Notícias

Autor do projeto que originou a lei municipal 17.993/14, que criou o Programa de Tombamento, Preservação, Revitalização e Desapropriação dos Campos de Futebol de Várzea na Cidade do Recife, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 9, para cobrar a aplicação da legislação. Desde que ela foi sancionada, a Prefeitura do Recife planejou realizar ações em 31 dos 116 campos identificados nos bairros da periferia, realizou o processo de licitação das obras, mas somente quatro saíram do papel. Mesmo assim, as melhorias foram suspensas e agora estão paradas. “É fato que esses locais além de serem utilizados para a prática de esportes, são locais de convivência, onde muitos jovens encontram a alegria que, às vezes, a vida lhe cobra; quem pratica esporte comumente deixa de lado drogas e tantos mecanismos sedutores da sociedade”, afirmou o vereador.

No Dia Internacional da Mulher – comemorado nesta quarta-feira, 8 de Março – a vereadora Ana Lúcia (PRB) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano para abordar a questão do empoderamento feminino. A parlamentar salientou, principalmente, a autonomia da mulher para traçar sua identidade e escolhas profissionais.

“Meu gabinete é composto por 80% de mulheres, esta é uma forma de empoderar e dar espaço às mulheres, por isso convido a todos os colegas a se sensibilizarem na defesa delas, criando leis que as protejam, que elas façam parte de seus gabinetes, em suas comunidades”, foi o recado dado pela vereadora Michele Collins (PP) na Câmara do Recife, ao presidir a reunião desta quarta-feira, 08

A luta de uma mulher pelo abastecimento regular de água no Córrego do Jenipapo levou o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, o parlamentar cobrou que providências fossem tomadas para garantir o abastecimento da comunidade.

Em 1935 foi proclamado o Dia Internacional da Mulher, mas isso veio de longe e é resultado de uma luta que se deu em 1911 em Nova Iorque, quando mulheres que lutavam por seus direitos foram mortas. E isso se repete nos dias de hoje de outra forma, segundo o vereador Rinaldo Júnior (PRB). “Aqui mesmo nesta Câmara do Recife há menos de 15% de mulheres na Casa. No entanto, cabe ressaltar fato inédito nesta mesma Casa, duas lideranças, de oposição e do governo, são mulheres. O mundo está mudando, mas precisa mudar mais rápido”.

Nesta quarta-feira, 8 de Março – Dia Internacional da Mulher –, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para saudar a força feminina. A parlamentar falou ainda sobre os obstáculos sociais que as mulheres ainda precisam enfrentar e, também, sobre as representantes femininas da Casa de José Mariano.

Diante das notícias sobre violência no transporte público, o vereador Rinaldo Júnior (PRB) tomou a iniciativa de elaborar um Requerimento (699/2017), aprovado hoje (8), solicitando que a Casa realize uma audiência pública com o objetivo de discutir o problema, no próximo dia 24, às 9h, no Plenarinho.

Nesta quarta-feira, 8 de Março, se comemora o Dia Internacional da Mulher. Na Câmara do Recife, a data foi celebrada com uma Mesa Diretora inteiramente feminina. Além da vereadora Michele Collins (PP), que presidiu a reunião plenária, compuseram a Mesa as vereadoras Aimée Carvalho (PSB), Aline Mariano (PMDB), Ana Lúcia (PRB) e Natália de Menudo (PSB).

Não por acaso, mas no dia em que se comemora a data internacional da Mulher, o vereador Jayme Asfora (PMDB) defendeu na Câmara do Recife requerimento 694/17, de autoria dele, que pede a criação de uma Agência de Emprego com atendimento exclusivo para mulheres. O parlamentar entende que as mulheres ainda hoje no país ganham 30% a menos do que os homens no mesmo cargo, têm dupla jornada de e às tripla de trabalho, e foram as que mais sofreram diante dessa crise econômica monumental. Cerca de 11,7% delas estavam desempregados em 2105 conta cerca de 7% dos homens.

O Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, surgiu nos Estados Unidos e Europa e é lembrado em decorrência das batalhas feministas por melhores condições de vida, de trabalho e de direito ao voto. A vereadora Michele Collins (PP) fez questão de enaltecer a data, durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,8.