Com o propósito de esclarecer a população acerca da concessão dos quatro parques urbanos do Recife à iniciativa privada, assim como colher subsídios e fazer encaminhamentos, o vereador Alef Collins (PP) realizou audiência pública na tarde desta quarta-feira (9), quando reuniu usuários dos parques, representantes do poder público e da empresa que administrará os equipamentos urbanos para debater o assunto. De acordo com o parlamentar as intervenções a serem realizadas vão impactar a vida de milhares de recifenses, como as numerosas pessoas que usufruem diariamente dos espaços, e os prestadores de serviços ali instalados, o que exige ampla discussão com a sociedade.
Sob a presidência do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), a Comissão de Políticas Públicas da Juventude da Câmara do Recife reuniu-se, nesta quarta-feira (9), e realizou a distribuição de um projeto de lei Ordinária. Com a presença dos vereadores Thiago Medina (PL) e Felipe Francismar (PSB), o colegiado, por sugestão do presidente, decidiu realizar visitas a projetos no Recife que tratam de políticas públicas para a juventude. Uma outra proposta apresentada por Rodrigo Coutinho e acatada pelos demais foi a de incluir Esportes no seio da Comissão da Juventude. "A presidência está fazendo um projeto de decreto Legislativo para a gente poder, efetivamente, ter a Comissão de Juventude e Esportes, fazendo com que a nossa Comissão amplie o leque de debates e discussões", detalhou.
Os pareceres de 21 projetos que se encontram em tramitação na Câmara do Recife foram discutidos e votados nesta terça-feira (8) pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes do Poder Legislativo. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), o grupo se manifestou favoravelmente a todos projetos de lei e projetos de decreto legislativo analisados. Além da presidente, participaram da reunião em formato híbrido a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), o vereador Felipe Alecrim (Novo) e o vereador Hélio Guabiraba (PSB) – este, como suplente.
A defesa da fiscalização parlamentar individual foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Eduardo Moura (Novo) na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (8). No pronunciamento, ele defendeu a aprovação de diversos requerimentos de sua autoria que se encontravam em votação – dentre eles, o de nº 2096/2025. Dirigido à Procuradoria-Geral do Município, o documento solicita a emissão de uma orientação jurídica formal que assegure o direito a esse tipo de fiscalização, inclusive no acesso às repartições públicas. Os vereadores Gilson Machado Filho (PL) e Felipe Alecrim (Novo) se juntaram ao debate.
Criação de uma política municipal de apoio e incentivo ao cooperativismo; a fixação de datas comemorativas e a criação de uma campanha que combate o assédio, importunação e violência sexual nos estádios. Todas essas proposições foram aprovadas em duas votações, na reunião plenária da Câmara Municipal, desta terça-feira (8), e seguem agora para sanção do Poder Executivo.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (8) o requerimento nº 1992/2025, que pede à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) que realize visita técnica para resolver a questão do acúmulo de lixo em alguns pontos do bairro de Santo Amaro. O autor do pedido, vereador Rinaldo Junior (PSB), ocupou a tribuna durante a discussão para salientar a importância do tema. De acordo com ele, comerciantes e moradores de outras localidades têm descartado lixo e entulho nas proximidades da Escola Estadual Aníbal Fernandes, problema que se alastra em vias importantes do bairro, como as ruas Tupinambás e Frei Cassimiro. Ainda segundo Rinaldo Junior, é preciso que haja um controle mais rigoroso do descarte, além de ações de conscientização ambiental. “A população não aguenta mais. O nosso mandato tomou uma atitude: a gente acionou o presidente da Emlurb a fim de fazer uma fiscalização mais rigorosa e punir quem, realmente, está fazendo esse descarte”.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (8), a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) destacou três requerimentos de sua autoria. Dois dos pedidos versam sobre a implementação do programa “CEP Para Todos” na cidade e a terceira solicitação pede a realização de serviços, instalação de corrimão e recuperação de canaletas em uma escadaria do Morro da Conceição, na Zona Norte da cidade.
Através de um requerimento de sua autoria, o vereador Alef Collins (PP) denunciou, na reunião plenária desta terça-feira (8), da Câmara Municipal, que a Prefeitura do Recife não vem fazendo a entrega, em tempo hábil, de leite de fórmula – leite artificial, modificado para imitar o materno – específico para crianças com doenças raras. “A Prefeitura atrasa na entrega do leite de fórmula, que é uma necessidade básica. Esse leite é essencial para que a criança sobreviva”, disse, ao debater o requerimento de número 2181/2025, de sua autoria. O vereador Eduardo Moura (Novo) participou da discussão.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (8), a vereadora Kari Santos (PT) e o vereador Rinaldo Junior (PSB) salientaram a importância da valorização dos professores do município. Com as galerias do plenário lotadas de professores da rede pública municipal, Kari Santos afirmou que a proposta de reajuste da Prefeitura do Recife para a classe é de 1% e aumento de R$ 1 no vale-alimentação, e Rinaldo Junior ressaltou a necessidade de discutir, na Casa de José Mariano, tudo o que envolve a educação, inclusive a valorização salarial.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (8), três requerimentos de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), originados de fiscalizações realizadas pelo seu mandato, foram aprovados no plenário. Além do autor dos pedidos, que versam sobre regularização e destinação de bens, instalação de barreira de proteção e providências relativas à farmácia distrital, também participaram das discussões os vereadores Thiago Medina (PL), Rinaldo Junior (PSB), Davi Muniz (PSD) e Felipe Alecrim (Novo).