Notícias

Para acompanhar a posse do prefeito Geraldo Julio e dos vereadores na Câmara Municipal do Recife, os convidados, familiares dos novos parlamentares do Recife e o público em geral poderão dirigir-se, também, ao Plenarinho e Salão Nobre da Casa. Os dois locais já estão com telões devidamente instalados para dar mais conforto aos presentes.

A Câmara está pronta para acomodar o público que acompanhará a posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores do Recife na tarde deste domingo, 1º de janeiro. Nas galerias do plenário, 150 lugares estão disponíveis para quem quiser acompanhar as solenidades de perto. Também é possível assistir ao evento através de telões que foram colocados no Plenarinho e no Salão Nobre da Casa. Segundo o coronel Roberto Melo, responsável pela segurança da Casa de José Mariano, "tudo foi cuidadosamente planejado para melhor acomodar os recifenses".

A solenidade de posse dos 39 vereadores e vereadoras do Recife está marcada para este domingo, 1º de janeiro, às 15h, no plenário da Câmara Municipal. Conforme prevê o Regimento Interno da Casa, antes da posse, assumirá a condução dos trabalhos, na função de presidente, o candidato que obteve o maior número de votos na última eleição, neste caso, a vereadora Michele Collins (PP), com 15.357 votos. Ainda segundo o Regimento, ela deve proferir as seguintes palavras: “Sob a proteção divina, estão abertos os trabalhos para a reunião solene de Instalação da 17ª Legislatura, que Deus nos abençoe e inspire”.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), considerou que o esforço conjunto dos parlamentares superou as dificuldades de um ano reconhecidamente de crise econômica e política, sem que fossem interrompidos os trabalhos, nem mesmo durante o período das eleições municipais. “Estivemos em consonância com o clamor das ruas, por isso, estabelecemos e firmamos medidas que são consideradas um avanço no legislativo. O congelamento dos subsídios dos vereadores para a próxima legislatura é uma prova disso”.

Em tom de despedida e bastante emocionado, o presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB), dirigiu-se ao plenário na manhã de hoje, 29, fazendo uma retrospectiva dos seus 30 anos de vida pública, do primeiro discurso, das amizades cultivadas no local e dos desafios como Presidente da Casa. Durante a reunião extraordinária, ele lembrou que cumpriu seis mandatos como vereador, mas que não foi reeleito no último pleito municipal. Muitos vereadores aproveitaram o momento para também prestar homenagens ao parlamentar.

Agradecer aos vereadores da Câmara do Recife, ao prefeito Geraldo Julio e àqueles que fizeram parte da sua atuação como líder do governo na Casa de José Mariano em seu mandato. Foi esse o objetivo do discurso do vereador Gilberto Alves (PSD) na Câmara nesta quinta-feira (29), durante a última reunião do período extraordinário da 16ª legislatura. O vereador também recebeu as congratulações dos vereadores Eurico Freire (Rede), Jayme Asfora (PMDB) e Aerto Luna (PRP).

Nesta quinta-feira (28), aconteceu a última reunião plenária que congregou os parlamentares da 16ª legislatura da Câmara do Recife. Aproveitando a ocasião, o vereador Aerto Luna (PRP) subiu à tribuna do plenário para fazer um balanço dos trabalhos da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), presidida por ele desde 2013.

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (28), em primeira votação, o projeto de lei que trata da reforma administrativa da Prefeitura do Recife. Com 29 votos favoráveis e cinco contrários, a proposta prevê a supressão de nove das 24 secretarias do município, a extinção de três autarquias e transformação de quatro empresas públicas e sociedades de economia mista em autarquias. A matéria deve passar por sua segunda votação na próxima quinta-feira (29) e, em seguida, ser enviada ao prefeito para a sanção.

O projeto de reforma administrativa da Prefeitura (PLE 29/2016) recebeu ontem (27), no Plenário, três emendas de autoria das vereadoras Marília Arraes (PT) e Michele Collins (PP). Duas tratam da isonomia entre funcionários de empresas transformadas e uma proposta, da vereadora Michele Collins (PP), que altera o nome da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude e Direitos Humanos para Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. Hoje (28), as sugestões foram amplamente debatidas durante a reunião da Comissão de Legislação e Justiça. O encontro ocorreu na Sala das Comissões.