Notícias

Pelos menos quatro requerimentos, todos de autoria do vereador André Régis (PSDB), pediram na tarde desta quarta-feira (23), no Plenário da Câmara do Recife, a requalificação da infraestrutura de quatro escolas da rede municipal que, segundo o autor, se encontram com problemas estruturais. Citou especialmente o requerimento 2928/18, referente à escola Olindina Monteiro, no Bairro de Dois Unidos. “No local onde está esta escola há uma barreira que assusta pelo risco de desabamento. Já foi colocada ali a geomanta, mas está deteriorada havendo espaços para entrada de água”. Os outros requerimentos são os de números 2929/18, 2930/18, 2931/18.

A vereadora Michele Collins (PP) chamou a atenção para a Campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar sobre a segurança no trânsito. A parlamentar ocupou a tribuna da Casa de José Mariano, nesta quarta-feira (23), para destacar as iniciativas do Detran-PE em várias partes do estado e alertar para o aumento do números de acidentes envolvendo motociclistas.

O vereador Carlos Gueiros (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (23) para comentar a representação com que a Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco deve entrar no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) contra a redução de 8% da frota de ônibus que circulam na região metropolitana da capital. A redução, segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes, decorre da paralisação de caminhoneiros que comprometeu o abastecimento de óleo diesel no Estado.

O vereador Renato Antunes (PSC) cobrou nesta quarta-feira (23) a nomeação de pessoas aprovadas no último concurso para o cargo de agente administrativo escolar, realizado em 2014. Na tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar repercutiu uma reunião com uma comissão dos aprovados que aconteceu também nesta quarta-feira, na Casa de José Mariano. Segundo ele, já está marcada para a próxima semana uma reunião com secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, para tratar das nomeações.

A Câmara do Recife recebeu nesta quarta-feira (23) uma comissão de pessoas aprovadas em um concurso realizado pela Prefeitura em 2014 para o cargo de agente administrativo escolar. Cobrando nomeações – o prazo de validade do concurso acaba em janeiro de 2019 –, o grupo teve suas demandas analisadas pelo vereador Renato Antunes (PSC), vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa. Também participou da reunião o vereador Eriberto Rafael (PTC), líder do governo na Câmara.

De autoria do vereador Hélio Guabiraba (PRTB), Levy Fidelix recebeu Título de Cidadão do Recife na noite desta terça-feira (22), na Câmara Municipal. Ele é natural de Mutum (MG), formado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhou como jornalista e publicitário. Fundou em 1984 o Partido Liberal (PL), e candidatou-se pela primeira vez em 1986. Em 1994, fundou o Partido Trabalhista Renovador Brasileiro (PTRB), que antecedeu o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), legenda da qual é presidente nacional.

A grave crise econômica que atinge a Venezuela e as mais recentes eleições para presidência daquele país, foram assuntos trazidos à tribuna da Câmara do Recife pelo vereador André Régis (PSDB), na tarde desta terça-feira (22). Ele considerou que os problemas venezuelanos são absolutamente preocupantes e chamou de crise humanitária. “A ditadura de Maduro leva, a cada dia mais, o sofrimento para a população”, afirmou. Em seguida, questionou o “silêncio daqueles que durante muito tempo propagaram o Chavismo como exemplo para o mundo”.

Durante reunião plenária na Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (22), o vereador Renato Antunes (PSC) destacou o acolhimento às pessoas com transtornos mentais, realizado pelas comunidades terapêuticas. Ele também defendeu o investimento de recursos públicos voltados para essas instituições.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (22), para ressaltar a importância da luta antimanicomial. Ele defendeu a efetivação de políticas públicas para as pessoas que sofrem de transtornos mentais e a disponibilização de atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O uso do Plenário da Câmara do Recife será alvo de debate da Comissão Executiva da Casa na próxima quinta-feira. A reunião será realizada para definir quais os usos que poderão ser dados ao recinto, uma vez que o atual Regimento Interno não trata deste tema. O vice-presidente da Comissão, vereador Carlos Gueiros (PSB), entende que deve ser usado apenas para questões oficiais, como reuniões ordinárias, extraordinárias, solenes e audiências públicas.