Notícias

O debate em torno da encenação da peça ‘O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu’ no Festival de Inverno de Garanhuns levou o vereador Ivan Moraes (PSOL) à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (01), durante a reunião plenária. Segundo o parlamentar, as tentativas de censura ao espetáculo – um monólogo com a atriz trans Renata Carvalho – podem ter sido motivadas por questões eleitorais. “Acho que a comunidade cristã tem toda a legitimidade de assistir à peça e dar sua opinião. Mas repudio toda e qualquer tentativa de se obter ganhos políticos com a censura. Não podemos mais usar da religiosidade legítima das pessoas para fins eleitorais.”

O vereador Antonio Luiz Neto (PTB) analisou, na manhã desta quarta-feira (1), os depoimentos de artistas referentes à peça teatral “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, apresentada na programação oficial do 28º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A peça chegou a ser cancelada por um mandado de segurança. O parlamentar também fez uma reflexão sobre a figura de Jesus Cristo de acordo com os preceitos da religião Católica Apostólica Romana.

A encenação do espetáculo ‘O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu’ no último Festival de Inverno de Garanhuns foi alvo de dois discursos de repúdio realizados na Câmara do Recife pela vereadora Michele Collins (PP) nesta quarta-feira (01). Na tribuna, a parlamentar criticou, nas duas ocasiões, o teor da peça teatral, que é um monólogo com histórias bíblicas protagonizado pela atriz trans Renata Carvalho. A parlamentar abordou, ainda, a repercussão negativa e as decisões judiciais que acompanharam a inclusão da peça no Festival.

Discutir a necessidade do recesso escolar para todas as instituições da educação infantil na rede pública de ensino do Recife: é essa a proposta de uma audiência pública que vai ser promovida pela Casa de José Mariano no dia 21 de agosto, às 9h. O debate foi solicitado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, presidida pela vereadora Ana Lúcia. Nesta quarta-feira (01), a parlamentar subiu à tribuna da Câmara do Recife para tratar do assunto.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna, nesta quarta-feira (1), para debater o requerimento de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC) que formula uma moção de repúdio ao Supremo Tribunal Federal contra a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 442), proposta pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que pede a descriminalização do aborto desconsiderando, segundo o requerimento, os artigos 124 e 126 do Código Penal brasileiro, que prevê os crimes para o praticante do aborto. “É descabido o documento. Audiências públicas ocorrerão nessa semana e a ministra Rosa Weber fará um parecer que ainda será votado”.

Nos dias 3 e 6 de agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai promover audiências públicas para debater a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. As discussões são decorrentes da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Na Câmara do Recife, a ADPF motivou nesta quarta-feira (01) um requerimento de voto de repúdio formulado pelo vereador Fred Ferreira (PSC).

O vereador Renato Antunes (PSC) disse que aproveitou o recesso parlamentar para realizar o poder fiscalizatório, que é uma tarefa própria dos vereadores. “Estive em diversas creches municipais e para minha surpresa, elas estavam fechadas. Foi uma triste surpresa”, afirmou, durante a reunião plenária que marcou a volta dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira, 1º de agosto. “Foi muito triste constatar que as creches estavam fechadas não por falta de água ou de energia elétrica nos estabelecimentos, mas por falta de material de limpeza”, denunciou.

Na reunião plenária que marcou a volta dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal do Recife, a vereadora Natália de Menudo (PSB) alertou, nesta quarta-feira (1º), que em ano eleitoral a campanha para eleição de presidente, governador, senador e deputado não pode e não deve comprometer os trabalhos legislativos. “É preciso enfatizar a importância política e administrativa desse segundo período da sessão legislativa de 2018. A relevância se dá por se tratar de um ano eleitoral, portanto, os ânimos estarão acirrados para a formação de novas alianças e de líderes”, disse.

Na volta do recesso parlamentar, o vereador Rinaldo Junior (PRB) dirigiu-se à tribuna na manhã desta quarta-feira (1), para elogiar a sanção da lei 18511/2018, pelo prefeito Geraldo Julio, que proíbe conceder programas de incentivos fiscais para as empresas envolvidas em corrupção de qualquer espécie ou em ato de improbidade administrativa. O teor da lei é de autoria do vereador Rinaldo Junior. “Com muita alegria vejo o projeto sancionado que é de suma importância para barrar a corrupção no Recife”.

Hoje é o último dia do recesso parlamentar da Câmara Municipal do Recife e os trabalhos legislativos recomeçarão amanhã, com a reunião plenária de instalação do segundo período da segunda sessão legislativa. A reunião, com a presença dos vereadores, começará às 10h, no plenário.