Notícias

Um projeto de resolução, 22/2017, de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB), propondo a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública Municipal, mobilizou o plenário da Câmara do Recife. A autora argumentou em defesa da Frente apesar de ter ouvido que em geral frentes parlamentares acabam não sendo atuantes. “Custa-me crer que de fato sejam ineficientes e é por isso que defendo a criação desta Frente pela Educação com entusiasmo e convido os colegas parlamentares a fazerem parte dela, para travarmos o debate necessário. As escolas estão abandonadas e entregues à insegurança. É preciso traçar um plano de ação que saia do papel”.

Pleito antigo do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), a recuperação da BR 101 em diversos trechos que cortam bairros importantes como Engenho do Meio, Detran, Guabiraba, Jardim São Paulo entre outros, saiu do papel e mereceu elogios do parlamentar na Câmara do Recife.

A migração partidária do senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho – que desfiliou-se do PSB e ingressou no PMDB – foi repercutida na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta quarta-feira (6). Membro da executiva estadual e presidente municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o vereador Jayme Asfora (PMDB) teceu críticas à filiação de FBC ao subir à tribuna da Casa.

“Querem fazer um parque no Pina, com o nome de Parque Boa Viagem. Nada contra o bairro, sou até a favor do parque, enquanto ativista da causa animal, também luto pela flora e fauna. Mas não posso deixar de cobrar a construção de um habitacional no terreno do antigo Aeroclube. Sendo esse um compromisso assumido por nosso prefeito durante a campanha de 2012”, relatou o vereador Ricardo Cruz (PPS), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (06).

Presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta quarta-feira (6), para discutir e votar pareceres a projetos que tramitam na Casa. Uma das matérias em pauta foi o projeto de lei nº 201/2017, de autoria do vereador Romero Albuquerque (PP). Aprovado pelo grupo, o texto propõe a criação da Medalha Rui Barbosa, que visa agraciar estudantes da rede pública municipal que obtiveram destaque nos quesitos frequência, disciplina e rendimento escolar.

O Poder Executivo disponibilizará, por meio das agendas, cadernos ou qualquer meio de comunicação escrito estabelecido com os pais dos alunos da rede pública municipal de ensino, informações sobre as campanhas de vacinação. É isso que prevê o projeto de lei 289/2017, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC), que está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

O problema do descarte de pilhas e baterias foi debatido pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife nesta terça-feira (5). Presidido pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), o grupo se reuniu na Casa de José Mariano para analisar 16 pareceres a projetos de lei – dos quais 13 foram aprovados. Um dos projetos que receberam parecer positivo foi o de número 151/2017, de autoria da vereadora Aline Mariano (PMDB), que visa obrigar os estabelecimentos que comercializam acumuladores de energia a disponibilizar a seus clientes postos de coleta para o descarte desse tipo de produto.

Um projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Marco Aurélio (PRTB), que ainda vai ser encaminhado para votação na Câmara do Recife, propõe uma consulta popular para que moradores digam se querem ou não as câmeras de videomonitoramento que podem multar veículos infratores. Atualmente existem 10 delas em funcionamento, mas segundo o parlamentar há 115 esperando para serem instaladas na cidade.

Nada mais justo do que homenagear jovens estudantes de uma escola de referência no Estado. Trata-se da Escola de Aplicação do Recife, vinculado à UPE, ganhador de três medalhas de prata e uma de bronze na 9ª Olimpíada Nacional de História do Brasil, realizada em campinas São Paulo. Os quatro grupos participantes, com maioria de alunas, classificou Pernambuco no quinto lugar geral do certame. Por esse feito, o vereador Ivan Moraes (PSOL) solicitou na Câmara do Recife um voto de aplauso para os ganhadores.

O projeto de lei nº 21/2017, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), provocou novos debates na Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (5). Em agosto, a matéria havia sido discutida pelos parlamentares, mas teve sua votação adiada para ser analisada pelas comissões da Casa. Nesta terça-feira, o projeto – que trata da transparência ativa dos gastos com publicidade e propaganda realizados pela Prefeitura – não foi votado por falta de quórum, mas não deixou de ser abordado pelos vereadores presentes no plenário.