Parque, Compaz, centro escolar, conjunto habitacional. São muitas as expectativas de uso para o terreno do Antigo Aeroclube de Pernambuco, localizado no bairro do Pina. Mas para o vereador Ricardo Cruz (PPS), que se pronunciou sobre o assunto na Câmara do Recife nesta segunda-feira (13), a área deve atender principalmente a uma demanda maior da população local: a moradia.
A destinação do terreno do Antigo Aeroclube de Pernambuco, localizado no bairro do Pina, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Eduardo Chera (PSC) nesta segunda-feira (13), na Casa de José Mariano. A um plenário repleto de moradores de comunidades da Zona Sul do Recife – como Brasília Teimosa e Bode –, o parlamentar se posicionou a favor do terreno do local para a construção de um conjunto habitacional.
Para estreitar os laços de amizade com a comunidade chinesa local, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), participou de dois eventos com representantes do País asiático. Na sexta-feira (10), ele compareceu a um jantar social para dar as boas-vindas à cônsul-geral da China, Yan Yuqing, na sede do consulado; no segundo compromisso, domingo, esteve na Associação da Comunidade para a comemoração do Dia da Imigração Chinesa.
Uma comissão de vereadores de diversos partidos recebeu o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, que fez uma visita de cortesia à Câmara Municipal do Recife na manhã desta sexta-feira (10). Ele foi eleito e tomou posse no mesmo dia, 1º de agosto, em substituição a Guilherme Uchôa, morto prematuramente no mês passado. “Foi uma visita muito importante por diversos motivos. Esta é uma casa legislativa fundamental para o Recife e Pernambuco, pelo simbolismo histórico e político. Além disso, passei aqui dois mandatos e considero que a Casa de José Mariano foi minha escola”, disse o parlamentar.
Presidente-executivo da holding Azul – a companhia área que mais cresce no país, eleita a terceira melhor do Mundo pela TripAdvisor Travelers ‘Choice em 2017 –, José Mário Caprioli recebeu nesta quinta-feira (9), na Câmara, o Título de Cidadão do Recife das mãos do vereador Augusto Carreras (PSB), autor da proposta. A reunião solene que homenageou o idealizador e fundador da Trip Linhas Aéreas foi presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PROS).
Há pelo menos 34 anos os moradores da Rua Dona Alda de Andrade, localizada nas proximidades do Viaduto Tancredo Neves, no bairro da Imbiribeira, têm enfrentado uma verdadeira via-crúcis todos os dias para entrar e sair de suas casas: a rua não tem calçadas, falta drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza, e o esgoto é a céu aberto. Foi com esta denúncia que a vereadora Aline Mariano (PP) deu início à audiência pública, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (9), para discutir as dificuldades enfrentadas pela comunidade pertencente ao Loteamento Jardim Imbiribeira.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) comentou, durante a reunião plenária ocorrida na manhã desta quarta-feira (8), sobre uma manifestação formada por adeptos de religiões de matriz africana em frente ao Ministério Público de Pernambuco. Na ocasião, os manifestantes alertaram sobre um projeto de lei da deputada gaúcha Regina Becker (PDT) propondo a alteração do Código de Proteção aos Animais sancionado em 2003, revogando o parágrafo que prevê o pleno exercício das liberdades religiosas ao autorizar a sacralização de animais durante cultos e liturgias dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana.
Valorizar o pedestre e a infraestrutura da mobilidade a pé. É isso que busca o projeto de lei nº 358/2017, que dispõe sobre a criação do Estatuto do Pedestre no Recife e se encontra em tramitação na Casa de José Mariano. Durante a reunião plenária da Câmara desta quarta-feira (08) – data em que é celebrada o Dia Internacional do Pedestre – o vereador Rodrigo Coutinho (SD), autor da proposta, subiu à tribuna para defendê-la.
A população da Zona Norte do Recife vem enfrentando o drama de ficar sem um pingo de água nas torneiras de suas casas entre 15 a 30 dias. Essa é uma situação que vem se verificando há meses e os moradores dos diversos bairros da região não suportam mais o sofrimento, de acordo com o vereador Almir Fernando (PCdoB), que fez a denúncia na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quarta-feira (8). “Já fizemos diversas reivindicações para resolver esse problema e até agora a Compesa não atendeu”, disse.
O vereador André Régis (PSDB) chamou a atenção para os problemas que identificou esta semana na Praia de Boa Viagem, um dos principais pontos turísticos do Recife. Na reunião plenária desta quarta-feira (8), ele garantiu que o calçadão está sujo, mal iluminado, os postos de observação do Corpo de Bombeiros se encontram depredados e há uma grande quantidade de pombos em diversos pontos. “Esses pombos estão ali porque são atraídos pelas migalhas deixadas pelos banhistas. Então, há sujeira na área. Além, disso, as aves podem transmitir muitas doenças”, disse.