Notícias

As instituições de atendimento à saúde, públicas ou privadas, ainda que sem finalidade lucrativa ou beneficente, de baixa, média ou alta complexidade, sediadas no município do Recife, ficarão obrigadas a fornecer ao paciente a relação de medicamentos administrados em seu atendimento, mesmo que de urgência ou emergência. É o que estabelece o projeto de lei 35/2017, do vereador Eduardo Marques (PSB), também presidente da Câmara Municipal do Recife, que De Saúde; de Direitos Humanos e Cidadania; de Finanças, Orçamento e Desenvolvimento Econômico e de Legislação, Justiça e Redação.

A repercussão dos comentários contra pessoas com Síndrome de Down feitos em uma rede social na semana passada pela blogueira Julia Salgueiro chegou à Casa de José Mariano nesta segunda-feira (27). O caso, que aconteceu no âmbito do Recife, foi alvo de uma voto de repúdio solicitado pela vereadora Aline Mariano (PMDB). Antes de ser votado – e aprovado –, o pedido foi discutido pelo vereador Ivan Moraes (PSOL).

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (27) para elogiar o trabalho do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e pedir ao órgão melhorias na BR-101. O parlamentar fez comentários sobre a situação do trecho da rodovia que corta bairros da Zona Oeste da capital pernambucana.

Para lembrar os 44 anos de morte do avô, o vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB), eleito para o primeiro mandato, estreou hoje, 27 de março, na tribuna da Câmara do Recife. Ele escolheu esse dia para homenagear o avô que atuou por muitos anos na comunidade de Santo Amaro. Diversos parentes passaram pela Casa José Mariano, mas o parlamentar quer escrever sua própria história. “Meu avô era radialista, jornalista, morreu jovem aos 52 anos. Era conhecido como o deputado das vovozinhas. Não deixou bens materiais, mas um legado político que quero continuar. Na eleição pude sentir a força do nome dele na memória da população. Meu pai, Walmir Teixeira, foi vereador da cidade, assim como os meus tios Alcir Teixeira e Edmar de Oliveira".

Na tarde desta segunda-feira (27), durante reunião plenária, a vereadora Michele Collins (PP) parabenizou a Prefeitura do Recife pela inauguração do segundo Centro Comunitário da Paz (Compaz), no bairro do Cordeiro. “Num período tão difícil de crise, o prefeito Geraldo Júlio ainda conseguiu se sobressair com a conclusão dessa obra e sua inauguração. É importante enfatizar que os jovens daquela área serão beneficiados”.

A internet é uma ferramenta de expansão no exercício da informação, tornando pública também a opinião das pessoas. E na tarde desta segunda-feira (27), durante reunião plenária, a vereadora Aline Mariano (PMDB) falou sobre o recente caso de uma blogueira pernambucana que fez comentários preconceituosos a uma criança portadora de Síndrome de Down. A parlamentar apresentou um requerimento de voto de repúdio, que foi aprovado pela unanimidade dos vereadores. “É inacreditável que em pleno século 21 a sociedade ainda se depare com esse tipo de postura. Repudio essa manifestação de desrespeito em que ela compara a criança com um filhote de cachorro”.

O programa Praia sem Barreiras, a 1ª Semana da Juventude do Recife e a inauguração do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Escritor Ariano Suassuna foram levados à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (27) pela vereadora Aimée Carvalho (PSB). A parlamentar enalteceu as ações e o trabalho da poder público na promoção da cidadania no município.

Ao andar pelo Recife e por municípios da Região Metropolitana, a vereadora Natália de Menudo (PSB) percebeu um grande número de artistas denominados “artistas de rua” e fez questão de levar o assunto à tribuna hoje, 27. “Eles fazem dos sinais a oportunidade de mostrar um pouco de seus talentos. Talentos esses dignos de receberem pagamento justo pela qualidade com que demonstram seus movimentos”.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) dirigiu-se à tribuna de hoje (27) para destacar a ordem de serviço assinada pelo prefeito Geraldo Julio em benefício do bairro de Chão de Estrelas. De acordo com o parlamentar, ações como saneamento, pavimentação e habitação trarão benefícios a local.

As pessoas com idade igual ou superior a 80 anos terão prioridade absoluta, sobre as pessoas com idade inferior, no atendimento dos serviços oferecidos pelos órgãos da administração pública do município do Recife, assim como nos da iniciativa privada. É o que prevê o projeto de lei 54/2017, de autoria do vereador Chico Kiko (PP), que está sob análise das comissões de Direitos Humanos e Cidadania e de Legislação, Justiça e Redação.