Notícias

André Régis reclama da falta de parques nas escolas

Um protesto de crianças solicitando um parquinho numa escola municipal, em Brasília Teimosa, chamou a atenção do vereador Andre Régis (PSDB). Ele lamentou o ocorrido, durante discurso realizado hoje, 5, na Câmara. “É muito sério um protesto de crianças, é de cortar o coração. O parquinho não é opção. Quando vão à escola, as crianças precisam daquele momento para se desenvolver. A imaginação e o corpo precisam ser trabalhados, além da questão motora. Negar um parquinho a uma criança é desumano.”, disse.

Leia mais…

Aimée Carvalho destaca mutirão do Pacto pela Vida do Recife

O primeiro dia de mutirão do Pacto pela Vida do Recife, na comunidade de Roda de Fogo foi tema do discurso em plenária da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta terça-feira, 26. A data foi celebrada ontem. A parlamentar falou que o objetivo desse evento foi oferecer cidadania à população e reduzir a violência. A Roda de Fogo recebeu cuidados especiais devido ao número acentuado de homicídios.

Leia mais…

Recesso começará no dia 6 de julho

Entre os dias 6 a 31 de julho a Câmara Municipal do Recife entrará em recesso parlamentar, que é a interrupção temporária das atividades legislativas. A suspensão ocorre em cumprimento ao que determina o artigo 12 da Lei Orgânica do Município. A próxima semana, no entanto, será de expediente normal no legislativo municipal, já tendo sido confirmadas as três reuniões plenárias de segunda, terça e quarta-feira.

Leia mais…

Michele Collins lamenta morte do Pastor David Miranda

Durante a Reunião Plenária desta segunda, 23, a vereadora Michele Collins (PP) transmitiu condolências aos familiares e amigos do pastor e missionário David Martins Miranda, que faleceu aos 79 anos, na noite do último sábado (21), decorrente de um infarto. “Sua partida representa uma grande perda para o Brasil e para os evangélicos. Ele foi o fundador da Igreja Pentecostal Deus é Amor, criada em junho de 1962 e que, atualmente, possui mais de 22 mil templos espalhados pelo Brasil e outros 136 países. O religioso foi casado com Ereni oliveira de Miranda, com quem teve quatro filhos, sendo os pastores: David Miranda Filho e Daniel Miranda, além da cantora Débora Miranda de Almeida e Léia Miranda”.

Leia mais…

Isabella de Roldão critica aumentos no IPTU

Os aumentos aplicados no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do Recife levaram a vereadora Isabella de Roldão (PDT) a debater o assunto hoje, 10. A parlamentar lembrou que existe uma decisão a favor de um shopping center contra um reajuste do importo realizado em 2011. “Mesmo diante da negativa da gestão em aumentar impostos, foi divulgado, recentemente, um novo reajuste do IPTU. E também gostaria de ressaltar que tivemos conhecimento de um processo que já transitou em julgado, em favor de um shopping contra um aumento do imposto no ano de 2011. O centro de compras conseguiu uma decisão unânime, pois o aumento é ilegal e dá o direito a qualquer cidadão de reclamar”.

Leia mais…

Luiz Eustáquio celebra 21 anos da Associação Oásis da Liberdade

A Associação Oásis da Liberdade completa nesta terça-feira, dia 14, 21 anos de fundação. O vereador Luiz Eustáquio (PT) comemorou a data no plenário da Casa de José Mariano. “O Oásis da Liberdade foi um sonho de um grupo de seminaristas. Todos os dias quando saíamos das aulas víamos crianças se drogando e foi a partir daí que o projeto virou realidade”.

Leia mais…

Vereadora cobra plano de mobilidade

A vereadora Aline Mariano (PSDB) cobrou da Prefeitura o envio do Plano de Mobilidade para ser discutido na Câmara do Recife. Ela cobrou também, na tarde desta terça-feira 03, estrutura adequada para a CTTU. Segundo ela, o órgão não consegue atender a demnada da cidade, pois dispõe de apenas 30 motos, 460 agentes de trânsito, 20 carros e 6 engenheiros. “A estrutura é precária para monitorar tudo. Cobrei da gestão anterior o envio do Plano de Mobilidade, que chegou aqui apenas como carta de intenção. Foi retirado por esta gestão e não voltou mais”.

