Notícias

Um minuto de palmas ininterruptas marcou a homenagem prestada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), colega de partido da vereadora carioca assassinada no Rio de Janeiro, semana passada. O minuto de palmas de todos os presentes foi solicitado pelo parlamentar, pois ela não era do silêncio, mas do barulho. Para ele, o luto de todos nós é verbo: Marielle, presente. “Falo de minha companheira de militância, de uma mulher expoente, a quinta mais bem votada no Rio de Janeiro. Atenta, ela tinha 16 projetos de lei em um ano de mandato. Assassinada brutalmente, com características de execução”. Convocou a todos a comparecerem a um ato amanhã, às 16 horas, na Pracinha do Diario, e para uma reunião solene no próximo dia 21, às 9 horas da manhã, na Câmara de Recife contra a discriminação.

Eles são os responsáveis por efetivar as decisões judiciais no Brasil. Seja quando comunicam uma citação, seja quando realizam um ato de penhora, os oficiais de justiça compõem o braço externo do Poder Judiciário – e, por isso, convivem diretamente com as dificuldades de trânsito e estacionamento do Recife. Para lidar com esse problema, o vereador Jayme Asfora (PMDB) apresentou à Câmara Municipal o projeto de lei nº 2/2017, que facilita a parada e estacionamento dos oficiais de justiça lotados na comarca do Recife nos locais em que prestam serviço. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (19), os vereadores da Casa de José Mariano aprovaram a iniciativa em primeira discussão.

O vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 19, para pedir a revogação de uma portaria, publicada pela Corregedoria Geral da Guarda Municipal do Recife, no Diário Oficial do dia 3 de março deste ano. A portaria cria uma comissão disciplinar na modalidade “Sindicância Administrativa Disciplinar” para apurar as faltas registradas durante o Carnaval de 2018. Os nomes de 195 guardas municipais foram publicados na edição do Diário Oficial.

Os problemas apresentados na BR 101 comumente são trazidos à tribuna da Casa de José Mariano, pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB). Desde que teve início as obras de recuperação da via, no trecho que corta o Recife, o parlamentar tem acompanhado de perto os serviços e, na tarde desta segunda-feira, 19, fez questão de destacar o assunto. “Eu percebo que o material utilizado é de boa qualidade e que a recuperação da BR será muito importante para os moradores de diversos bairros”.

A alegria foi levada ao plenário e galerias da Câmara do Recife, na manhã de hoje (19), para comemorar os 130 anos de fundação de um dos locais mais tradicionais da capital pernambucana: o Clube das Pás. O vereador Rinaldo Júnior (PRB) fez questão de comemorar a data promovendo uma reunião solene bastante prestigiada, que contou com a presença dos diretores, admiradores e frequentadores do Clube. O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu o evento.

Nascido em Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco, o advogado Marinaldo José Peixoto, 71 anos, recebeu o título de Cidadão Recifense na manhã desta sexta-feira, 16, por iniciativa do vereador Romero Albuquerque (PP). O homenageado exerce a atividade profissional desde 1973 em fóruns do Recife, Barreiro, Carpina, entre outras cidade do Estado e também de Sergipe, Ceará, Pará e Paraíba, nas áreas de Direito Civil, Tributário, Comercial, Administrativo e Constitucional. “Diante da notória relação afetiva que mantém com nossa cidade, é justa a concessão da honraria”, disse o vereador.

A proposta é do ex-vereador Gustavo Negromonte, hoje deputado estadual. Por isso o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Marques (PSB), trouxe para ele a incumbência de fazer a entrega da honraria ao professor Rafael de Menezes, nascido em Alagoa do Monteiro, na Paraíba. É, de acordo com o autor, merecedor do título por ter na educação seu compromisso maior. A cerimônia foi presidida pelo vereador Chico Kiko(PP). Pela coincidência de foco no mandato, a educação, coube ao vereador André Régis (PSDB) a saudação ao homenageado.

A proposta é do ex-vereador Gustavo Negromonte, hoje deputado estadual. Por isso o presidente da Câmara Municipal trouxe para ele a incumbência de fazer a entrega da honraria ao professor Rafael de Menezes, nascido em Alagoa do Monteiro, na Paraíba. É, de acordo com o autor, merecedor do título por ter na educação seu compromisso maior. A cerimônia foi presidida pelo vereador Chico Kiko(PP). Pela coincidência de foco no mandato, a educação, coube ao vereador André Régis (PSDB) a saudação ao homenageado.

No pátio frontal da Câmara do Recife, um microfone aberto dá voz a palavras de dor, indignação e revolta. A cena repercute, na tarde desta quinta-feira (14), o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL), ocorrido na noite de ontem na região central da capital fluminense. O ato na Casa de José Mariano é organizado pelo movimento PartidA e pelo Partido Socialismo e Liberdade – entidades em que a parlamentar era militante – e integra uma série de protestos que acontecem no país.

Através do presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), a Câmara Municipal do Recife vem a público manifestar solidariedade à família da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL), ao povo daquela cidade e aos parlamentares que compõem a sua Câmara Municipal. “Lamentamos muito esse trágico acontecimento ocorrido no Rio e prestamos nossa solidariedade, surpreendidos por este momento de dor. Esperamos que as investigações resultem na prisão dos envolvidos”.