“Recife é uma cidade que é um museu a céu aberto, tanto de pontos turísticos quanto paisagísticos. É uma cidade com um potencial turístico gigantesco”, afirmou a vereadora Liana Cirne (PT) durante a abertura da reunião pública com o tema “Pontos turísticos abandonados do Recife”. O evento ocorreu na Sala das Comissões da Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (20) e reuniu representantes da sociedade civil organizada e poder público, de forma presencial e por videoconferência.
Ela desempenhou papel fundamental na formação de centenas de farmacêuticos e na orientação de mestres e doutores, participando ativamente de Programas de Pós-Graduação. Seu trabalho na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estende-se ao desenvolvimento de tecnologias e inovações aplicadas à saúde humana, contribuindo, significativamente, para o fortalecimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) em Pernambuco. Baseada em qualificações profissionais como essas, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) entregou o Título de Cidadã do Recife a Mônica Felts de La Roca Soares, conhecida por Mônica Felts, em reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (20).
Nome ligado ao movimento local da Renovação Carismática, o fiel católico e empresário Lindenberg Silva de Lira Borba recebeu o Título de Cidadão do Recife nesta quinta-feira (20), na Câmara Municipal. A reunião solene, promovida por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo), celebrou a trajetória do homenageado na comunidade católica, em especial no apoio a pessoas em sofrimento emocional. O vereador Alcides Cardoso (PL) presidiu a cerimônia.
Na manhã desta quinta-feira (20), a Medalha de Mérito Olegária Mariano foi entregue à pastora Siméa Meldrum, numa iniciativa da vereadora Michele Collins (PP), durante reunião solene realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife. A homenageada é bacharel em Teologia pelo Instituto Anglicano de Teologia, pastora da Paróquia Anglicana Água Viva e coordenadora do Programa Mulheres de Visão, iniciativa da Organização Visão Mundial Brasil, que objetiva o engajamento do público feminino. O vereador Ronaldo Lopes (PP) presidiu o evento.
Pela sua atuação profissional na vida da cidade, o professor e escritor Severino Marcos de Oliveira Carneiro, 60 anos, mais conhecido como Marcos Carneiro, recebeu o Título de Cidadão do Recife, por iniciativa do vereador Ebinho Florêncio (Rede), em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (19). “Hoje, para mim, é mais um dia de grande emoção e orgulho, que marcará minha trajetória política. Fiz a proposta dessa reunião solene, cheio de profundo sentimento de gratidão a Deus por ter a rica oportunidade de trazer para nosso seio recifense mais um cidadão que já pertence à nossa cidade pelos trabalhos realizados em benefício dos seus habitantes e que hoje será considerado e reconhecido, oficialmente, como um recifense”, disse.
Cerca de 80 profissionais de educação física foram homenageados na tarde desta quarta-feira (19) na Câmara do Recife. Proposta pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), a solenidade marca a quinta edição do evento que celebra a profissão. O vereador Victor André Gomes (PV) presidiu a cerimônia.
Uma audiência pública foi realizada para debater o armamento da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), no plenarinho da Casa de José Mariano, na manhã desta quarta-feira (19). A iniciativa do evento partiu do vereador Osmar Ricardo (PT), em parceria com Doduel Varela (PSD). Com 130 anos de fundação, a GCMR tem uma força operacional de 1.732 guardas. Os dois parlamentares têm um projeto de lei em tramitação na Casa, em conjunto, sobre porte e cautela de armas para a GCMR. “Definimos fazer essa matéria e buscaremos a tramitação nas Comissões”, disse Osmar Ricardo.
Um dia após fazer um pronunciamento contrário ao projeto de lei número 1904/2024, que equipara o aborto acima de 22 semanas a homicídio simples, a vereadora Liana Cirne (PT) voltou a falar no assunto nesta terça-feira (18). Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, ela reforçou seu posicionamento à proposta que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, e reagiu a uma postagem na internet em que afirma que as suas palavras foram desvirtuadas.
Um espaço perene no bairro de São José para que os artistas locais possam preparar e realizar suas apresentações, seja no Carnaval, no ciclo junino ou em qualquer outro período do ano. Essa é a Cidade da Cultura Popular, ideia gerada a partir de debates ocorridos na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e que foi tema de discussão em uma audiência pública promovida pela Câmara do Recife nesta terça-feira (18). O evento partiu da iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL) e reuniu representantes da cultura popular, da Unicap e da gestão da cultura nas esferas municipal, estadual e federal.
Cinco anos depois que a Câmara Municipal aprovou o Título de Cidadão do Recife a Rinaldo Junior, atualmente vereador pelo PSB, o parlamentar recebeu a honraria em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (18). A entrega foi feita pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), mas a iniciativa partiu do seu pai, o então vereador Marco Aurélio Medeiros, justificada pelos “relevantes serviços prestados à sociedade”. A solenidade foi conduzida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), que também é presidente da Câmara Municipal, e contou com a presença de diversos vereadores que compareceram para prestigiar o colega de tribuna, além de familiares e amigos.