Notícias

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região foi agraciado com o Título de Cidadão do Recife na tarde desta quinta-feira (8). Nascido em Gravatá em 1953, o desembargador Manoel de Oliveira Erhardt recebeu a homenagem no plenário da Casa de José Mariano, onde foi prestigiado por personalidades das esferas jurídica e política. A iniciativa pelo título partiu do vereador Antonio Luiz Neto (PTB).

Na reunião da Comissão de Planejamento Urbano e Obras, realizada na Sala das Comissões da Câmara do Recife (08), foram analisados 11 projetos de lei, dos quais oito foram votados e aprovados, sob a coordenação do vereador Rodrigo Coutinho (SD),presidente do colegiado. Participaram da reunião o vereador André Régis (PSDB), e assessores técnicos.

O vereador André Régis (PSDB) repercutiu a importância do II Seminário Internacional de Iluminação Pública do Recife, que reúne gestores e especialistas no assunto. Na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta quarta-feira (07), ele destacou alguns pontos que pode presenciar durante o evento pela manhã, onde assistiu a palestra proferida por Pierre Hay, prefeito da cidade de La Montage, na França. Segundo o parlamentar, enquanto nós observamos na capital pernambucana, a ligação entre a falta de iluminação pública e a violência urbana, na França não há essa relação.

Durante a reunião da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), na tarde desta quarta-feira (7), foram discutidas e analisadas as seis emendas restantes ao Plano Plurianual (PPA), bem como as 140 emendas propostas pelos parlamentares à Lei Orçamentária Anual (LOA), 2018/2021. A expectativa agora é que nas próximas reuniões da Comissão sejam aprovados os relatórios contendo os pareceres dos membros do colegiado.

Com mandato focado especialmente na educação, o vereador André Régis (PSDB), pediu através de requerimento 530/18, reparos na escola do Córrego do Jenipapo, onde segundo ele, há rachaduras na parede ao lado da encosta, conserto de rachadura na caixa d’água, melhoria na iluminação e acessibilidade.

Uma carta anônima encontrada no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco, cujo conteúdo ameaça doze professores e alunos de banimento da academia, foi o centro do discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL), na Câmara do Recife (07).

Estava prevista na ordem do dia, mas terminou não acontecendo na reunião ordinária desta quarta-feira (7), a votação do substitutivo da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana ao projeto de lei 11/2018, do Poder Executivo. Ele dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataforma digitais no município do Recife. No momento em que a matéria seria debatida pelos vereadores, duas emendas foram apresentadas em plenário, o que obrigou a retirada de pauta.

O vereador Davi Muniz (PATRI) defendeu a ideia de que a quantidade de carros que trabalham como transporte individual privado de passageiros intermediados por plataforma digitais deve ser igual ao de táxis que têm licenciamento pela Prefeitura do Recife. “Nós precisamos defender o equilíbrio e a igualdade”, afirmou o vereador, na reunião ordinária desta quarta-feira (7), que inicialmente iria discutir, mas retirou de pauta, o substitutivo ao projeto de Lei enviado pela Prefeitura do Recife, que dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataforma digitais no município do Recife.

O vereador Rinaldo Júnior (PRB) culpou o prefeito Geraldo Julio pelo “clima de acirramento” que ele identifica estar havendo no Recife entre as categorias dos taxistas e dos motoristas de transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataforma digitais. “O prefeito, que estava em campanha eleitoral para se eleger, em quatro de setembro de 2016, disse que somente os táxis são legais e que os outros modais, que trabalham com aplicativos, são clandestinos. Isso repercute até hoje”, afirmou o vereador, na reunião ordinária desta quarta-feira (7).

O vereador Chico Kiko ocupou a tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta quarta-feira (07), antes da votação do substitutivo ao projeto de lei do Executivo número 11/ 2018 – que dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte remunerado individual privado de passageiros intermediados por plataformas digitais no Recife. Em seu discurso, ele enfatizou a idoneidade com que votaria na proposição. “Gostaria de deixar bem claro aqui que não tenho compromisso financeiro com o Uber, muito menos com taxistas. Somos uma Casa que representa a população e hoje falo por todos os recifenses”.