Notícias

A maior honraria da Câmara de Recife foi concedida ao jornalista, escritor, crítico literário e documentarista Maurício de Albuquerque Melo Júnior, cujo amor pela cidade sempre deixou patente. O título foi concedido nesta sexta-feira 17, pelo vereador Gilberto Alves (PSD). “Não posso esconder minha alegria em ter sido autor desta justa homenagem. Maurício mesmo tendo nascido em Catende, Zona da Mata, fez de Recife sua morada e inspiração”.

Duas importantes votações que dizem respeito à Prefeitura do Recife marcarão as decisões da Câmara Municipal do Recife no início da próxima semana: a aprovação das contas do ex-prefeito João Paulo referentes ao exercício de 2008 e os projetos de lei que consolidam o orçamento público para 2018. As contas serão votadas em reunião extraordinária desta segunda-feira, logo após a ordinária realizada no turno da tarde. As leis orçamentárias - Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) - serão analisadas terça-feira. Para o presidente da Casa, Eduardo Marques (PSB), essas matérias são importantes e exigem quórum qualificado, que representa a presença de três quintos do total dos vereadores.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu o presidente da Comissão de Esportes e Cultura da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Márcio Martins (PR), em reunião nesta sexta-feira, 17. O cearense está percorrendo as capitais nordestinas em busca de apoio para formação da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Cultura, que lutará pela liberação de recursos federais para a cultura popular. “Essa frente será formada por vereadores de vários municípios e esperamos contar com o apoio da União nacional dos Vereadores e dos deputados federais ”, explicou.

O vereador Fred Ferreira (PSC) realizou reunião solene na manhã desta quinta-feira, 16, em homenagem aos 60 anos de fundação da Igreja Brasil para Cristo em Beberibe. “Durante décadas ela vem se destacando por levar a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo. Fundada em 16 de outubro de 1957, tem sua história marcada por pregar as boas novas a toda a comunidade daquele bairro e de comunidades adjacentes”, disse. Há 130 templos dessa denominação em Pernambuco.

A Câmara Municipal do Recife, através da Divisão de Pessoal, promoveu ação educativa no plenarinho, na manhã desta quinta-feira, 16, dentro das comemorações do evento Novembro Azul. “Nós estamos comemorando junto com toda a sociedade o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata. Dentro da visão holística, trabalhamos aqui a mudança de hábitos que vai interferir no corpo inteiro”, afirmou a assistente social Sandra Melo.

Na quinta reunião da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife, realizada na Casa de José Mariano, foram analisadas sete emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) e 51 emendas ao Plano Pluri Anual (PPA). Na reta final dos trabalhos, o presidente da Comissão, vereador Eriberto Rafael (PTC) ressaltou a participação da sociedade, assessores dos parlamentares na defesa de emendas que interessam aos segmentos que representam.

Numa reunião que se estendeu por quase três horas, a Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Recife analisou, nesta terça-feira, 14, emendas aditivas, modificativas, substitutivas e supressivas apresentadas pelos vereadores ao projeto de lei número 76/2017, que se propõe a atualizar a lei mais importante do município. No encontro, o 16º do colegiado, foram discutidas 21 emendas.

O vereador Rinaldo Júnior (PRB) comemorou resultado de votação pela permanência do local de desfiles de agremiações carnavalescas, que sairiam da Av. Nossa senhora do Carmo para a Av. Alfredo Lisboa. Na votação realizada na PCR, com a presença do secretário Executivo Eduardo Vasconcelos, ficou decidido que os desfiles continuarão aonde estavam. “Semana passada fiz uma nota de repúdio a esta mudança de data e local de realização do desfile e concurso das agremiações para o carnaval de 2018. A mudança era unilateral e sem debate com os interessados”.

“Debater sobre segurança é cada vez mais necessário diante da onda de violência que nosso Estado vive. Aproximar o poder público e a sociedade para discutir soluções é a forma mais coerente de desenvolver políticas públicas eficientes”, afirmou o vereador Almir Fernando (PCdoB), durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (14).

A Comissão de Legislação e Justiça analisou oito projetos, dos quais cinco tiveram parecer pela aprovação. Entre os projetos de lei analisados o que suscitou maior debate foi o 258/2017 que transforma Setúbal, hoje pertencente a Boa Viagem, em bairro independente. O autor da Proposta vereador Rodrigo Coutinho (SD) esteve presente para defender a matéria.