Notícias

Nesta segunda-feira (4), a Câmara do Recife aprovou o projeto de lei do Executivo nº 55/2017, que amplia a Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Entra Apulso, na Zona Sul do Recife. Foram incorporadas à ZEIS as comunidades de Cajá, Fonte da Vida, Portelinha e Vila Feliz. Antes da votação, o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna para discutir o projeto. Ele cumprimentou os habitantes da área pela conquista e cobrou maiores ampliações nas ZEIS.

“Na política não basta pedir, é preciso ter atitude e vontade de ajudar a população, e essas são características do prefeito Geraldo Julio. Sabemos que uma obra não se faz com conversa, mas sim com dinheiro e essa parte foi de responsabilidade do deputado estadual Francismar Pontes (PSB)”, relatou o vereador Felipe Francismar (PSB), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (04), ao falar sobre a assinatura da ordem de serviço para pavimentação e drenagem da Rua Embaixador Assis Chateaubriand, na Guabiraba.

Em clima de celebração, a tradicional festa de Nossa Senhora Conceição chega a sua 113º edição. Na tarde desta segunda-feira (04), durante reunião plenária, o vereador Aerto Luna (PRB) destacou detalhes sobre o evento e falou dos serviços prestados pela Prefeitura do Recife à população, durante todos os dias do festejo.

Na última quinta-feira (30), o prefeito Geraldo Julio (PSB) autorizou o início das obras de pavimentação da rua Embaixador Assis Chateaubriand, que liga o bairro da Guabiraba, no Recife, ao município de Camaragibe. Nesta segunda-feira (4), no plenário da Câmara do Recife, o vereador e primeiro-secretário da Câmara do Recife, Marco Aurélio (PRTB), elogiou o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) pela sua participação no atendimento ao pleito dos habitantes daquela área.

A vereadora Marília Arraes (PT) realizou audiência pública no plenarinho da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (4), para discutir o que considera ser o desmonte do Plano Municipal de Cultura, que se destina a valorizar a diversidade das expressões e dos valores culturais; a enfocar a cultura como direito de cidadania e como potencial econômico do município. “O plano foi concebido como política de estado e não simplesmente de governo, já que ultrapassava aquela gestão que o instituiu. É importante fazer essa discussão para que o plano não seja desmontado, desrespeitado e que haja de fato uma valorização dos artistas locais e da cultura de nossa cidade”, disse. O plano vigente foi instituído pela Lei Municipal 17.576/2009, sancionada pelo então prefeito João da Costa, elaborado pelo Conselho Municipal de Política Cultural e é válido para o decênio de 2009-2019.

Uma vida dedicada aos pobres e à medicina foi condecorada com a Medalha José Mariano, a mais alta comenda da Câmara de Recife. O autor da proposta, vereador Eriberto Rafael (PTC), escolheu o médico Reumatologista Eliézer Rushansky, para homenagear, nesta quinta-feira 30. “Estamos aqui para fazer um reconhecimento público aos mais de 46 anos de serviço prestado por Doutor Eliézer à medicina e ao povo do Recife”. A solenidade de entrega da Medalha foi presidida pelo vereador Fred Ferreira (PSC).

Requerimento de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB), que também é professora, homenageou gestores de escolas públicas da rede municipal, em reunião solene na Câmara de Recife. A parlamentar justificou a solicitação por entender os gestores escolares lideram equipes, conciliam o trabalho pedagógico com o administrativo nas unidades de ensino. “Eles se destacam pelo esforço, dedicação e compromisso com a difícil tarefa de educar. Quero fazer de meu mandato um meio de reivindicar as necessidades dos professores”.

Para esclarecer dúvidas sobre oito projetos de lei de autoria do Poder Executivo que chegaram à Câmara Municipal do Recife sem exposição de motivos, representantes da Prefeitura do Recife estiveram em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 29, na Câmara do Recife, que contou com a presença de 14 vereadores. Os projetos de lei, que estão tramitando desde o dia 17, são de diversas áreas de interesse como transporte, meio ambiente, urbanismo e legislação tributária. “O nosso chamamento para este encontro foi para darmos encaminhamento adequado à tramitação dessas matérias. Não entendemos qual o interesse e finalidades dos projetos e por isso fizemos essa convocação”, explicou o vereador Aerto Luna, presidente da Comissão de Legislação e Justiça, que também presidiu a reunião.

“Muitos encaminhamentos foram feitos e a participação popular permitiu que pudéssemos compreender as dificuldades enfrentadas por quem mora no bairro. Com relação ao transporte público, por exemplo, precisamos dar mais condições para os usuários e não acabar com linhas existentes”, relatou o vereador Renato Antunes (PSC), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (29) ao repercutir audiência pública, promovida por ele e realizada ontem à noite, no Ipsep.

Se depender da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes será instituída, no Recife, a Semana do Brincar durante o mês de outubro. E ela constará no calendário oficial de eventos do município. O parecer favorável foi dado na reunião desta quarta-feira, 29, quando o colegiado analisou 14 projetos de lei, entre os quais o de número 60/2017, de autoria do Poder Executivo, que faz a proposta que permite às crianças do municípios voltar a praticar as brincadeiras de antigamente.