O vereador Almir Fernando (PCdoB), durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (28) falou sobre as taxas cobradas pelo Corpo de Bombeiros e pela Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb). "Para o funcionamento de determinados estabelecimentos comerciais esses impostos são desnecessários, pois, a economia do nosso país vive um momento extremamente delicado".
O vereador Renato Antunes (PSC) disse que audiência pública que ele promoverá hoje no bairro do Ipsep discutirá um tema do interesse de toda a sociedade recifense, embora enfoque uma das mazelas que têm causado transtornos àquela comunidade: é o “Transporte Público no bairro do Ipsep”, cujos debates ocorrerão das 18h às 22h, no Centro Esportivo do Ipsep, Rua Saturnino Meireles, 234, Ipsep.
Após ser aprovado o requerimento da vereadora Marília Arraes (PT) que solicita a moção de repúdio à revista IstoÉ, por conta da publicação do artigo “Lula deve morrer”, o vereador André Régis (PSDB) usou o tempo de liderança para se afirmar contrário à decisão aprovada em plenário. Ressaltou ainda que elaborará um requerimento, dirigido à revista, para afirmar que não subscreve o voto de repúdio. Segundo ele, “concordemos ou não, o artigo é direito de qualquer cidadão. O importante é que defendamos um dos pilares da democracia: a liberdade de expressão”.
Projeto de Lei 305/17, da vereadora Michele Collins (PP) recebeu aprovação da Comissão de Legislação e Justiça. O presidente do colegiado, vereador Aerto Luna (PRP) disse que a proposta tem por objetivo dar publicidade no site da Prefeitura de Recife às vagas de estágios dirigidas a universitários. A Comissão analisou nesta segunda-feira, 27, na Câmara de Recife, cinco projetos de lei, sendo que três foram aprovados, um foi retirado de pauta e outro teve pedido de vista. Participaram da reunião, além do presidente, os vereadores Eriberto Rafael (PTC), Almir Fernando (PCdoB), Wanderson Florêncio (PSC), Rodrigo Coutinho (SD), e Marília Arraes (PT).
O plenário da Câmara de Recife aprovou a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, proposta pela Comissão Executiva da Casa. A votação que se deu hoje, segunda-feira, 27, em primeira discussão, foi resultado de preocupação do presidente Eduardo Marques (PSB). Ele disse que muitas organizações sociais pediam a criação desse colegiado. “Encaminhei a solicitação para nossos pares da Executiva, que entenderam de imediato e acataram a proposta, resultando disso o projeto de Resolução”.
A criação da Brigada Maria da Penha proposta através de projeto de lei do Executivo, com base na lei Maria da Penha, reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres, pois determina a responsabilidade do Estado na prevenção e proteção das mulheres agredidas, bem como punição dos agressores, mereceu elogios da vereadora Michele Collins (PP).
O vereador Romero Albuquerque (PP) fez questão de ocupar a tribuna da Casa de José Mariano antes da votação dos pareceres, pela aprovação, ao projeto de Decreto Legislativo 41, de sua autoria. A medida concede o Título de Cidadão do Recife ao juiz de direito Adalberto de Oliveira Melo. O parlamentar destacou nesta segunda-feira, 27, que trata-se de um reconhecimento a um homem que se constitui “em um exemplo como pessoa e profissional”. O decreto foi aprovado em discussão única no plenário da Câmara.
A vereadora Michele Collins (PP) elogiou a escolha de Clóvis Benevides para secretário de Desenvolvimento Social do Estado. Ela disse que se sentiu pessoalmente contemplada pela indicação e que aprendeu muito com ele sobre drogas. "Considero Clóvis Benevides um dos líderes da maior importância. Esteve durante onze anos em Minas Gerais à frente de políticas de drogas, também esteve em Alagoas, Estado que se tornou referência na prevenção às drogas . Diferentemente do que alguns setores sociais falaram ele está totalmente aberto ao diálogo".
O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídios. Das mulheres assassinadas no País, 27,1% morrem em seus domicílios e 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares, sendo 33% destas pelos companheiros. Os números alarmantes da triste realidade brasileira foram trazidos ao plenário pelo vereador Ivan Moraes (Psol), durante a reunião desta segunda-feira, 27.
O vereador Renato Antunes (PSC) destacou que o pacto acordado entre os gestores governamentais e o governo de Pernambuco, em mesa de negociação oficial, não está sendo cumprido. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira, 27, ele leu uma nota de repúdio publicada em jornal de grande circulação no fim de semana e disse que lamentava “a falta de diálogo e a falta de negociação para melhorias da carreira”.