Notícias

Osmar Ricardo comenta importância de reforma política no Brasil

A importância de uma reforma política no Brasil. O vereador Osmar Ricardo (PT) trouxe o tema à tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta quarta-feira, 18. “Precisamos discutir uma reforma tributária e política. É preciso ouvir a sociedade para que ela decida o futuro do País. É preciso também não só falar de corrupção, mas também de um novo padrão de política para o Brasil. Se observamos, são vários partidos envolvidos em corrupção e isso precisa mudar”.

Leia mais…

Almir Fernando destacou ações da Prefeitura em relação às chuvas

Durante o Pequeno Expediente desta segunda (20), o vereador Almir Fernando (PCdoB), comentou sobre a grande chuva que caiu no Recife, na última sexta-feira (17). Ele também fez questão de ressaltar o trabalho realizado pela Prefeitura. “Sabemos que as chuvas causaram vários transtornos nos morros e quedas de barreira. Mas vou aqui, na Tribuna da Casa, também mostrar o lado positivo que é o de vermos o que foi feito na cidade. Se e prefeitura não executasse as ações necessárias,talvez a situação tivesse sido muito pior. A gestão do prefeito Geraldo Júlio conseguiu limpar mais de 60 canais, diversas canaletas, recuperar escadarias, além de várias ruas que foram recapeadas. Um verdadeiro esforço do prefeito para tentar fazer a cidade ficar mais limpa. Tanto é que o prefeito está criando as Ecoestações, onde a população poderá fazer o descarte de móveis velhos e outros materiais. Infelizmente as pessoas jogam nos canais sofás e geladeiras”, disse.

Leia mais…

Empresário recebe título de cidadão do Recife

O empresário Antônio Callou de Alencar Sobrinho, natural de Serra Talhada, recebeu o título de Cidadão Recifense, concedido nesta quinta-feira, 29, pela Câmara Municipal. “A manhã de hoje ficará marcada nesta casa como um momento em que o Recife toma por filho mais um devoto seu. Foi a vocação de cidada vanguarda que trouxe ao Recife o nosso homenageado a esta terra há exatos 44 anos. Como tantos, Callou foi tragado pelo encanto recifense. A magia dessa cidade, nos idos do início dos anos 70, alavancou os sonhos e a imaginação de jovens na busca de um mundo e um futuro melhor”, disse o vereador Wanderson Florêncio (PSDB), autor da homenagem.

Leia mais…

Aline Mariano lamenta situação de crianças no Canal do Arruda

A vereadora Aline Mariano (PSDB) subiu à Tribuna da Casa, hoje, 5, para repercutir matéria publicada no Jornal do Commercio a qual denunciou a rotina de três meninos de Saramandaia, que catam latas de alumínio em meio ao lixo do Canal do Arruda, na Zona Norte do Recife. “Quero, no dia de hoje, deixar aqui a nossa indignação, especialmente como presidente da Comissão de Direitos Humanos. O título do texto, “Um Mergulho no Absurdo”, é algo que nos entristece muito. É um retrato da degradação social e, infelizmente, já é destaque na Folha de São Paulo e nos jornais internacionais também.”, disse.

Leia mais…

Câmara debate situação de moradores de rua do Recife

Espelho da exclusão social e da violação dos direitos humanos, a população em situação de rua no Recife foi tema de audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT). “É necessário promover uma discussão acurada sobre este segmento da sociedade, cujos vínculos familiares estão fragilizados ou foram interrompidos e se encontram em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social”, afirmou a vereadora. Ela decidiu realizar os debates depois de ter participado do Fórum Metropolitano de População em Situação de Rua, no mês passado.

Leia mais…

Comissão de Legislação e Justiça aprova projetos

A Comissão de Legislação e Justiça se reuniu na Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira, 25. Foram analisados vários projetos, dentre eles o que institui na Câmara Municipal do Recife a Frente Parlamentar de Acompanhamento das Áreas Conurbadas, que recebeu parecer pela aprovação. “Esse projeto tem como objetivo acompanhar mais de perto a população que mora nas áreas limite dos Municípios e que muitas vezes ficam carentes de atenção do poder público”, destacou o presidente da comissão, vereador Aerto Luna (PRP)

Leia mais…

André Régis exalta 25 anos da Constituição Federal

Voto direto, proibição de tortura e liberdade de expressão são algumas das conquistas da Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988. Para exaltar os 25 anos da lei suprema do País, o vereador André Régis (PSDB) fez um discurso no plenário, na tarde desta quarta-feira, 02, e lembrou a importância do documento que, segundo ele, une valores como liberdade e igualdade. “A alma dela é européia, mas o arcabouço normativo sofreu influência profunda dos Estados Unidos”

Leia mais…

Romildo Gomes assume cargo de vereador

O primeiro vereador eleito pelo PSD, o empresário Romildo José Ferreira Gomes Neto, 39 anos, tomou posse na Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira, 12. O legislativo municipal já teve outros vereadores do partido, mas eles já estavam no cargo quando a agremiação política foi criada. “Tenho a responsabilidade de representar o povo do Recife e pretendo ajudar o prefeito Geraldo Júlio, sobretudo nas questões que digam respeito à mobilidade urbana, educação e saúde. Não quero ser diferente dos outros, mas também não serei apenas mais um”, ressaltou o novo vereador.

