Uma dupla homenagem à jornalista Graça Araújo, que faleceu em setembro, será feita pela Câmara Municipal do Recife. Estão em tramitação, dois projetos de resolução – os de número 26/2018, de autoria da vereadora Natália de Menudo (PSB) e o 27/2018, da vereadora Ana Lúcia (PRB) – que dão o nome da profissional à Sala da Imprensa Externa da Casa de José Mariano e cria o Prêmio de Jornalismo, respectivamente, que contemplará “jornalistas, produtores, radialistas, apresentadores, fotógrafos, publicitários, relações públicas, dentre outros profissionais que desempenham atividade pertinente”.
O artigo quinto da Constituição brasileira relativo à Comunicação Social foi citado durante o pronunciamento do vereador Ivan Moraes (PSOL). O parlamentar enalteceu, na tribuna desta quarta-feira (17), que os meios de comunicação “não podem ser oligopólios, nem monopólios. Muitos aqui na Casa não concordam que canais estejam nas mãos de políticos. Deputados e deputadas brasileiros são proprietários de radiodifusão como, por exemplo, Tasso Jereissati”.
Na reunião plenária na manhã desta quarta-feira (17), o vereador Ivan Moraes (PSOL) abordou a importância do debate entre os candidatos à presidência da República neste período de campanha. Ele afirmou que, ao se aproximar o dia das eleições do segundo turno, fica claro perceber que este pleito é difícil e, por isso mesmo, será histórico para o Brasil. “Seremos cobrados por nossos filhos e filhas, netos e netas. Todo mundo vai querer saber onde cada um de nós estava no segundo semestre de 2018”.
O presidente da Comissão de Segurança Cidadã da Câmara Municipal do Recife, vereador Almir Fernando (PCdoB) disse que é preciso melhorar o sistema de segurança pública, mas considerou um equívoco defender a ideia do candidato a presidente pelo PSL à presidência da República de liberar o armamento da população. O modelo atual está deteriorado, segundo ele, que deu como exemplo uma ocorrência desta semana, em São Paulo: “Lá, um guarda de trânsito de São Paulo foi rendido por um motoqueiro, que tomou sua arma e a usou para cometer crimes. Ou seja, o policial, que estava treinado para combater a violência foi vítima dela”, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (17).
O vereador André Régis (PSDB) criticou as más condições de iluminação pública no entorno da Praça Fleming, na Jaquerira, e disse que a população local sofre duplamente: pelas questões específicas da má iluminação noturna e pela falta de segurança. “Uma coisa decorre da outra e os moradores locais requerem um maior cuidado por parte da Prefeitura do Recife. É um público pequeno, mas que vem enfrentando frequentes problemas, e o resultado é uma grande insatisfação”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (17).
De acordo com o vereador Renato Antunes (PSC), as obras para melhorias na Escola Municipal Professor Jose Lourenço de Lima, no Alto Bela Vista, encontram-se paradas. O parlamentar dirigiu-se à tribuna, durante reunião plenária na manhã desta quarta-feira (17), pedindo a retomada dos serviços. “Inclusive, essa semana, houve reunião Conselho de Educação e uma das questões pautadas foi sobre a obra paralisada na unidade educacional. É um lugar que não tem as mínimas condições. Não existe ambiente salutar para as crianças aprenderem”.
Ao repetir o conteúdo do discurso que o senador eleito do Ceará pelo PDT, Cid Gomes, fez em ato realizado segunda-feira, em Fortaleza, o representante do PSDB na Câmara Municipal do Recife, vereador André Régis, fez críticas ao candidato do PT à presidência da República, Fernando Haddad. “Ele precisa fazer uma autocrítica e pedir desculpas ao País pela corrupção cometida pelo Partido dos Trabalhadores, na Petrobras”, afirmou, na tarde desta terça-feira (16). Régis elogiou Cid Gomes diversas vezes, na tribuna, ao lembrar as críticas do cearense que pediu um “meia culpa” do petista no segundo turno e que se Haddad não o fizer, ainda segundo o senador eleito, “será bem feito” perder para o candidato do PSL.
O vereador André Régis (PSDB) transmitiu à Câmara Municipal o desejo do cônsul-geral do Japão no Recife, Jiro Maruhashi, de estabelecer uma relação mais produtiva do país com a capital de Pernambuco e fez apelo para que a liderança da bancada do Governo interceda junto ao prefeito Geraldo Julio no sentido de estreitar laços com a representação diplomática. “Tive o privilégio de almoçar com o cônsul-geral e com o adjunto, Tadao Furukawa, com quem conversei sobre a necessidade de o Recife descobrir uma cidade-irmã japonesa’, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (16).
“Sim à Vida” é o nome da Caminhada promovida anualmente pela Arquidiocese de Olinda e Recife, com o objetivo de chamar a atenção para o bem mais precioso de todo ser humano: a própria vida. O assunto foi trazido à Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (16), pelo vereador Aerto Luna (PRP), que convidou a todos a participarem. Trata-se da 12ª edição do evento, que este ano tem como tema “Eu vim para que todos tenham vida” e será realizada no próximo domingo , dia 21, a partir das 7h da manhã, na Praia de Boa Viagem, em frente ao Castelinho.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) alertou aos eleitores que a campanha do candidato à presidência pelo PSL, o capitão candidato, Jair Bolsonaro, está utilizando tecnologias internacionais para produzir notícias falsas sobre o concorrente do PT, professor Fernando Haddad. Ele disse, na tarde desta terça-feira (16), na Câmara do Recife, que estas notícias servem tão somente para enganar as pessoas, especialmente as que não têm acesso à banda larga da internet para checar a verdade dos fatos. “O Tribunal Superior Eleitoral retirou nesse segundo turno pelo menos 100 postagens do ar, sendo que a maioria absoluta é da campanha do candidato capitão. Cobram da campanha do PT autocrítica. Parece até que querem que o candidato Haddad ande pelas ruas se autoflagelando”.