Em atendimento a pedido de vista do vereador Renato Antunes (PSC), a Comissão de Legislação e Justiça adiou, pela segunda vez consecutiva, a votação do substitutivo ao projeto de lei do Executivo número 11/2018, que dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataforma digitais como Uber e 99POP, no município do Recife. O vereador fez o pedido na reunião do colegiado, realizada na tarde desta segunda-feira (3), por considerar que o tema precisa ser analisado à exaustão antes de ser levado para votação em plenário.
A repercussão do incêndio no Museu Nacional, destruído no último domingo (02), ganhou contornos políticos ao ser debatido na Câmara do Recife nesta segunda-feira (03). No plenário, os vereadores André Régis (PSDB) e Ivan Moraes (PSOL) discutiram, além da necessidade de responsabilização pela tragédia, o problema da destinação de recursos para equipamentos culturais no atual contexto político do País.
Uma audiência Pública, proposta pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), quer discutir a destinação da verba usada pela gestão municipal para a publicidade e propaganda. O valor aprovado para esta rubrica pela Lei Orçamentária Anual (LOA), segundo o vereador, foi de R$ 10.9 milhões, mas já teria alcançado R$ 70 milhões. Por isso ele disse que quer discutir com gestores municipais e a sociedade civil, os caminhos percorridos pelo dinheiro. A audiência deve ser realizada dia 19 desse mês, no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife. O requerimento 4647/18 que solicita transparência nos gastos com a publicidade oficial no Recife, foi aprovado na tarde desta segunda-feira (03).
A vereadora Ana Lúcia (PRB) repercutiu a reunião pública realizada com o objetivo de discutir a possibilidade de construção de um conjunto habitacional no terreno do antigo Aeroclube de Pernambuco, no bairro do Pina. “Foi uma reunião propositiva e muito importante, mas é lamentável o comportamento de representantes da gestão pública municipal. Em flagrante desrespeito ao Legislativo e à população do bairro, a Prefeitura do Recife simplesmente não enviou representante e o povo ficou frustrado”, disse, no plenário da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (3).
No último sábado (01), as comunidades de Brasília Teimosa e Pina receberam a primeira edição do Festival ReConhecer. A realização do evento cultural foi enaltecida na tribuna da Câmara do Recife pelo vereador Aerto Luna (PRP) nesta segunda-feira (03). Ao plenário, o parlamentar afirmou que o festival buscou valorizar os artistas locais.
O incêndio que tomou no último domingo (02) o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, foi repercutido na Câmara do Recife nesta segunda-feira (03). Quem levou o tema à tribuna da Casa foi o vereador André Régis (PSDB), que proferiu um discurso crítico sobre a tragédia. Em sua intervenção, o parlamentar cobrou a responsabilização dos envolvidos na manutenção do equipamento público.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez críticas à Prefeitura do Recife que na madrugada de 30 para 31 de agosto, através da Guarda Municipal e de funcionários da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, removeu 12 famílias que moravam na Comunidade do Pocotó, em Boa Viagem. “Os funcionários da Prefeitura chegaram e derrubaram os barracos a marretadas, sem que as famíias fossem comunicadas com antecedência. Elas ficaram desabrigadas e não tiveram sequer o acompanhamento da assistência social do município”, disse, na reunião plenária desta segunda-feira, 3.
O vereador Renato Antunes (PSC) disse que foi muito boa a iniciativa da Prefeitura do Recife, que no último sábado, 1º de agosto, divulgou a portaria número 1742/2018, no Diário Oficial do Município, nomeando 50 agentes escolares aprovados no concurso público realizado em 2015. “Foi um passo importante para a melhoria da qualidade dos estabelecimentos escolares. Eles fazem parte da área meio das escolas, responsáveis pelo planejamento, orçamento e organização do ambiente escolar”, afirmou, na reunião plenária desta segunda-feira, 3.
O preocupante crescimento mundial de consumo de plástico que pode levar até 400 anos para degradar, motivou quatro vereadores, de partidos e posições ideológicas diferentes, a proporem projetos de lei proibindo o uso de canudos plásticos na cidade. Mas não parou aí. Eles convocaram uma audiência pública para debater o assunto com entidades civis e representantes de órgãos públicos de meio ambiente. A ideia do encontro, além de ouvir as pessoas, é elaborar um único projeto de lei, proibindo o uso desse material, assinado por Eriberto Rafael (PTC), Rodrigo Coutinho (SD), Rinaldo Junior (PRB), e Alcides Teixeira Neto (PRTB). Melhor ainda. A formatação final desse PL deverá ser fruto deste encontro realizado na manhã desta sexta-feira (31), no Plenarinho da Casa.
Advogado bem sucedido na Argentina, local onde nasceu, é dono de uma carreira brilhante. Trabalhou em diversos escritórios de Advocacia em Buenos Aires, mas desde 2004 desempenha atividades na Pamesa do Brasil, como diretor comercial, responsável pela definição e instrumentação da estratégia e pela política comercial de vendas na região Nordeste e nos 40 mercados ativos para os quais a empresa exporta (Estados Unidos, Cuba, África do Sul, Argentina, Chile). Trata-se de Mariano Hajny, que a partir da tarde desta quinta-feira (30) é o mais novo cidadão recifense. A proposta é do vereador Carlos Gueiros (PSB). A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB).