Notícias

A falta de vagas na rede pública municipal de ensino que tem afetado a comunidade de Passarinho, na Zona Norte do Recife, foi alvo de um debate na Câmara Municipal nesta quarta-feira (14). O tema foi levado à tribuna pela vereadora Ana Lúcia (PRB), que fez um alerta para a persistência do déficit de vagas na cidade. A parlamentar repercutiu o protesto contra o problema realizado pela comunidade na terça-feira (13).

“A falta de água é um dos problemas que mais afeta comunidades da Zona Norte do Recife. Alto José do Pinho, Morro da Conceição e Nova Descoberta são algumas delas. Os moradores recorrem a nós, vereadores, mas a solução para questões dessa ordem demanda maiores atuações envolvendo também o Executivo”, relatou o vereador Almir Fernando (PCdoB) na tarde desta quarta-feira (14), durante a reunião plenária da Câmara do Recife.

O vereador André Régis (PSDB) recepcionou um grupo de estudantes do curso de Direito da faculdade Joaquim Nabuco, que acompanhou os trabalhos da reunião plenária da Câmara do Recife, hoje (14). Mas esta não é a primeira vez em que o parlamentar faz explanações para jovens sobre o funcionamento da Casa Legislativa Municipal. Estas reuniões ordinárias acontecem todas as segundas, terças e quartas-feiras, às 15 horas. São abertas ao público, que pode acompanhá-las das galerias.

Uma demanda da comunidade Saramandaia, do bairro de Campo Grande, motivou um discurso proferido pelo vereador Rinaldo Júnior (PRB), na Câmara do Recife, nesta quarta-feira (14). De acordo com ele, os moradores reclamam da falta de infraestrutura do posto de saúde local. Em seu pronunciamento, Rinaldo Júnior também comentou a manifestação realizada na terça-feira (13) pela comunidade do Passarinho, na Zona Norte, contra a falta de vagas na rede pública de ensino.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira (14) e propôs uma reflexão aos seus pares e a todos que acompanhavam a reunião plenária, sobre a diferença entre homens e mulheres na sociedade. De acordo com o parlamentar, a desigualdade atribuída aos gêneros permite que um tenha mais privilégios que o outro.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta quarta-feira (14), na sede do Poder Legislativo Municipal, para discutir e votar pareceres a projetos que tramitam na Casa. O grupo debateu e aprovou dez pareceres positivos a projetos de lei. Foram aprovados, ainda, quatro pareceres positivos a projetos de decreto legislativo.

Os 481 anos de fundação do Recife foram exaltados na Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta segunda-feira, 12. À noite, milhares de pessoas cantaram “Parabéns para você” durante o tradicional corte do bolo gigante. Ao lado do prefeito Geraldo Julio, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), juntamente com os vereadores Aline Mariano (PMDB), Wanderson Florêncio (PSC), Eriberto Rafael (PTC), Chico Kiko (PP), Hélio Guabiraba (PRTB) e Natália de Menudo (PSB) conferiram a grande animação que tomou conta do espaço.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) afirmou que a segurança pública do Estado demanda discussões mais frequentes com atenção voltada para detalhes práticos. O parlamentar subiu à tribuna na tarde desta terça-feira (13) durante reunião plenária para pedir melhorias e métodos mais eficazes.

A partir desta terça-feira (13), os visitantes do parque Santos Dumont, localizado na Zona Sul do Recife, terão acesso a mais dois equipamentos voltados para a prática de esportes. Após cerimônia realizada nesta manhã, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco inaugurou duas quadras – uma de tênis, com camada de saibro, e outra de futebol de sete (society). O evento foi repercutido na Câmara Municipal pelo vereador Wanderson Florêncio (PSC) durante a reunião plenária do mesmo dia.

Acionado pelos moradores da Avenida Beira Rio, localizada entre os bairros da Madalena e da Torre, que se dizem cansados de esperar pelos poderes públicos, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) promoveu audiência pública nesta terça-feira, 13, para debater um cenário que aponta para a degradação da qualidade de vida urbana. A população reclama do excesso de gatos que estão sendo abandonados na região (são centenas desses animais, famintos e doentes) e, apesar de esse problema não ter uma correlação, os moradores também denunciam o aumento do número de usuários de drogas que ocupam a pista de cooper localizada na margem do Capibaribe, contribuindo para a sensação de falta de segurança pública.