Leia mais…

Michele destaca Casa da Mulher e Recuperando Vidas com Jesus

Os 17 anos do Projeto Recuperando Vidas com Jesus, comemorados na orla de Jaboatão dos Guararapes, foram repercutidos pela vereadora Michele Collins (PP), na Tribuna de hoje,11. O projeto atua em todo estado com apoio de voluntários, promove a cultura gospel, através do descobrimento e divulgação de novos talentos, além da reinserção social. “Foi um evento maravilhoso onde milhares de pessoas prestigiaram, além de diversas autoridades homenageadas pelos relevantes serviços no combate às drogas em Pernambuco. Dentre eles, estão o procurador geral de Justiça do Estado, Agnaldo Fenellon; Renato Rocha do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), entre outros”, disse.

Leia mais…

Wilton Brito realiza audiência pública sobre ataque de tubarões no Recife

A partir de um equipamento inovador e ecologicamente sustentável que foi desenvolvido pelo doutor PHD e especialista em ecologia, Fernando Encarnação, o vereador Wilton Brito (PHS) realizou audiência pública na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, 9, para discutir e analisar os ataques de tubarão no Recife. A armadilha seletiva de tubarões, nome dado ao invento, foi exibida publicamente pela primeira vez, após os trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento, que vêm ocorrendo desde 1998. “Este invento foi feito para oferecer proteção e segurança na busca de resposta clara e confiável para pesquisa e aplicação eficiente de recursos nas medidas para mitigar o problema dos ataques de tubarão na orla do Recife”, justificou o vereador.

Leia mais…

Almir Fernando faz alerta para horários de transporte público

O vereador Almir Fernando (PCdoB) fez um alerta hoje (16), na Tribuna, sobre o não cumprimento dos horários dos ônibus. Ele disse que foi ao Grande Recife Consórcio de Transporte para reclamar o fato. “Estive diversas vezes no Grande Recife cobrando um atendimento melhor, principalmente nos bairros da zona norte, como o Córrego José Bonifácio. Muitas pessoas têm feito cobranças e ainda elaboro requerimentos e pronunciamentos para chamar a atenção, aqui na Casa. E numa reunião com o Nelson Menezes, Diretor-presidente do Grande Recife, ele enfatizou que as pesquisas indicam que as pessoas são bem atendidas. Nesse encontro, inclusive, levei pessoas da Associação dos Moradores e elas alegaram que os ônibus não cumprem os horários”, disse.

Leia mais…

Capitão-de-mar-e-guerra recebe Medalha do Mérito

O capitão-de-mar-e-guerra Anderson Luís Garcia de Castro recebeu a Medalha do Mérito José Mariano na manhã desta sexta-feira, 27. É a maior comenda entregue pela Câmara Municipal do Recife. “Esta casa orgulha-se em conceder a homenagem, reconhecendo suas ações em defesa das nossas crianças e na formação do caráter dos nossos jovens, futuros marinheiros, que conhecerão os segredos dos nossos mares, através dos ensinamentos daqueles que, como nosso homenageado, glorificam e envaidecem a Marinha do Brasil”, disse o vereador Eduardo Marques (PTB), que teve a iniciativa de entregar a medalha.

Leia mais…

Marco Aurélio comenta encontro com secretário

Na tarde da última segunda-feira, 10, após acompanharem a plenária das galerias da Casa, representantes da guarda municipal, foram recebidos por uma comissão de vereadores, formada pelo presidente Vicente André Gomes (PSB), o vice-líder do Governo, Marco Aurélio (SDD), e os vereadores Jairo Britto (PT) e Osmar Ricardo (PT). A categoria veia a Câmara do Recife para solicitar que os vereadores façam a intermediação com a Prefeitura na busca de benefícios no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da classe. O vereador Marco Aurélio (SDD), destacou na tribuna, na tarde desta terça-feira, 11, que ele e Vicente André Gomes, se encontraram com o secretário de Administração e Gestão de Pessoas Marconi Muzzio, e que o secretário está aberto a diálogos e a acordos.

Leia mais…

Quantidade elevada de audiências recebe críticas

O elevado número de audiências públicas realizadas na Câmara do Recife, muitas das quais sobre o mesmo tema, recebeu críticas do vereador Carlos Gueiros (PTB), na tarde desta quarta-feira 18. Para ele, tantas audiências e sobre o mesmo assunto, banalizam esse instrumento considerado importante para uso do poder legislativo. “É preciso usar de parcimônia para solicitar audiências”.

