A Câmara do Recife sediou nesta sexta-feira (23) uma audiência pública para debater, com a Secretaria de Finanças da capital, o relatório de gestão fiscal do terceiro quadrimestre de 2017. Realizado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, o evento contou com a participação do secretário de Finanças, Ricardo Dantas. A audiência foi coordenada pelo presidente da Comissão, o vereador Eriberto Rafael (PTC).
Para festejar o aniversário de 113 anos de criação do Rotary, o vereador Wanderson Florêncio (PSC), propôs reunião solene na Câmara do Recife. Ele disse que o crescimento e a expansão do
Rotary do Brasil são imensos e podem ser vistos pelos serviços diretos e indiretos prestados à comunidade. Uma lei federal, editada em 1969, torna esta entidade e outras semelhantes de utilidade pública. A homenagem contou com a participação do violinista de rua Max Antônio, e foi presidida pelo vereador Fred Ferreira (PSC). Dezoito membros rotarianos receberam diplomas pelos serviços prestados à entidade.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu a visita de uma comitiva formada por integrantes da Rede de Articulação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco aos gabinetes dos vereadores, na manhã desta quarta-feira, 21. Ocupando a tribuna da Casa, o parlamentar defendeu a liberdade religiosa e o direito de cada pessoa a “exercer a sua religião de forma livre, sem impedimento, sem ações do Estado ou de qualquer outro sujeito”.
Uma das principais pautas do vereador Ricardo Cruz (PPS) é a Guarda Municipal do Recife e as mudanças em torno da instituição. E na tarde desta quarta-feira (21), durante reunião plenária, ele falou sobre as visitas que fez ao Cabo de Santo Agostinho e Cabedelo, na Paraíba, cidades que, segundo ele, têm a segurança reforçada através do poder de polícia cedido à guarda.
“Subo mais uma vez a esta tribuna para falar da realidade da rede municipal de ensino.” Com essas palavras, a vereadora Ana Lúcia (PRB) se dirigiu ao plenário da Câmara do Recife nesta quarta-feira (21) para tratar de diversos problemas das escolas públicas municipais da capital. A parlamentar abordou desde questões de infraestrutura da rede à necessidade de contratação de profissionais, como os Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs).
“A pré-candidata à presidência da República pelo meu partido, Manuela D’Ávila, chegará ao Recife amanhã para tratar da campanha eleitoral com nossas lideranças locais e quero convidar toda militância para nos acompanhar e reforçar o apoio à sua candidatura”, comunicou o vereador Almir Fernando (PCdoB), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (21).
Durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (21) o vereador André Régis (PSDB) contou que durante visita realizada pela manhã por sua equipe, a creche Unidos Venceremos, no Alto José do Pinho, foram encontradas irregularidades como a existência de cupins, pombos e instalações precárias.
Ao comentar os números contabilizados do Carnaval 2018 de Recife, o vereador Eriberto Rafael (PTC), líder do governo na Câmara de Recife, salientou os bons resultados obtidos. Segundo ele, foram mais de 1,6 milhão de pessoas de todas as partes do país e do mundo que conheceram as riquezas de nossa cultura popular. “O número soma 300 mil pessoas a mais do que o ano passado”.
Fraternidade e superação da violência. É esse o tema da Campanha da Fraternidade 2018, iniciativa da Igreja Católica brasileira realizada anualmente no período da Quaresma, e que foi repercutida pelo vereador Aerto Luna (PRP) na Câmara do Recife nesta quarta-feira (21). Segundo o parlamentar, a campanha – cujo lema deste ano é “em Cristo, somos todos irmãos” – foi lançada pela Arquidiocese de Olinda e Recife na quarta-feira de cinzas (14).
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife retomou suas atividades após o recesso parlamentar nesta quarta-feira (21), com uma reunião realizada na Casa de José Mariano. O grupo debateu quatro projetos que tramitam no Poder Legislativo. Os vereadores receberam, ainda, pessoas aprovadas em um concurso realizado em 2015 pela Prefeitura e que visa preencher cargos de Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs) na rede municipal de ensino.