Notícias

Emocionado com a homenagem feita pelos colegas parlamentares através da Mesa Diretora da Câmara do Recife, o vereador Aerto Luna (PRP) agradeceu o gesto da Casa em homenagear o ex-vereador d que exerceu seis mandatos na Casa, Gilberto Luna, pai dele. “A bandeira do vereador Gilberto sempre foram os motoristas da cidade. Dedicou toda sua vida a esta categoria. Fico feliz e emocionado com a homenagem, pois vai emprestar o nome à sala dos motoristas. Aonde ele estiver estará muito feliz”.

Na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (14), a vereadora Ana Lúcia (PRB) apresentou requerimentos de voto de aplauso a duas datas comemorativas: o Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, e o Dia do Estudante, celebrado no dia 11 de agosto. A parlamentar, que atua na área da educação, ressaltou na tribuna da Casa de José Mariano a importância das políticas públicas para esses dois segmentos sociais.

Na última quinta-feira (10), o vereador Almir Fernando (PCdoB) reuniu diversas entidades na Câmara do Recife para discutir a acessibilidade das pessoas com deficiência e os problemas de validação do cartão de passe livre no transporte público para o segmento. Nesta segunda-feira (14), o parlamentar subiu à tribuna da Casa de José Mariano para repercutir as discussões e os avanços alcançados pelo evento.

Dar destaque a dois pedidos de informação enviados à Secretaria de Saúde do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Rinaldo Júnior (PRB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (14). Segundo o parlamentar, os pedidos – um enviado em 22 de maio e outro no dia 20 de junho – não foram respondidos pela pasta. No plenário, o vereador também solicitou que fosse marcada uma reunião com o secretário Jailson Correia.

Os recursos existentes para políticas públicas nem sempre contemplam tudo aquilo que é necessário, e neste cenário surgem as prioridades, no entanto, de acordo com o vereador Ivan Moraes (PSOL), estas escolhas são questionáveis. Segundo ele, a Prefeitura do Recife retirou cerca de R$ 2,7 milhões da rubrica de infraestrutura para obras em morros e transferiu para organização do trânsito.

“Gostaria de fazer um apelo ao presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, o senhor Rui do Rego Rocha, sobre a linha 111 – Avenida Pinheiros, na Imbiribeira. Ela existe a mais de trinta anos e contava com quatro ônibus, atualmente só tem dois e corre o risco de ser retirada”, relatou o vereador Aerto Luna (PRP), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (14).

“Amanhã teremos uma audiência pública e estamos convidando a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para que venha a essa Casa e possa esclarecer, não apenas para nós, vereadores, mas também para as lideranças e amigos dos bairros a questão do abastecimento de água na Zona Norte do Recife”, afirmou o vereador Marco Aurélio (PRTB), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (14).

Segundo o projeto de lei da vereadora Aline Mariano (PMDB), os estabelecimentos que prestam serviço de saúde e os que comercializam ou fornecem medicamentos, situados no Recife, ficarão obrigados a manter postos de coleta para recebimento do descarte de medicamentos que estejam vencidos ou impróprios para o consumo de suas embalagens contaminadas e de seus materiais perfurocortantes. A matéria encontra-se em tramitação nas Comissões.

Concedido pelo vereador Aerto Luna (PRP), o presidente nacional do Partido Republicano Progressista, Ovasco Rezende foi agraciado com Título de Cidadão do Recife, na Câmara Municipal. O vereador ressaltou que Ovasco Rezende preside o PRP desde 2006, mas é também presidente do Diretório Regional do partido em São Paulo, bem como da Fundação Dirceu Gonçalves Rezende, desde 2010 e do Instituto Republicano de 2003 a 2010. Mas ele foi também coordenador de obras públicas da secretaria de Obras de São José do Rio Preto e palestrante nos cursos de formação política do PRP. O homenageado nasceu em Jales, interior de São Paulo, é engenheiro, casado com Carla Machado, tem dois filhos.

Com o fim do recesso parlamentar de julho, a Comissão de Revisão da Lei Orgânica do Recife voltou a se reunir nesta sexta-feira (11), na Casa de José Mariano, para discutir emendas que visam modificar artigos da lei maior do município. Por cerca de três horas, os vereadores do grupo debateram temas como o voto secreto para a apreciação de vetos do Executivo e a obrigatoriedade de realização de audiências públicas para temas que envolvam zoneamento urbano e política municipal de meio ambiente, por exemplo. A reunião foi liderada pelo presidente da comissão, o vereador Carlos Gueiros (PSB).