Por iniciativa da vereadora Michele Collins (PP) a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene para comemorar o Dia Internacional da Família, que é comemorado no dia 15 de maio, mas que foi festejado pelo legislativo municipal na manhã desta terça-feira, 16. “Este é um momento que deve fazer parte do calendário diário de nossas vidas. A data foi instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em 1993, para homenagear a instituição familiar, já que é núcleo responsável pela formação moral e ética dos seus indivíduos”, ressaltou a vereadora. A solenidade também serviu para instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Vida, que é presidida pela vereadora.
O Dia Internacional da Família é comemorado anualmente em 15 de maio e a data foi lembrada hoje (15), na Câmara, pela vereadora Michele Collins (PP). “Sabemos que a família é nosso bem maior, nossa estrutura e nosso porto seguro. Todos nós somos dependentes uns dos outros, mas somos mais das nossas famílias. Não adianta sermos bem sucedidos se tivermos um lar fracassado”.
O vereador Marco Aurélio (PRTB) dirigiu-se à tribuna desta segunda-feira,15, para relatar uma visita a uma escola localizada no Alto do Mandu. Segundo o parlamentar, a unidade educacional será transformada em creche e representa uma antiga e importante reivindicação da comunidade.
Um dos objetivos das propostas apresentadas pelos parlamentares é atender necessidades e carências da população. E na tarde desta segunda-feira (15), durante reunião plenária, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) falou sobre duas matérias legislativas de sua autoria. Uma delas institui no calendário oficial da Cidade do Recife a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Adolescente Trabalhador e a outra solicita a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência Doméstica.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu no plenário da Câmara do Recife audiência pública realizada semana passada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) sobre o auxílio moradia disponibilizado para 6 ml famílias que moravam em áreas de risco e foram retiradas por segurança pela Prefeitura do Recife. O benefício é de R$ 200,00 por família e por ano soma cerca de R$ 15,1 milhões de acordo com cálculos do parlamentar.
O vereador Romero Albuquerque (PP) solicitou um voto de aplauso ao ex-jogador e auxiliar técnico do Clube Náutico Capibaribe Sílvio Luiz Borba da Silva, o Kuki, pelo resgate da cadela Louise, ocorrido no mês passado. O animal se encontrava ferido, abandonado e preso a uma pedra na BR-101 quando foi encontrado pelo futebolista. O fato foi levado à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (15).
Uma audiência pública marcada para o dia 25 de maio vai debater, na Casa de José Mariano, os pontos de risco nas encostas do Recife e o retorno do projeto Parceria nos Morros. A iniciativa é do vereador Almir Fernando (PCdoB), que subiu à tribuna da Câmara nesta segunda-feira (15) para tratar do assunto.
Um projeto que obriga a instalação de banheiros família – destinado a crianças de até dez anos – em bares, restaurantes, hipermercados, supermercados e banheiros públicos do Recife está mais próximo de se tornar lei no município. A matéria recebeu parecer positivo da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, que se reuniu nesta segunda-feira (15), na sede do Poder Legislativo.
A nova Comissão de Redação da Câmara Municipal do Recife, criada por força do Ato da Presidência número 4/2017, foi instalada na manhã desta segunda-feira, 15, às 11h, quando foi escolhido o vereador Marcos di Bria (PSDC) para presidi-la. Esta é uma das comissões mais importantes do Poder Legislativo Municipal. É por ela onde tramitam todos os projetos de Lei, de Resolução, de Decreto Legislativo, de Emendas da Lei Orgânica e Complementar após a aprovação em plenário.
Encerra-se nesta terça-feira, 16 de maio, o prazo regimental de apresentação de emendas ao Projeto de Lei do Executivo número 03/2017, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2018. A Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é elaborada todos os anos, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual (PPA).