Notícias

A lei 16.217 estabelece normas para as operações de carga e descarga de mercadorias no Recife. De autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB), a legislação foi sancionada em 1996, mas ainda não vem sendo cumprida. Para discutir a sua aplicabilidade, a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito da Câmara promoveu, na manhã desta quinta-feira (8), uma reunião com representantes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Guarda Municipal.

Celebrado nesta quarta-feira (7), o Dia Mundial da Saúde foi tema de pronunciamento do vereador Jadeval de Lima (PTN) no plenário da Câmara Municipal do Recife. O parlamentar destacou a responsabilidade dos governantes com a saúde pública e com outros serviços básicos essenciais à população. “O saneamento é um desses aspectos para se manter a saúde das pessoas, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias”.

A paralização da limpeza urbana do Recife desde o último dia 30, um protesto dos profissionais da Vital Engenharia, principal empresa responsável pela coleta dos resíduos sólidos da cidade, levou a vereadora Aline Mariano (PSDB) à tribuna da Casa, na tarde desta quarta-feira (7). A parlamentar disse que, na próxima semana, deverá colocar em votação o requerimento, de sua autoria, que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o problema do lixo.

A tempestade que resultou em tragédia no Rio de Janeiro, revelando a fragilidade estrutural da cidade, serviu de alerta para os vereadores que compõem a Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Câmara Municipal do Recife. Reunidos na manhã desta quarta-feira (07), sob a presidência do vereador Aerto Luna (PRP), eles revelaram-se temerosos com a repetição da tragédia nos morros recifenses durante a temporada de chuvas que se aproxima. No ano passado, por exemplo, cinco pessoas morreram na queda de uma barreira em Lagoa Encantada, no Ibura.

A Comissão de Legislação e Justiça deu parecer favorável, em reunião promovida na manhã desta quarta-feira (7), ao projeto de lei de autoria do vereador Luciano Siqueira (PCdoB) que dispõe sobre o Sistema Municipal de Ciência e Tecnologia de Incentivos à Inovação e à Pesquisa Científica e Tecnológica no Ambiente Produtivo Municipal. O parecer foi um dos nove apresentados pelos componentes do grupo. Outros dez projetos também foram distribuídos para serem relatados.

Na manhã desta quarta-feira (7), a vereadora Vera Lopes (PPS) promoveu uma audiência no plenarinho da Casa para discutir a carência de leitos de UTI nos hospitais públicos e privados de Pernambuco. “É muito angustiante não conseguir dar o tratamento adequado a um paciente. Quando ligamos para a central de regulação a resposta é sempre a mesma, não há leitos de UTI disponíveis nos hospitais públicos. E quando não consegue salvar uma vida, o médico fica decepcionado, frustrado, o sentimento é de derrota. Nos meus plantões eu sofro esta angústia diariamente”. A parlamentar também é médica pediatra.

Chamar a atenção da sociedade para o autismo e permitir a inclusão dessas pessoas nas políticas públicas que tenham por finalidade minimizar as dificuldades que os autistas enfrentam em seu cotidiano. Esses são os objetivos do projeto de lei que institui a Semana Municipal de Incentivo à Inclusão Social dos Autistas. A matéria, de autoria do vereador Jadeval de Lima (PTN), foi aprovada pelos parlamentares por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (6).

O vereador Estefano Menudo (PHS) ocupou o plenário da Câmara do Recife nesta terça-feira (6) para homenagear o Dia do Jornalismo, comemorado amanhã, 7 de abril. Para ele, o profissional do jornalismo compartilha com todos os prazeres e desprazeres de notícias políticas, policiais, esportivas sociais, sempre tentando deixar a sociedade consciente de seus direitos e deveres.

Nesta quarta-feira (7), a vereadora Vera Lopes (PPS) promoverá no plenarinho da Câmara uma Audiência Pública para debater a falta de leitos nos hospitais do Recife. Durante a sessão desta terça-feira (6), ela adiantou a discussão ao alertar sobre o aumento no número de acidentes de motos no Estado. “A rede pública de saúde está saturada e não está preparada para arcar com o tratamento destes pacientes. Não temos leitos suficientes nas UTIs e os acidentados acabam padecendo nos corredores de hospitais e, às vezes, até perdendo a vida por falta desta estrutura”.

O Parlamento Jovem, criado em 2005, vai passar por mudanças em sua estrutura. As alterações sugeridas pela vereadora Marília Arraes (PSB), que assumiu a coordenação do Parlamento desde o ano passado, foram aprovadas durante a sessão desta terça-feira (6). Com o novo projeto, a jornada do parlamentar jovem passa a ser anual e paralela às atividades da Casa. Eles devem ter entre 15 e 29 anos, metade das vagas será ocupada por estudantes da rede pública e também obedecem a um percentual de gênero (no mínimo 30% e no máximo 70% das vagas devem ser reservadas a cada sexo). “As alterações têm caráter democrático e cumprem com a proposta de cidadania do Parlamento Jovem do Recife”, defende a autora.