Notícias

Na manhã desta quinta-feira (4), o vereador Ivan Moraes (PSOL) promoveu uma audiência pública, no plenarinho da Casa, para debater as Políticas de Benefícios Eventuais no Recife. Os Benefícios foram normatizados no município por meio da Lei nº 18.958/2022, que cria a Lei dos Benefícios Eventuais, auxílio que vai apoiar pessoas em situações de vulnerabilidade temporária e de estado de emergência ou calamidade pública. Entre os benefícios, a população em vulnerabilidade conta com Auxílios Natalidade e Funeral, além dos Benefícios Eventuais por Vulnerabilidade Temporária, dentre os quais o destaque fica por conta do Auxílio Acolhida.

A mais alta comenda da Câmara Municipal do Recife, a Medalha de Mérito José Mariano, que é ofertada em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, foi entregue a Lucilo de Medeiros Dourado Varejão, em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (3), por iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB). “É com imensa alegria e orgulho que nos reunimos hoje para prestar uma homenagem mais que merecida ao ilustre escritor, tradutor e professor, cuja trajetória é um verdadeiro testemunho de dedicação à cultura, à literatura e ao ensino”.

Os dados da gestão em saúde do Recife relativos ao primeiro quadrimestre de 2024 foram alvo de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta quarta-feira (3). Conduzido pela vereadora Natália de Menudo (PSB), que é presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, o debate procurou analisar o desempenho da Prefeitura nos meses de janeiro a abril. Dentre os aspectos abordados, esteve o cumprimento do percentual mínimo de 15% de aplicação de recursos da receita do Executivo em saúde.

O jornalista Gerson Lima Moura, conhecido como Beto Café, nasceu em Fortaleza (CE) e foi criado no Rio de Janeiro. É comunicador desde os 14 anos e foi com essa idade que começou a trabalhar como locutor nas rádios dos centros comerciais carioca. Chegou a capital pernambucana há quase três décadas e na manhã desta quarta-feira (3), recebeu o Título de Cidadão do Recife, numa iniciativa do vereador Joselito Ferreira (PSB). O evento ocorreu na Sala da Presidência da Câmara Municipal.

A valorização do servidor público municipal foi o tema central abordado pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), durante a reunião plenária desta terça-feira (2), na Câmara do Recife. Ele destacou dois projetos de lei do Executivo – votados e aprovados na Casa – bem como defendeu o armamento da Guarda Municipal e o trabalho dos agentes de trânsito.

Natural de Santarém (PA), a secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete de Sousa Godinho, tornou-se Cidadã do Recife nesta terça-feira (2). A cerimônia de entrega do Título, promovida no plenário da Câmara do Recife por iniciativa da vereadora Elaine Cristina (PSOL), enalteceu a trajetória da advogada e gestora pública, que ocupa a pasta desde 2017. O vereador Marco Aurélio Filho (PV) presidiu a solenidade.

Fundador do centro oftalmológico Ícone da Visão em Pernambuco, que é um dos mais avançados do estado, o médico oftalmologista Álvaro Dantas de Almeida Júnior, 57, recebeu o Título de Cidadão do Recife, por iniciativa do vereador Ronaldo Lopes (PP), em solenidade realizada na noite desta terça-feira (2). “Este é um momento de grande significado para nossa cidade, pois reconhecemos a dedicação, o talento e o compromisso de um profissional que tem transformado vidas através de seu trabalho. O homenageado é um nome que ressoa com excelência e humanidade”, disse o parlamentar.

Figura de destaque no campo das políticas pedagógicas em Pernambuco, em especial aquelas voltadas para a população LGBTQIAPN+, a pesquisadora, educadora e ativista Dayanna Louise Santos é a mais nova Cidadã do Recife. A entrega do Título, que ocorreu na tarde desta terça-feira (2) por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), reuniu integrantes de grupos de direitos trans no plenário da Casa de José Mariano. A vereadora Elaine Cristina (PSOL) presidiu o evento.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife, neta terça-feira (2), dois projetos de lei Ordinária de sua autoria. As propostas aprovadas pela Casa foram o PLO nº 153/2024, que denomina “Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida” o Centro de Promoção dos Direitos da Mulher, a ser inaugurado na Rua do Bom Jesus; e o PLO nº 112/2024, que institui o “Dia Municipal da Dança” no Calendário Oficial de Eventos do Município.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), o vereador Felipe Alecrim (Novo) discutiu o projeto de decreto Legislativo nº 2/2024, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que concede a Medalha de Mérito José Mariano ao Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). Ele declarou o seu voto contrário à proposta por se identificar como católico e defender a doutrina católica. “Pedi o destaque ao projeto e subi para discutir essa Medalha para deixar registrado que eu sou a favor da vida desde a concepção até o seu fim natural”, disse.