A vereadora Michele Collins (PP) prestou homenagem ao professor Josias Albuquerque, presidente do Sistema Fecomercio/Sesc/Senac, desde 1995, falecido neste final de semana. Ela lembrou na tarde desta terça-feira (05), na Câmara do Recife, a trajetória bem sucedida e o trabalho que ele desenvolveu durante toda a vida, especialmente dedicada ao ensino, notadamente o profissionalizante.
Com o objetivo de divulgar as ações referentes ao ano de 2017 do Reciprev, que é o sistema previdenciário e de saúde dos servidores públicos municipais, o vereador Gilberto Alves (PSD), que representa a Câmara Municipal no Conselho de Deliberação de Saúde do Recife (o plano de saúde do servidor), promoveu audiência pública na manhã desta terça-feira (5). “A questão da previdência é um assunto atual. Por isso, a apresentação do Relatório de Governança Corporativa da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Ampass) é muito importante. Esta audiência visa a dar conhecimento à população e aos vereadores do que vem ocorrendo com a previdência da cidade”, afirmou.
Novato, Samuel Salazar (PRTB), tomou posse como vereador do Recife, proferindo discurso vigoroso em defesa da cidade. Depois dos agradecimentos de praxe aos amigos, familiares e eleitores, disse na tribuna da Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (4) que vai seguir o exemplo de políticos que se pautam pelo bem do povo e colaboram com a cidade.
Com a volta dos trabalhos legislativos, a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife realizou eleição para o biênio 2019-2020, no final da tarde desta segunda-feira (4), para renovação dos sete cargos. Os vereadores Aerto Luna (PRP) e Eriberto Rafael (PTC) foram reconduzidos à presidência e à vice, respectivamente. “Eu agradeço o apoio de todos os vereadores nesta indicação e vamos fazer um trabalho com muita seriedade e compromisso, como a gente já vem realizando”, disse Aerto Luna.
Empossada na Câmara do Recife nesta segunda-feira (4), a vereadora Goretti Queiroz (PSC) subiu à tribuna da Casa no mesmo dia para fazer o discurso inaugural de seu mandato. A parlamentar assumiu a vaga deixada por Wanderson Florêncio, eleito deputado estadual. Em seu pronunciamento, a nova vereadora falou sobre os principais eixos do seu mandato: a causa animal, os direitos dos grupos sociais menos favorecidos, o meio ambiente e o problema do lixo.
A construção do habitacional no antigo terreno do Aeroclube de Pernambuco, no Pina, um tema, aliás, caro ao vereador Ricardo Cruz (PPS), foi o assunto do seu pronunciamento. Ele, juntamente com outros parlamentares, abraçou a causa e fez questão de ressaltar a atuação da Câmara do Recife pela construção de moradias que deverão ser destinadas a moradores dos bairros do Pina, Brasília teimosa, Areinha e Beira Rio. O parlamentar disse, na tarde desta segunda-feira (4), que aquelas pessoas moram em situação bastante precária, em palafitas, correndo riscos.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (4), para tecer comentários sobre diversos assuntos. Prestou solidariedade aos moradores e atingidos com o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. “Fiquei profundamente consternada ao saber da notícia do rompimento da barragem naquela cidade. Uma tragédia sem precedentes.” Ela também destacou o trabalho dos bombeiros. “Esses sim são os verdadeiros heróis.”
O vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (4) para criticar a política de vetos da Prefeitura a projetos aprovados pela Casa de José Mariano. O parlamentar citou uma proposição de sua autoria – a “Lei Professor Seguro”, de nº 18.551/2018 – como exemplo. Segundo Renato Antunes, o veto a um parágrafo único e a seis dos nove artigos da matéria a deixaram ineficaz.
O vereador Rinaldo Junior (PRB) convocou os demais vereadores da Câmara Municipal do Recife a lutar contra o aumento das passagens de ônibus, cujo percentual de reajuste poderá ser definido pelo Conselho Superior de Transportes Metropolitanos, na reunião do dia 12. “Eu defendo um reajuste zero nas tarifas, pois a grande parte das categorias de trabalhadores não teve mais do que 5% de aumento salarial. Qualquer reajuste terá grande impacto nas finanças familiares da maioria dos recifenses”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (4).
Há exatamente cem anos, nascia em Portugal o médico e professor Fernando Figueira. Conhecido no Recife pelo seu legado no campo da medicina social, ele teve sua memória celebrada na manhã desta segunda-feira (4) com uma missa realizada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). À tarde, na Câmara do Recife, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu o evento.