Leia mais…

Câmara realiza debate sobre obesidade e sobrepeso

Com a realização de audiência pública para discutir o aumento da incidência de sobrepeso, na manhã desta terça-feira, 17, a Câmara Municipal do Recife uniu-se à Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e às universidades que desenvolvem projetos de combate à obesidade. A iniciativa foi do vereador Aerto Luna (PRP), que está consciente da necessidade de se implantar políticas públicas de educação visando a prevenção. “Por isso, eu acho que a escola é um ambiente ideal para dissiminação de ações e práticas preventivas no controle da obesidade. Crianças e adolescentes que estudam nas escolas da rede pública municipal precisam receber orientações e informações de forma a desenvolver hábitos alimentares corretos para serem adultos saudáveis. É mais fácil educar uma criança que reeducar um adulto”, defendeu o vereador na abertura da audiência.

Leia mais…

Maguari apela para os recursos na BR-101

O vereador Maguari (PSB) fez um apelo hoje (6), durante a reunião plenária sobre as condições da BR-101. “Vim fazer uma referência negativa sobre a BR 101 que começa em Prazeres e segue até Abreu e lima. O ex-vereador Josenildo Sinésio até já trouxe para a Casa os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para falar sobre as lombadas eletrônicas, danos na BR e, na época, se comprometeram a melhorar. Fui ao DNIT em Brasília, e fui informado que a empresa Andrade Guedes tem contrato de 13 milhões para conservação da BR-101, mas não presenciamos melhorias na via”, disse.

Leia mais…

Aline Mariano é reconduzida presidente da Comissão de Direitos Humanos

A vereadora Aline Mariano (PSDB) foi reconduzida à presidência da Comissão de Direitos Humanos em reunião na Câmara, hoje (18), para o biênio 2013/2014. Além de Aline Mariano, Michele Collins (PP) foi eleita Vice-Presidente, Jaime Asfora (PMDB), Membro, e como Suplentes, os vereadores Osmar Ricardo (PT) e Jairo Britto (PT). As reuniões da Comissão serão realizadas quinzenalmente às terças-feiras, no horário das 13h30.

Leia mais…

Estéfano Menudo enaltece Dia do Maitre e do Garçom

Comemorado hoje , 11 de agosto, o dia do maitre e do garçom foi o tema do discurso escolhido pelo vereador Estéfano Menudo (PSB). O parlamentar, inclusive, é autor do projeto de lei (atualmente lei 17.720/11) que consagra a data no calendário do Recife. “Muitas pessoas não entendem, mas essas profissões são de suma importância para o mercado de trabalho. Com certeza onde formos atendidos bem, com a devida atenção e respeito, voltamos ao local”.

Leia mais…

Gilberto Alves repercute ações da Comissão de Monitoramento dos Prédios Caixão

O vereador Gilberto Alves (PTN) informou as ações da Comissão Especial de Monitoramento dos Prédios Caixão, durante o Pequeno Expediente desta quarta (12), na Câmara. “Informo aos pares que, na manhã de hoje, aconteceu a reunião de instalação da Comissão Especial de Monitoramente de Prédios Caixão em situação de risco. Nessa oportunidade fui designado ao cargo de presidente e o vereador Marco Aurélio (PTC), como relator”, disse.

Leia mais…

Aniversário do DETRAN é comemorado em solene

Os 46 anos de criação do Departamento Estadual de Trânsito, Detran-PE, órgão vinculado à Secretaria das Cidades, foram comorados em reunião solene realizada na manhã desta segunda-feira, 25, por iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSDB). “Eu me sinto integrante da ‘família’ Detran, pois trabalhei como diretor de Atendimento daquela autarquia em 2014. Foi um período curto e intenso”, disse. O Detran-PE foi criado em 24 de maio de 1969, através do decreto-lei nº 23 do Governo do Estado. “Nesta data comemorativa, não poderia deixar de render as mais justas e pertinentes homenagens pelos seus 46 anos senão enaltecendo e congratulando-me com seus servidores que fazem do Detran-PE, uma grande família ao qual tive a honra de fazer parte”, disse.