Leia mais…

André Régis critica modelo de educação municipal

Faltando um ano e meio para encerrar o mandato, a gestão municipal já pode avaliar se houve ou não avanços na educação do município. Pelo menos esta é a opinião do vereador André Régis (PSDB) cuja avaliação é de desempenho negativo do modelo educativo adotado. “Essa gestão é um fracasso na educação, comprometendo inclusive o futuro da cidade”.

Leia mais…

Vereador destaca Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Guarda Municipal

No inicio da tarde desta terça-feira, 14, os Guardas municipais protestaram no Cais do Apolo, no Bairro do Recife. Eles seguiram em direção a Assembléia Legislativa e chegaram à Câmara Municipal do Recife, lotando as galerias do Plenário. A categoria veio pedir melhorias no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos. O vereador Jurandir Liberal (PT) subiu à tribuna para comentar o assunto. “Há dois anos, quando era presidente da Casa de José Mariano, nós discutimos o plano e tivemos a primeira votação em regime de urgência. Depois pedi à classe calma para fazermos algumas emendas melhorando o PCCV”.

Leia mais…

Isabella de Roldão comenta 3ª Conferência da Juventude

Entre os dias 19 e 20 aconteceu a 3ª Conferência Municipal da Juventude, no auditório Tabocas do Centro de Convenções. O evento foi promovido pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude e a vereadora Isabella de Roldão (PDT) abordou o assunto hoje,24. “As pré-conferências que aconteceram de 12 até 16 de agosto iriam refletir o que aconteceria na conferência. Lamentavelmente o volume de jovens foi muito pequeno”.

Leia mais…

Táxi e bicicleta: uma proposta para melhoria do trânsito

A criação de um serviço denominado “táxi amigo do ciclista”, para atendimento às pessoas que se utilizam da bicicleta como meio de transporte, é o que propõe o projeto de lei número 239/2013, de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT), que tramita na Câmara Municipal do Recife. Ele estabalece que os carros de aluguel que se incorporem à proposta tenham bagageiro ou condições internas para o acondicionamento do veículo de duas rodas. “O táxi, dentro da política de mobilidade nacional, tem o papel importante como meio de transporte na questão da mobilidade urbana. E as bicicletas carecem de maior funcionalidade e acessibilidade, especialmente no contexto dos grandes centros urbanos”, disse a parlamentar.

Leia mais…

Familiares e amigos se despedem de Moacyr André Gomes

Emoção e reverência marcaram o velório do ex-deputado estadual e ex- vereador Moacyr André Gomes, no plenário da Câmara Municipal do Recife, neste sábado, com a presença de familiares, amigos e autoridades. O presidente da Casa, Vicente André Gomes, traduziu o sentimento pela partida do pai.“É um momento de muita dor, mas creio que Deus está com meu pai. Ele construiu muitas coisas boas e teve sempre amor ao próximo, tanto na vida social, como na política. Um exemplo de homem e um esposo incalculável. Uma grande figura humana”, ressalta. O corpo foi sepultado neste sábado, às 16h30, no Cemitério de Santo Amaro.

Leia mais…

Audiência pública vai debater a LDO 2015

Com o fim do prazo para recebimento de emendas, a Câmara Municipal do Recife realizará audiência pública no dia 28 deste mês para discutir e analisar o projeto de lei do Executivo 12/2014, que dispõe sobre a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015. O legislativo municipal tem que votar e devolver a matéria até o dia 15 de junho para sanção do prefeito Geraldo Júlio, conforme determina a Lei Orgânica do Recife. É o único projeto que, não sendo votado em tempo hábil, tem forças para impedir que a casa entre em recesso parlamentar no meio do ano.

Leia mais…

Eurico Freire repercute matéria do Programa Globo Cidade

No último dia 23 de maio, o Programa Globo Cidade exibiu uma matéria sobre o aumento dos acidentes causados por causa de motos ciquentinhas, em Pernambuco. O vereador Eurico Freire (PV) comentou o tema na tarde desta segunda-feira, 25. “Foi um aumento de mais de 115% de internação nos hospitais do SUS nos últimos anos. Cerca de 50 mil pessoas perderam a vida por causa de acidentes de trânsito como estes. É preciso que haja rapidez na regulamentação desse meio de transporte”.

Leia mais…