Três requerimentos de autoria da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), dirigidos ao prefeito da cidade, foram destacados por ela durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (3). Das solicitações, duas tratam da concessão de nomes a espaços públicos como o Parque da Resistência Leonardo Cisneiros e a Creche Municipal Lenira Carvalho. A terceira proposição pede a equiparação do tempo da licença-paternidade à licença-maternidade para os servidores públicos municipais. As propostas foram aprovadas em plenário.
As conquistas no Festival de Cannes obtidas pelo filme "O Agente Secreto", dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura e a Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária às Mudanças Climáticas. Os diferentes assuntos foram trazidos à reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (3), pela vereadora Jô Cavalcanti (PSOL). Ela destacou na tribuna da Casa os dois votos de aplausos, que foram enaltecidos também pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).
O início da Semana Nacional do Meio Ambiente, que é comemorada na primeira semana do mês de junho, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Samuel Salazar (MDB) durante a reunião plenária desta terça-feira (3). Na tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar defendeu a necessidade de a população adotar práticas responsáveis, como o descarte correto do lixo. “Eu gosto sempre de fazer, quando eu estou nas minhas andanças – visitando as comunidades, ouvindo as pessoas, vendo os problemas –, eu gosto sempre de chamar também à responsabilidade a própria população. É muito fácil a gente apontar o dedo e dizer sempre que a culpa é do povo ou que o poder público é o grande culpado. E eu faço sempre esse registro de que cuidar da cidade é papel de todos”.
Um conjunto de oito requerimentos foi debatido pelo vereador Eduardo Moura (Novo) na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (03). Todos, de sua autoria, foram aprovados. Eles tratam de temas como infraestrtutura urbana, saúde, educação e de assuntos referentes à Guarda Municipal. O destaque foi o de número 4567/2025, com indicação à Secretaria de Segurança Cidadã do Recife, à Secretaria de Planejamento e Gestão de Pessoas e à Secretaria de Infraestrutura, solicitando medidas “para garantir a dignidade, segurança e funcionalidade das condições de trabalho do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Guarda Municipal, atualmente com atuação e bases em Afogados, Parque 13 de Maio e Unidade Bidu Krause (Totó)”. Os demais requerimentos foram os seguintes: 4490/2025; 4564/2025; 4565/2025; 4566/2025; 4568/2025; 4569/2025 e 4570/2025.
A investigação, pelo Ministério Público Federal (MPF), de empresários que teriam criado uma empresa de fachada para participar de licitações foi alvo de debate na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (3). No centro da discussão, que foi levada à tribuna pelo vereador Eduardo Moura (Novo), estava a contratação, pela Prefeitura do Recife, da empresa MN Plásticos & TNT LTDA., suspeita de ter ligações com um empresário impedido por ordem judicial de fechar contratos com o poder público. Os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Rinaldo Junior (PSB) também se manifestaram sobre o assunto.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (3), o vereador Felipe Alecrim (Novo) chamou a atenção para o período de chuvas e os problemas que a cidade enfrenta na época. “É exatamente em tempo de sol que se trabalha para conter a destruição, os problemas que são ocasionados pelas chuvas aqui na cidade de um modo muito especial. Eu quero me ater às pessoas que vivem em áreas de risco e em bairros que são tomados pela água da chuva. Mesmo em tempo de sol, basta ter maré alta para que a água possa inundar a casa das pessoas, a gente pode citar os bairros de Afogados e Jiquiá, que é comum recebermos vídeos de moradores mostrando água brotando dentro de suas casas e inundando a rua mesmo em tempo de sol”, lamentou. O parlamentar falou, ainda, da importância de um plano de macrodrenagem.
Dois temas foram abordados pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (3): um deles foi o Dia Internacional da Bicicleta, comemorado hoje. E o outro foi a defesa do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que na reunião de ontem, segunda-feira, foi acusado em plenário de fazer uma má gestão no Recife. Em relação à comemoração da data, o parlamentar lamentou que uma pessoa tenha sido atropelada na avenida Domingos Ferreira, Boa Viagem, Zona Sul, quando estava pedalando, justamente um dia antes da comemoração do Dia Internacional da Bicicleta. Sobre o tema do PSB, ele sublinhou que o partido do vereador que acusou o PSB, é o Partido Liberal (PL), “Um terço da bancada do PL na Câmara Federal está sendo investigada, além do governador [do Rio] Cláudio Castro”.
Gerou debate na Câmara do Recife o requerimento nº 4.364/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que concede "voto de aplausos, na pessoa do deputado federal Nikolas Ferreira, a todos os deputados federais que assinaram o requerimento de criação da CPI para apurar as fraudes de descontos indevidos de aposentados e pensionistas do INSS". Durante a reunião plenária na Casa de José Mariano, nesta terça-feira (3), a proposição foi rejeitada em plenário por 17 votos contrários, sete favoráveis e uma abstenção. Antes da votação, o autor da proposta, além da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e dos vereadores Gilson Machado Filho (PL), Rodrigo Coutinho (Republicanos), Eduardo Moura (Novo) e Luiz Eustáquio (PSB) debateram o tema.
O vereador Thiago Medina (PL) debateu o requerimento de número 4365/2025, de sua autoria, concedendo moção de repúdio ao presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Fabiano Silva dos Santos, bem como ao Conselho de Administração da empresa pública, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (3). Os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Gilson Machado Filho (PL) participaram da discussão do requerimento, cuja justificativa foi “em razão do reajuste salarial concedido a si próprios (ao presidente e aos membros do conselho) em patamar manifestamente desproporcional ao reajuste dos demais empregados da estatal, mesmo diante de sucessivos prejuízos financeiros enfrentados pelos Correios”.
Um marinheiro de embarcações e um tenente da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), que salvaram a vida de dois jovens num incidente de afogamento na praia conhecida como Buraco da Véia, em Brasília Teimosa, Zona Sul, receberam votos de aplausos e congratulações na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (3). A iniciativa foi do vereador Agora é Rubem (PSB), que debateu e aprovou os dois requerimentos contendo as proposições, com apartes dos vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Rodrigo Coutinho (Republicanos).