Leia mais…

Luiz Eustáquio cobra Lei sobre acondicionamento de alimentos

O vereador Luiz Eustáquio (PT) repercutiu notícia veiculada na imprensa sobre a apreensão de 500 quilos de carne de cavalo no mercado de Afogados, durante pronunciamento no Plenário, hoje (10). “Foi uma ação de grande importância da Vigilância Sanitária. Inclusive, a Câmara Municipal do Recife já se posicionou sobre o que acontece nos mercados com a venda dessas carnes clandestinas, que chegam ao nosso município. E os consumidores compram mercadorias enganados. O parlamentar também citou a Lei 17.676 que trata do acondicionamento dos alimentos. “Fizemos a lei 17.676 do ano de 2010 e sei que vereadores foram a outros estados e verificaram que, em Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, os mercados públicos tem uma forma de preservar seus alimentos garantindo a saúde das pessoas. Aqui no Recife não existe isso.”, disse.

Leia mais…

Gueiros pede Comissão para decidir destino de antigo CSU

O vereador Carlos Gueiros (PTB) comentou hoje (15) uma matéria publicada no Jornal do Commercio sobre a utilização de um imóvel no Bairro do Engenho do Meio para atividades de ressocialização de ex-detentos. “A população do Engenho do Meio, através das representações de bairro, já me procurou sobre esse plano da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos que pretende utilizar o Espaço do Centro Social Urbano (CSU) para atividades de ressocialização de ex-detentos. O imóvel era objeto de doação pelo estado com encargos, ou seja, ele seria retornado para o patrimônio se a atividade instalada ali fosse desfeita. Como de fato as atividades foram desfeitas, porque a organização encerrou suas atividades, teve que se cumprir a lei e devolver o imóvel. Ocorre que, naquele local, a Superintendência da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos pretende criar uma área que presta assistência jurídica e psicossocial aos regressos do sistema prisional. Então os moradores, sabendo desta situação, não concordaram com essas atividades que pretendem ser estabelecidas. Eles pedem para que haja uma reforma no imóvel e o destinem para outra necessidade, principalmente na área de saúde. Que seja utilizado pela prefeitura para fazer assistência médica, já que o PSF do Engenho do Meio há muito tempo pede que suas instalações sejam refeitas e ampliadas”, disse.

Leia mais…

Luiz Eustáquio lembra Semana de Cultura Evangélica

O vereador Luiz Eustáquio (PT) repercutiu a comemoração da Semana de Cultura Evangélica, durante Reunião Plenária desta terça, 16. O evento aconteceu entre os dias 6 e 12 de dezembro e, durante esse período, foram realizadas manifestações artísticas e culturais, além de outras atividades.

Leia mais…

Jungmann saudou aproximação da Igreja com os gays

A recente decisão dos bispos da Igreja Católica em considerar uma aproximação com os homossexuais foi saudada pelo vereador Raul Jungmann (PPS), ontem na Câmara do Recife, como uma lufada de bons ventos. Alertou que a base da família cristã é o casamento, mas ao mesmo tempo a acolhida dos homossexuais no seio da Igreja Católica é alvissareira.

Leia mais…

Almir Fernando propõe criar bibliotecas em parques

Que a leitura promove o desenvolvimento da cidadania, isso não se discute. Também é uma das formas mais agradáveis de lazer. Mas nem sempre é uma atividade que esteja disponível entre as opções populares. Foi para suprir essa lacuna histórica e para contribuir na criação de um hábito saudável que o vereador Almir Fernando (PCdoB) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal do Recife com uma proposta que visa aproximar o leitor dos livros. É o de número 37/2013, que foi encaminhado para avaliação das comissões temática, autorizando a Prefeitura do Recife a criar bibliotecas em todos os parques públicos do município do Recife, com o objetivo de incentivar a leitura das crianças, jovens e adultos.

Leia mais…

Aimée Carvalho lembra Dia do Pastor

O Dia do Pastor, celebrado no segundo domingo do mês de junho, foi lembrado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante Reunião Plenária de hoje (10). “Gostaria de parabenizar esses homens escolhidos por Deus para liderar as suas ovelhas. Esses que, muitas vezes, por pura vocação, tem que se privar de prazeres comuns, em prol dos outros. Que doam seu tempo, sua vida, pra cuidar da Casa do Senhor e de seus membros. Os pastores são homens comuns, com problemas pessoais, família, vida, mas que com amor, carinho e devoção mostram sua preocupação com a vontade do Senhor”, disse.

Leia mais…