Notícias

A Câmara do Recife realizou uma audiência pública na última quarta-feira (05) para discutir a paralisação das obras do canal Guarulhos, na Zona Oeste da capital. Na tarde desta segunda-feira (10), o vereador Ivan Moraes (PSOL) – autor do requerimento que solicitou o debate – fez questão de tratar do assunto durante a reunião plenária. Na tribuna, o parlamentar repercutiu os encaminhamentos resultantes da audiência.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB) prestigiou, nesta sexta-feira (7), o desfile cívico- militar realizado pelo Comando Militar do Nordeste em comemoração ao 196° aniversário da Independência do Brasil. “O desfile já faz parte dos grandes eventos do Recife, no mês de setembro, pois atrai milhares de pessoas que vão às ruas para assistir às apresentações. Famílias inteiras saem de suas casas para ver o desfile. É uma honra fazer parte deste momento que remete à história de todos nós, brasileiros”, disse, após o desfile que ocorreu na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, Zona Sul.

Falar sobre um problema que faz parte do cotidiano das mulheres que usam o transporte público: o assédio e a importunação sexual. Com esse objetivo, a Câmara do Recife realizou uma audiência pública nesta quinta-feira (06), por iniciativa da vereadora Aline Mariano (PP), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. O evento contou com a participação de representantes do poder público e do Grande Recife Consórcio de Transporte.

Mais de 1% dos mais de seis bilhões de seres humanos apresentam a doença de Parkinson. A doença, conhecida pelos tremores e rigidez muscular, em geral atinge pessoas com mais de sessenta anos. O tratamento tem evoluído e aumenta a qualidade de vida dos pacientes. No Brasil estima-se que cerca de 200 mil pessoas apresentam a doença e em Pernambuco mais de cinco mil. Por isso, a vereadora Aline Mariano (PP), que é apoiadora da Associação de Parkinson de Pernambuco (ASP-PE), homenageou a instituição na tarde desta quarta-feira (5), na Câmara do Recife.

Os problemas que envolvem as obras de drenagem de um trecho de 1600 metros do canal Guarulhos, na Zona Oeste do Recife, motivaram a realização de uma audiência pública na Casa de José Mariano nesta quarta-feira (05). Por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), moradores e representantes da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) se reuniram no plenarinho da Câmara para debater o assunto.

“O resultado do Recife é, mais uma vez, decepcionante.” Foi essa a avaliação feita pelo vereador André Régis (PSDB) sobre os novos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cujas informações relativas a 2017 foram divulgados na última segunda-feira (03). O parlamentar subiu à tribuna da Câmara do Recife para repercutir o assunto na tarde desta terça-feira (04), durante a reunião plenária.

O vereador Romero Albuquerque (PP) recebeu denúncias de populares informando que o Hospital Veterinário do Recife não está realizando as cirurgias de castração previamente agendadas com a população. Ele repercutiu o assunto na reunião plenária desta terça-feira, 4.

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu a visita do escritor Jorge José Santana, na manhã desta terça-feira (4). Na ocasião, foi entregue ao parlamentar um exemplar do livro “Prefeitos do Recife”. A obra narra a história de todos os prefeitos eleitos da capital pernambucana, e será lançada no próximo dia 10, às 18h, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Recife.

Considerado um problema de saúde pública, o suicídio ocorre cada vez com mais frequência: somente no ano passado, 800 mil pessoas morreram proveniente desse fenômeno em todo o mundo. Hoje, mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Para “falar abertamente sobre o suicídio”, a equipe psicossocial da Divisão de Pessoal da Câmara Municipal do Recife realizou palestra na manhã desta terça-feira (4), sobre o tema, com a arte-terapeuta do Centro de Valorização da Vida (CVV), Norma Suely Henrique de Oliveira.

Um museu com duzentos anos de existência e que guardava parte da história do Império no Brasil incendiou no Rio de Janeiro e foi praticamente destruído. Assunto nacional que tomou conta do país e suscitou críticas pelo descaso com a cultura. Não foi diferente na Câmara do Recife, onde vereadores se revezaram no Plenário na tarde desta segunda-feira (03) para tecer considerações e críticas, entre eles Ivan Moraes (PSOL), para quem a cultura é importante, considerando que o patrimônio histórico precisa ser preservado e que os responsáveis precisam ser punidos. “Defendo que sejam destinados pelo menos 2% do PIB – Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas pelo país – para a cultura”.