Notícias

Um projeto de lei de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (SD) que cria novas regras para a política de reciclagem do município foi aprovado em segunda discussão pela Câmara do Recife na última segunda-feira (12). A matéria, que altera a Política de Meio Ambiente da capital, visa estabelecer um novo modelo de separação do lixo e a obrigatoriedade de separação seletiva nas escolas particulares. Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar comemorou na tarde desta terça-feira (13) a aceitação da proposta.

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) repercutiu na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (13), a entrega, pela manhã, de 50 moradias do Conjunto Residencial Governador Miguel Arraes, no bairro do Passarinho, Zona Norte do Recife. Ele acompanhou o secretário municipal de Saneamento, André Correia, na entrega das chaves, ao lado do deputado estadual Alberto Feitosa. “Sou presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara e é muito bom ver pessoas que antes viviam em palafitas, terem uma moradia digna”, salientou o vereador.

Nesta terça-feira (13), encerra-se o prazo do contrato de gestão realizado entre a Prefeitura do Recife e a organização social que administra o Paço do Frevo – e o funcionamento do museu pode ter um destino incerto. Foi essa a situação relatada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) na tribuna da Casa de José Mariano, durante a reunião plenária desta tarde. De acordo com o paramentar, seu mandato procurou informações a respeito do caso com o Poder Executivo, mas não obteve respostas.

Fomentar ações que visem oferecer serviços públicos, além de inserir jovens socialmente e no mundo do trabalho. É esse o objetivo do programa Busca Ativa, proposto pela vereadora Michele Collins (PP) por meio do projeto de lei nº 104/2018. A parlamentar subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (13) para defender a ideia.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu a audiência pública que realizou no turno da manhã para debater a mortalidade materna e a situação das maternidades públicas da capital pernambucana. “Foi um debate importante, pois este não é um problema recente, mas agora os índices estão alarmantes e é preciso que as providências sejam tomadas”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (13). Segundo o vereador, a Organização Mundial de Saúde (OMS) entende as ocorrências de mortes maternas são “aceitável” quando atingem até 35 em cada 100 mil partos. Mas, no Recife, esse índice tem chegado a até 90 mortes em cada 100 mil.

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) anunciou oficialmente a criação da primeira faculdade ligada a uma instituição partidária. A notícia foi trazida ao plenário da Câmara do Recife pela vereadora Ana Lúcia, que faz parte da legenda na Casa, durante a reunião desta terça-feira, 13.

Um dia depois da visita de cortesia do governador em exercício, deputado Eriberto Medeiros, hoje foi a vez de a Câmara Municipal receber a visita do prefeito do Recife em exercício, Eduardo Marques (PSB), que também é presidente da Casa José Mariano. Ele chegou à sede do Legislativo no momento em que estava sendo realizada a reunião ordinária desta terça-feira (13), às 15h30. Nos últimos 10 anos, pelo menos, foi a primeira vez que um presidente da Câmara ficou interinamente no cargo de prefeito.

Possíveis falhas no programa Rede de Aprendizagens, que disponibiliza tablets para alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental da rede pública municipal, foram alvo de críticas por parte do vereador André Régis (PSDB) nesta terça-feira (13). Segundo o parlamentar, que se pronunciou na Câmara do Recife, desde 2015 a distribuição gratuita de equipamentos teria deixado de acontecer. O programa foi instituído pela lei nº 17.957/2013, proposta pelo Poder Executivo.

Através de iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), a Câmara Municipal do Recife realizou, na manhã desta terça-feira (13), audiência pública que debateu a mortalidade materna e a situação das maternidades públicas da capital pernambucana. “Foi um debate importante porque está havendo uma tendência de crescimento ascendente de casos desde 2001. Tivemos dois anos melhores, recentemente, entre 2016 e 2017, mas o problema persistiu em 2015 e a tendência é que este pico se repita em 2018”, afirmou. O plenarinho da Casa de José Mariano ficou lotado, pois a discussão atraiu pessoas da área de saúde, mães com crianças nos braços e representantes do movimento de direitos reprodutivos.

A prevenção ao câncer de próstata motivou a vereadora Aimée Carvalho (PSB) a proferir um discurso na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (12). Ao subir à tribuna, a parlamentar destacou a campanha Novembro Azul, que estimula a conscientização sobre o tema.