Notícias

A Câmara do Recife vai promover uma audiência pública no plenarinho da Casa, no dia 20 de março, das 9h às 12h, para discutir sobre a privatização da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e as consequência para os recifenses. A iniciativa do encontro é do vereador Rinaldo Junior (PSB), autor do requerimento de número 24/2025, aprovado durante a reunião plenária desta terça-feira (4). A proposição gerou debate entre os vereadores.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (4), o requerimento número 9.528/2024, de autoria da então vereadora Michele Collins (PP), foi discutido e aprovado no plenário da Casa de José Mariano. A proposição dirige indicação ao prefeito da cidade para criação de um serviço especializado destinado às mulheres em situação de rua no Município. O debate foi iniciado pelo vereador Eduardo Moura (Novo), que voltou à tribuna outras vezes para destacar os 25 anos da TV Guararapes e cobrar melhorias no trânsito.

O vereador Fabiano Ferraz (MDB) dirigiu-se à tribuna da Casa de José Mariano, na manhã desta terça-feira (4), durante reunião plenária, para agradecer a votação recebida nas eleições de 2024 e citar temas que defenderá no mandato. “Agradeço aos 9778 recifenses que me reconduziram à Câmara. Neste segundo mandato, seguirei lutando pela valorização dos guardas municipais. Sou defensor do armamento e defendo a revisão do plano de cargos, carreiras e vencimentos da corporação. Lutarei, também, pela mobilidade do Recife, investimentos no transporte público e ampliação das faixas azuis e ciclofaixas”.

A eficiência do Programa Parceria, que a Prefeitura do Recife executa através da Secretaria de Infraestrutura, foi destacada pelo vereador Eduardo Mota (PSB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (4). Ele explicou que o programa, que objetiva a realização de obras com a colaboração das comunidades residentes em áreas de riscos e em morros da periferia, concluiu 3894 obras entre 2021 e o ano passado, beneficiando cerca de 40 mil pessoas em diversas áreas. “Somente no ano passado, superou a meta com 1212 obras. E neste ano, 249 obras já estão acontecendo”, afirmou.

Durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (4), vereadores debateram o requerimento de número 3/2025, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que concede voto de aplausos e congratulações à atriz Fernanda Torres, por sua premiação como melhor atriz em filme de drama no Golden Globes (Globo de Ouro) por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui. Os debatedores foram Eduardo Moura (Novo), Cida Pedrosa e Luiz Eustáquio (PSB). O requerimento foi aprovado em plenário com cinco votos contrários.

A abertura dos trabalhos legislativos de 2025, na Câmara do Recife, ocorreu na manhã desta segunda-feira (03), marcada pela instalação da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, que corresponde ao primeiro dos quatro anos que compõem a Legislatura iniciada este ano. A reunião solene, no plenário da Casa de José Mariano, foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB), contou com a presença do prefeito João Campos e de todas as vereadoras e vereadores.

Na próxima segunda-feira (3), às 10h, uma reunião solene no plenário da Câmara Municipal do Recife marcará a retomada das atividades parlamentares na Casa. A solenidade de instalação da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura contará com os pronunciamentos do prefeito do Recife e dos vereadores líderes das bancadas de oposição e de governo.

Atendendo a diversas reivindicações realizadas pelos moradores do bairro do Jordão, Zona Sul do Recife, o vereador Júnior Bocão (PSB) apresentou, na Câmara Municipal, vários requerimentos que pedem a melhoria da localidade. Iluminação, recuperação de escadaria, de canaleta e implantação de lombadas integram as demandas enviadas pelo parlamentar para a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e para a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

A inclusão, no Calendário Oficial de Eventos do Recife, da celebração da Igreja Católica que encerra o ano litúrgico – a Festa de Cristo Rei – está em tramitação na Câmara Municipal, por meio do projeto de lei Ordinária nº 190/2024, de autoria do vereador Wilton Brito (PSB). A festa foi instituída pelo Papa Pio XI, em 1925, para celebrar a fé "mesmo em meio a ditaduras e perseguições à igreja".

Fragilidade dos órgãos, principalmente do cérebro, baixo peso, maior risco de deficiências motoras e infecções respiratórias crônicas. Essas são algumas das consequências que o parto prematuro pode gerar ao bebê. Por isso, com o objetivo de garantir a prevenção do parto prematuro e os direitos dos bebês prematuros e das famílias, a lei nº 19.350/2025, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (MDB), foi sancionada pelo prefeito João Campos (PSB). A lei institui a “Semana Municipal de Cuidados à Prematuridade” no Calendário Oficial de Eventos do Recife, a ser celebrada anualmente no dia 17 de novembro, data que coincide com o Dia Mundial da Prematuridade.