Notícias

A Medida Provisória nº 759/2016, do Governo Federal, foi alvo de um requerimento de voto de repúdio do vereador Ivan Moraes (PSOL) discutido na Câmara do Recife nesta terça-feira (28). Segundo o vereador, a MP – que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana – dificulta o acesso à moradia e beneficia setores ligados à especulação imobiliária e à invasão de terras públicas na Amazônia. O requerimento foi retirado de pauta após um pedido de vista do vereador Aerto Luna (PRP), que tem um prazo de cinco dias corridos para devolver a matéria para nova discussão e votação.

O edital de licitação para obras na área de esportes e lazer que está sendo construída no terreno onde funcionava a Fábrica de Estopas, na Caxangá, foi publicado no Diário Oficial da União. O vereador Eriberto Rafael (PTC) frisou que esta obra foi repactuada com a comunidade que fez inúmeras sugestões e a sensibilidade do gestor do Executivo acatou. No local haverá pista de Cooper, CRAS, auditório entre outros equipamentos. A PCR vai investir cerca de R$ 2,5 milhões e o governo Federal R$ 3,5 milhões. Mais de oito mil pessoas serão beneficiadas.

O Programa Escola sem Partido é uma proposta de lei federal que torna obrigatória a afixação em todas as salas de aula do ensino fundamental e médio um cartaz determinando deveres direcionados aos professores quanto a interação entre aluno e educador. E na tarde desta terça-feira (28), durante reunião plenária, a vereadora Michele Collins (PP) se posicionou contra declaração do ministro da Educação, Mendonça Filho, em que ele afirma ser quase impossível aplicar a proposição.

O Partido Comunista do Brasil, fundado em 25 de março de 1922, completou 95 anos de atuação e recebeu homenagens do vereador Almir Fernando (PCdoB). Presente à reunião da Câmara do Recife, o presidente Municipal do Partido, José Bertotti. O vereador ressaltou que o PCdoB esteve nos principais acontecimentos políticos ocorridos no país. “Sua história se entrelaça com as lutas do povo brasileiro por direitos sociais e econômicos”.

Na tarde desta terça-feira (28), durante reunião plenária a vereadora Ana Lúcia (PRB) falou sobre o Comitê Gestor do Recife Antigo. O projeto visa à execução de planos e programas de revitalização e requalificação do Bairro do Recife. “Hoje participamos de uma importante reunião representando o presidente dessa Casa. Durante esse primeiro encontro, o secretário de Cultura Felipe Carreras apresentou todos os detalhes do projeto. Nós, enquanto vereadores, estamos diretamente ligados a população do Recife e sabemos da extrema importância de acompanhar essa obra”.

Na última sexta-feira (24), por iniciativa do vereador Rinaldo Júnior (PRB), a Câmara do Recife realizou uma audiência pública para debater o problema da insegurança no sistema de transporte público da capital. No mesmo dia, a zeladora Cláudia Maria dos Santos Silva saltou do ônibus que a transportava para casa quando dois homens anunciaram um assalto à viatura. Ela sofreu traumatismo craniano e morreu dois dias depois.

O problema da insegurança no Recife tem preocupado o vereador Almir Fernando (PCdoB), que abordou o assunto em um discurso realizado nesta terça-feira (28), na tribuna da Câmara do Recife. O parlamentar disse que equipamentos como o Centro Comunitário da Paz (Compaz) são importantes, mas que é preciso uma maior atuação da Secretaria de Defesa Social (SDS).

O vereador Renato Antunes (PSC) visitou as instalações do Compaz Escritor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, e surpreendeu-se com a qualidade do novo equipamento para a cidade do Recife. O assunto foi citado na tarde desta terça-feira,28, na Câmara. Segundo a Prefeitura do Recife, a unidade possui 17 mil metros quadrados onde serão oferecidos os mais diversos tipos de serviços, além de atividades esportivas, educacionais e cidadãs.

Com 30 votos, o jornalista e escritor Cícero Belmar foi eleito, nesta segunda-feira (27), para ocupar a Cadeira 33 da Academia Pernambucana de Letras. A vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez questão de dirigir-se à tribuna, hoje (28), para parabenizar o jornalista que atualmente trabalha na equipe da imprensa da Câmara Municipal do Recife.

As instituições de atendimento à saúde, públicas ou privadas, ainda que sem finalidade lucrativa ou beneficente, de baixa, média ou alta complexidade, sediadas no município do Recife, ficarão obrigadas a fornecer ao paciente a relação de medicamentos administrados em seu atendimento, mesmo que de urgência ou emergência. É o que estabelece o projeto de lei 35/2017, do vereador Eduardo Marques (PSB), também presidente da Câmara Municipal do Recife, que De Saúde; de Direitos Humanos e Cidadania; de Finanças, Orçamento e Desenvolvimento Econômico e de Legislação, Justiça e Redação.