Notícias

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (19), em primeira votação, um projeto de lei de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB) que institui no município o Mês de Mobilização de Todos pelo Fim da Violência contra as Mulheres, conhecido também como Campanha do Laço Branco. A iniciativa, que deve acontecer sempre em dezembro, lembra o Massacre de Montreal, quando um ataque antifeminista vitimou 14 mulheres numa universidade canadense, e visa sensibilizar todas as pessoas para esse tipo de violência. Durante a votação, diversos parlamentares portavam laços brancos em prol da campanha.

A guerra do tráfico é responsável pela maior fatia de violência no Estado, de acordo com pesquisa divulgada por um jornal da cidade. O resultado apresentado foi repercutido pela vereadora Michele Collins (PP), cujo mandato é identificado com trabalho de prevenção ao uso de drogas ilícitas. De acordo com a pesquisa, a violência é cometida predominantemente praticada pelos usuários de crack. “É preciso que os pais tenham cuidados especiais com os filhos pré e adolescentes que entram nesse mundo especialmente pela curiosidade”.

A atuação do pastor Paulo Campos, ligado ao grupo de Evangelização (EVG) da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), no auxílio às vitimas das últimas enchentes foram motivo de um voto de aplauso aprovado pela Câmara do Recife nesta segunda-feira (19). A iniciativa pela homenagem foi da vereadora Ana Lúcia (PRB), que subiu à tribuna da Casa para saudar o religioso e a organização.

Nas grandes capitais, a construção de túneis tem a função de desafogar avenidas e diante desse fato, torna-se desnecessária a instalação de semáforos em trechos dessa natureza, afirmou o vereador Marco Aurélio (PRTB) durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (19) ao falar sobre os três sinais instalados no viaduto da Via Mangue, na Zona Sul do Recife.

“Parabenizo o prefeito Geraldo Julio por está tão próximo da população mais carente. No último sábado os moradores do bairro de Areias tiveram a oportunidade de aproveitar diversos serviços gratuitos que em alguns casos, dependem de processos burocráticos para serem realizados”, enfatizou o vereador Chico Kiko (PP) durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (19).

As mortes do sargento Ricardo Sales dos Santos e do jovem Esdras Henrique Silva Teles, ocorridas na semana passada, levaram o vereador Ivan Moraes (PSOL) à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (19). O policial havia sido baleado durante investigação na comunidade de Ouro Preto, em Olinda, na última quarta-feira (14); já o jovem foi atingido durante uma troca de tiros na comunidade do Bode, no Pina, em meio a uma ação deflagrada na quinta-feira (15) contra suspeitos do assassinato do militar.

Próxima quinta-feira, 22, a Unidade de Saúde da Família localizada no Alto do Eucalipto será entregue à população depois de receber uma grande reforma. O vereador Almir Fernando (PCdoB) elogiou esta ação da Prefeitura, durante a reunião plenária realizada na tarde desta segunda-feira (19).

O trabalho da Câmara do Recife na análise do pacote de projetos enviados ao Legislativo pela Prefeitura na semana passada rendeu elogios por parte da vereadora Aimée Carvalho (PSB), que fez uso da tribuna da Casa nesta segunda-feira (19). O conjunto de matérias do Executivo que tramita na Câmara inclui sete projetos com dispensa de prazo para recebimento de emendas e outros 11 em regime de urgência.

Três secretários municipais, 15 vereadores, diversos assessores e quatro horas de debates sobre os sete projetos de lei do Poder Executivo que tramitam na Câmara do Recife com dispensa de prazo para a apresentação de emendas. Assim foi a reunião realizada na Casa de José Mariano nesta sexta-feira (16) pelas comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento do Legislativo municipal. Na ocasião, os parlamentares puderam fazer perguntas e sugestões aos secretários João Braga, de Mobilidade e Controle Urbano, Ricardo Dantas, de Finanças, e Roberto Gusmão, presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e chefe da pasta de Infraestrutura e Habitação.