (PSB) na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (18). Ele argumentou que a venda em bloco, junto com outros aeroportos, deprecia o valor do equipamento recifense. Segundo ele, o Supremo Tribunal Federal deverá julgar uma ação judicial do deputado Felipe Carreras impedindo a venda. Enquanto o Aeroporto de Salvador foi leiloado por R$ 2 bilhões em uma venda isolada, o nosso teria preço médio de R$ 800 milhões.

Teatro do Parque, Geraldão, Ponte Iputinga-Monteiro, Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Coque. Esses foram alguns dos equipamentos públicos do Recife que tiveram suas obras paralisadas e que foram mencionados pelo vereador André Régis (PSDB) em um discurso proferido nesta terça-feira (18), na Câmara do Recife. “Por onde andamos pelo Recife, encontramos obras paradas”, criticou o parlamentar.

"Quanto a Prefeitura do Recife arrecada com multas de trânsito e para onde vai esse dinheiro?", perguntou o vereador Jayme Asfora (sem partido) na Câmara do Recife nesta terça-feira (18), durante a reunião plenária. Pedindo mais transparência, o parlamentar falou sobre a apresentação do projeto de lei nº 210/2018, de sua autoria. A proposta visa obrigar a publicação semestral de relatórios sobre a arrecadação e a destinação da receita proveniente da cobrança das multas.

Em discurso emocionado, cortado por lágrimas de agradecimento aos eleitores, amigos, equipe e colegas da Câmara do Recife, o ainda vereador Marco Aurélio (PRTB) fez hoje sua despedida da Casa. Ele foi eleito deputado estadual na eleição deste ano e ofereceu a vitória ao pai, à mãe – aonde estiverem, são falecidos – ao filho Marco Aurélio, ao presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB) e todos os colegas. “Hoje é um dia alegre e triste. Muita tristeza por ter de me despedir dessa Casa, a única e verdadeira casa do povo do Recife. Não existe cargo mais honroso na República do que ser vereador. Quem nunca veio a essa tribuna ou sentou nessas cadeiras não sabe o que é ser um político”.

Dizendo-se triste e bastante indignado, o vereador Renato Antunes (PSC) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano para criticar a atitude do senador Humberto Costa (PT-PE), em publicar no facebook trecho de um vídeo da futura ministra das Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Na tarde desta segunda-feira (17), o vereador destacou que “o estado laico preconiza que não se pode defender uma religião em detrimento de outras e não podemos ironizar a fé alheia”. No vídeo, a futura ministra das Mulheres diz que viu Jesus Cristo em cima de um pé de goiaba, aos 10 anos, no dia em que pensou em se matar.

Despedir-se da Casa de José Mariano. Foi com esse objetivo que o vereador Romero Albuquerque (PP), eleito deputado estadual de Pernambuco no último processo eleitoral, subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (17). Emocionado, o parlamentar teceu agradecimentos a servidores, a sua equipe de mandato, e aos vereadores, familiares e amigos que acompanharam sua trajetória.

Registrar o repúdio pela publicação de um vídeo no facebook do senador Humberto Costa (PT-PE). Este foi o objetivo do discurso da vereadora Michele Collins (PP) na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (17). De uma forma bastante enfática, ela criticou o político e ressaltou que “ele é uma pessoa desrespeitosa”. O vídeo em questão mostra a futura ministra das Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, dizendo que viu Jesus Cristo em cima de um pé de goiaba, aos 10 anos, no dia que pensou em se matar.

Uma lei municipal aprovada, determinando que só poderá ser conselheiro tutelar aquele que apresentar diploma de nível superior, cuja exigência passa a vigorar na próxima eleição, em 2019, recebeu críticas do vereador Benjamim da Saúde (PATRI), na Câmara do Recife, nesta segunda-feira (17). Os conselheiros tutelares têm mandato de quatro anos.