Notícias

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, iniciou a vida política estudante, filiando-se ao PDS. Em 1988 foi para o Partido da Frente Liberal, conquistando o primeiro mandato como vereador. Depois foi deputado estadual e em 1999 deputado federal. Foi do DEM, está no sexto mandato agora do Partido Social Democrático, onde atua como presidente do partido em Pernambuco. Por essa longa e promissora carreira de 28 anos de política, André de Paula recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, maior comenda da Câmara do Recife, projeto da Comissão Executiva em 2014, foi entregue na noite desta segunda-feira (18) pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB) em conjunto com o ex-vereador Vicente André Gomes, autor da proposta. A reunião solene foi presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PSB).

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a vereadora Aline Mariano (PP) manifestou sua indignação, na tarde desta segunda-feira (18), contra a atitude de um grupo de torcedores brasileiros, incluindo um pernambucano e ex-secretário de Turismo de Ipojuca, que protagonizou um cena constrangedora na Rússia, onde se realiza a Copa do Mundo. O grupo aparece ao lado de uma estrangeira cantando palavras obscenas sem que a moça compreenda o que se diz. Os homens fazem menção ao órgão sexual da mulher e se referem à cor dele.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife se reuniu nesta segunda-feira (18), na Casa de José Mariano, para debater e votar pareceres a seis projetos em tramitação no Poder Legislativo. Presidido pelo vereador Aerto Luna (PRP), o grupo decidiu pela aprovação de três projetos de lei (PLO), de um projeto de decreto legislativo (PDL) e de um projeto de emenda à Lei Orgânica (PELO).

A Câmara Municipal do Recife aprovou nesta segunda-feira (18), em primeira e segunda discussões, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019. A matéria, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2019, havia recebido um parecer positivo da Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC). Na tribuna, o parlamentar leu o texto do parecer, que justifica as aprovações, rejeições e modificações feitas às 39 emendas apresentadas ao projeto pelos vereadores.

Após colher a assinatura de 24 dos 39 vereadores do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) apresentou ao plenário da Câmara Municipal do Recife voto de repúdio à exposição “Tramações: Cultura Visual, Gênero e Sexualidades”, que está disponível ao público até 28 de junho, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “O documento não foi aprovado em plenário, mas eu saí pedindo a assinatura de um por um dos vereadores e 24 o subscreveram. Vou enviá-lo ao reitor, com cópia ao diretor do Centro, pedindo que a exposição seja suspensa”, anunciou, na tarde desta segunda-feira, 18.

A capoeira é uma expressão cultural que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. É difundida de modo oral e gestual, nas ruas e nas academias, bem como nas relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e discípulos. Em 2014, a Roda de Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Diante da importância para a sociedade e cultura, a Câmara do Recife homenageou grupos de capoeira, numa iniciativa que partiu do vereador Wanderson Florêncio (PSC), na manhã desta segunda-feira (18). O vereador Romero Albuquerque (PP) presidiu a reunião solene.

Professor universitário, sociólogo, pesquisador do desenvolvimento urbano, militante pelo direito à cidade e à moradia, integrante fundamental de iniciativas como o Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS). Luis de La Mora nasceu no México – mas desde 1974 faz do Recife seu espaço de vida e de luta por uma cidade melhor. Para reconhecer essa história de contribuições ao município, nesta sexta-feira (15) a Câmara Municipal concedeu ao professor o título de cidadão do Recife, numa iniciativa do mandato do vereador Ivan Moraes (PSOL).

Natural de São Caetano do Sul (SP) e morando no Recife há 30 anos, o economista Pierre Lucena Raboni ingressou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1990, como estudante de Administração. Fez mestrado em Economia e doutorado em Administração pela PUC/RJ. No ano de 1996 foi aprovado em primeiro lugar no concurso para professor de Finanças da UFPE . Atualmente, é o vice-presidente do Diario de Pernambuco. E na manhã desta sexta-feira (15), o sulsancaetanense recebeu das mãos do vereador André Régis (PSDB) o Título de Cidadão do Recife, num plenário tomado por autoridades, comunicadores, amigos e familiares. O vereador Jayme Asfora (PROS) presidiu a solenidade.

Quando o pintor francês Renoir escolhia suas modelos optava sempre por mulheres volumosas, que hoje denominamos politicamente correto plus size, ou seja, de tamanho maior. Uma forma de respeitar o corpo de cada uma sem preocupação com a ditadura da moda que oprime e obriga mulheres a serem magras a qualquer custo. Renoir não sabia disso e à época o belo eram mulheres plus. Mas se era fácil ali, entre nós, no século 21, há desrespeito e preconceito. A tal ponto que é necessária a existência de uma Associação das Mulheres Plus Size para promover o empoderamento, a autoafirmação e a valorização delas. Sensível a essas mulheres, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) abraçou a causa delas e promoveu hoje (14), na Câmara do Recife homenagem ao projeto de inclusão desenvolvido pela Associação. Cerca de 40 mulheres receberam um diploma. A reunião foi presidida pela vereadora Aline Mariano (PP).

Sem eles, a cultura nordestina não seria a mesma. Para celebrar a importância dos forrozeiros para o Recife, a Casa de José Mariano realizou uma reunião solene nesta quinta-feira (14), por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). O parlamentar é autor da lei 18.244/2016, que marca no calendário da capital pernambucana o dia 12 de junho como o Dia Municipal do Forrozeiro.