Notícias

A participação do prefeito Geraldo Julio no último dia 1º, para a solenidade em que foi realizada a abertura dos trabalhos legislativos, foi um dos temas abordados pelo vereador André Régis (PSDB), na tarde de hoje, 6. “Senti falta de um projeto que visualizasse o futuro do Recife e que nos convocasse para fazermos um Recife melhor. Isto, para a Casa, seria extremamente importante para sabermos se defendemos ou não a gestão. Se não, apresentaríamos soluções alternativas”.

No primeiro discurso da nova legislatura (2017-2020), o vereador Wanderson Florêncio (PSC) destacou propostas que possibilitam a interação com o povo através de plataformas como o WhatsApp. Na tarde desta segunda-feira (06), no plenário da Câmara, ele agradeceu a oportunidade de fazer parte da Casa e falou da importância do contato com os recifenses. “É motivo de honra e orgulho estar aqui nessa tribuna e quero reforçar que nesse momento a pauta deve ser a sociedade, o povo do Recife”.

Em seu primeiro discurso do mandato que se inicia em 2017, o vereador Almir Fernando (PCdoB) levou à tribuna da Câmara o Recife do tema da segurança pública. Ao plenário da Casa de José Mariano, o parlamentar pediu nesta segunda-feira (6) o armamento da Guarda Municipal da capital. “Que o secretário de Segurança possa aceitar que a Guarda seja armada e que ela cumpra o seu papel, participe da segurança do município”, afirmou.

Nesta segunda-feira (6), a Câmara do Recife realizou a primeira reunião plenária da 17ª Legislatura, que é composta pelos parlamentares eleitos no pleito municipal de 2016. O vereador Ivan Moraes (PSOL) inaugurou, no pequeno expediente, os discursos feitos na tribuna da Casa de José Mariano. Após tomar a palavra, ele criticou a postura do Prefeito Geraldo Julio durante a solenidade – ocorrida no dia 1º de fevereiro – que instalou a primeira das oito sessões legislativas do período 2017-2020.

Eleita com mais de 14 mil votos, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez questão de agradecer hoje, 6, os eleitores e citar os novos desafios do mandato para os próximos quatro anos. “Não tenho dúvidas de que teremos mais um mandato de muito trabalho e de saudáveis discussões em prol da nossa cidade. Tive a honra de ter recebido mais de 14 mil votos. Foram homens e mulheres que se identificaram com o meu trabalho e a minha forma de fazer política”.

A Lei Orgânica do Recife, que é uma espécie de Constituição municipal, será revisada. A proposta, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PSB), está na ordem do dia. O primeiro passo nesse sentido será dado na tarde desta segunda-feira, 6, quando os vereadores votarem o requerimento que propõe a criação de uma comissão especial composta por sete membros para revisar a legislação. A revisão do texto foi uma das prioridades definida pelo presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), no discurso de posse no dia primeiro de janeiro.

Depois dos pronunciamentos das líderes da situação, Vereadora Aline Mariano (PMDB), e da oposição, vereadora Marília Arraes (PT), o prefeito do Recife, Geraldo Julio, além de fazer relatório da gestão passada, com uma longa lista de realizações, colocou na crise econômica, pela qual o país ainda passa, a responsabilidade pelo que não pôde ser feito. Embora ressaltando a crise econômica devastadora, que já fez 12,5 milhões desempregados no país, fez questão de afagar o Legislativo ao ressaltar a importância de estreitar relações com este poder. O prefeito foi recebido pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB) e por uma comissão de parlamentares, para fazer a abertura dessa nova legislatura.

Na reunião de instalação da 1ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura da Câmara do Recife, a bancada de oposição foi a primeira a ter direito à palavra. Sua líder, a vereadora Marília Arraes (PT), destacou a importância da oposição para a democracia em discurso feito nesta quarta-feira (1º) durante solenidade realizada na Casa de José Mariano e conduzida pelo presidente do Legislativo Municipal, o vereador Eduardo Marques (PSB).

Na reunião solene que marcou o retorno dos trabalhos legislativos na tarde de hoje (1), a líder do governo, vereadora Aline Mariano (PMDB), dirigiu-se à tribuna enfatizando a importância do Poder Legislativo. “É aqui onde acolhemos demandas sociais. É no Poder Legislativo que o povo deposita a confiança e acredita nas mudanças. Os cidadãos esperam de nós eficiência, zelo pela coisa pública e honradez. E nós, enquanto seus representantes, temos o dever moral e ético de retribuir com seriedade e compromisso”.

Parlamentares e assessores lotaram o plenarinho da Câmara do Recife na manhã desta terça-feira (31) para assistir a uma série de palestras sobre o novo Regimento Interno da Casa. A norma, que foi aprovada em dezembro e entrou em vigor no dia 1º de janeiro, deve modernizar o funcionamento do Legislativo municipal e promover adequações que levam em conta a Lei Orgânica. No evento, que visa preparar os vereadores para os trabalhos que se iniciam na próxima quarta-feira (1º), foram destacados detalhes sobre o funcionamento das reuniões plenárias e da tramitação dos projetos de lei.