Ao lembrar que nesta terça-feira, 18 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Orgulho Autista, o vereador Ronaldo Lopes (PP) chamou a atenção para a necessidades de se reforçar as políticas públicas que garantam melhores condições de vida para as crianças que têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como aos seus familiares. “O autismo não é uma doença, mas uma alteração neurológica. Sou tio de duas crianças que têm o transtorno e sei das dificuldades que a família enfrenta tanto para fechar o diagnóstico quanto para conseguir acompanhamento”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira.
A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao ex-deputado federal Gonzaga Patriota, durante reunião solene na noite desta segunda-feira (17). A iniciativa partiu da Comissão Executiva da Casa, presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB) que disse tratar-se de “um reconhecimento merecido àquele que, com dedicação, integridade e incansável espírito público contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade e de nosso Estado”. A solenidade foi conduzida pelo primeiro-secretário, vereador Eriberto Rafael (PSB) e contou com o plenário repleto de autoridades, parentes e amigos do homenageado.
Uma reunião pública para tratar sobre o Projeto de Lei 136/2024, que altera a Lei das infrações e sanções administrativas relativas a atividades lesivas ao meio ambiente, bem como o procedimento para apuração dessas infrações (Lei 18.211/2016), foi realizada na tarde desta segunda-feira (17), na Sala das Comissões da Câmara do Recife, numa iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT). O evento contou com a participação da sociedade civil, professores e gestões municipal e federal. “O objetivo é o de apresentar o projeto para a população, autoridades e demais interessados, com a finalidade de promover a participação popular, alterações necessárias e demais intervenções”, explicou a parlamentar.
O vereador Alcides Cardoso (PL) apontou supostas irregularidades na licitação para a contratação de uma empresa que organizou as eleições dos conselheiros tutelares do Recife. O pronunciamento ocorreu durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (17).
A intensidade das chuvas durante o final de semana, trazendo como consequência o alagamento de ruas em diversos bairros, foi o tema do discurso do vereador Ronaldo Lopes (PP) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (17). “Foram grandes os transtornos enfrentados pela população, principalmente nas comunidades mais pobres. É um caos todas as vezes que chove. O Recife precisa de políticas públicas para enfrentar as consequências das chuvas”, disse. Segundo ele, além dos alagamentos, também houve desmoronamento de barreira e de lonas que são colocadas nas encostas.
Os embates entre os grupos políticos que opõem, hoje, os governos do Recife e de Pernambuco estiveram em cena na tribuna da Câmara Municipal. Em um discurso proferido durante a reunião plenária desta segunda-feira (17), a vereadora Aline Mariano (PSB), teceu comentários críticos à atuação dos vereadores que compõem a oposição ao prefeito João Campos (PSB) na Casa de José Mariano. No pronunciamento, ela também fez críticas à condução do Estado, chefiada pela governadora Raquel Lyra (PSDB).
Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (17), o vereador Chico Kiko (PSB) comentou as obras realizadas pela Prefeitura do Recife. Segundo ele, em três anos e seis meses de gestão do prefeito João Campos, já foram entregues mais de 200 obras. Além disso, o parlamentar teceu críticas sobre a área de segurança pública, que compete ao governo do Estado.
O vereador Carlos Muniz (PSB) dirigiu-se à tribuna durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (17), para destacar ações de infraestrutura realizadas pela Prefeitura do Recife, além de elogiar o Programa Parceria. “No inverno desse ano, mais de 100 mil pessoas estão podendo dormir mais tranquilas e seguras, com a certeza de que suas barreiras estão protegidas”.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, recebido pela Prefeitura do Recife na semana passada, em Brasília, na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, foi destacado pelo vereador Felipe Francismar (PSB), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (17). A gestão recebeu a premiação com a iniciativa E.I.T.A! Recife. “Esse é o maior reconhecimento nacional dedicado ao incentivo ao empreendedorismo e à inovação nas cidades brasileiras. Esse prêmio destaca o compromisso da gestão em fazer de Recife um centro de inovação, desburocratização e desenvolvimento econômico”, disse.
A vereadora Liana Cirne (PT) disse que o projeto de lei número 1.904/24, que está tramitando em regime de urgência na Câmara do Deputados, estabelece “um crime de gênero, um crime de aborto”, pois o texto equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicídio. “Este é um tema que afeta todas as pessoas do país, homens e mulheres. Por que as mulheres que fazem aborto terão que passar 20 anos presas? Essas mulheres, diferentemente da imagem que é feita das mulheres que abortam, na grande maioria, são mães e casada. E muitas vezes elas são arrastadas pelo pais, pelos maridos e pelos amantes para fazerem o aborto. Mas o Código Penal não diz uma única linha sobre esses homens”, acusou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (17).