Notícias

A informação de 200 profissionais ADIS e AADEES pela Prefeitura do Recife foi motivo de comemoração do vereador Renato Antunes (PSC) na Câmara Municipal. Segundo ele a Secretaria de Educação já informou em primeira mão que as primeiras 200 nomeações serão publicadas. “O secretário garantiu a contratação desses funcionários.O edital previa 500 profissionais, mas em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal só será possível contratar, por enquanto 200 trabalhadores”. Renato lembrou que em tempo de crise como o que vivemos a contratação de profissionais é sempre muito bem vinda. O prazo de chamada foi antecipado e a nomeação saiu pela luta do conjunto da sociedade.

O vereador Rinaldo Júnior (PRB) informou que a Escola Municipal Córrego do Euclides foi objeto de promessa de requalificação por parte da Prefeitura, desde dezembro, está parada e inacabada. Segundo ele a população local vibrou com a promessa realizada. “Fiz pedido de informação à secretaria de Educação, no entanto a resposta dada é inespecífica. Perguntei entre outras coisas informação sobre o motivo da paralisação da obra, por que parou. Qual novo prazo de entrega para conclusão. A gente pergunta uma coisa e respondem outra”.

Foi realizada, no ultimo dia 21, a quarta edição do “Evangelizar é Preciso”, evento promovido pela Arquidiocese de Olinda e Recife e Obra de Maria. Segundo o vereador Aerto Luna (PRP), a praia do Pina ficou repleta e o parlamentar fez questão de agradecer a presença dos fiéis, na plenária de hoje, 25. “Agradeço a todos e todas, fiéis recifenses, que no último dia 21 participaram do show católico em prol da construção da Fazenda da Esperança em Jaboatão”.

Nesta terça-feira (25), a Casa de José Mariano aprovou em segunda discussão o projeto de lei nº 232/2014, de autoria da vereadora Michele Collins (PP). A matéria, que após ter sua redação final votada deve ser enviada para a sanção do Poder Executivo, determina que bibliotecas de unidades de ensino públicas e privadas do Recife disponibilizem cartilhas de alerta sobre a alienação parental.

Discussões em torno da liberdade de expressão são latentes desde o início da sociedade moderna. E na tarde desta terça-feira (25), durante reunião plenária, o vereador Ivan Moraes (PSOL) falou sobre a prática de políticas públicas de comunicação no Recife e convidou a todos para participarem da audiência pública, sobre a Rádio Frei Caneca, que será realizada amanhã (26), às 9h, no Plenarinho da Câmara Municipal. “Atualmente, pode ser visto como um suposto embrião, nessa gestão do prefeito Geraldo Julio, a Rádio Frei Caneca, que deveria ser uma rádio pública, sendo também instrumento para levar informações diversas e possibilitando debates necessários para população”.

Em março deste ano, o Partido Socialismo e Liberade (PSOL) protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Na semana passada, o caso teve mais um desdobramento: o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), enviou ao STF um parecer em que emitia opinião contrária a mudanças na legislação. O gesto do presidente foi celebrado na Câmara Municipal do Recife pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) durante a reunião plenária desta terça-feira (25).

Dois assuntos foram temas do discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB) durante a reunião plenária de hoje (25): o desemprego e a segurança. Segundo o parlamentar, três milhões de pessoas encontram-se sem trabalho no Brasil. “É um número alarmante”, disse. O vereador também lamentou sobre a falta de segurança que, segundo ele, está presente nas ruas da capital pernambucana.

Através do Projeto de Resolução 16/2017, o vereador Ivan Moraes (PSol) está propondo a criação, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, da Frente Parlamentar Contra a Reforma da Previdência. A finalidade é instituir um espaço de debate, acompanhamento e elaboração de proposições e de políticas públicas destinadas à defesa da previdência social e à política previdenciária. De acordo com a proposta, a frente terá um caráter suprapartidário e será composta por no mínimo três vereadores de qualquer partido que aderirem voluntariamente à Frente.

Durante a reunião plenária desta segunda-feira, o vereador Carlos Gueiros (PSB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano para discutir tanto o requerimento nº 2524/2017, de autoria da vereadora Michele Collins (PP) quanto o documento de recomendação do MPPE que motivou a proposta da parlamentar. O requerimento propunha um pedido de audiência pública ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre o tema ‘Liberdade de Crença’. Publicada no Diário Oficial do órgão e divulgada pela imprensa local, a recomendação do Ministério Público pede que o presidente da Câmara não autorize eventos de natureza religiosa na Casa.

A publicação, no dia 20 de abril, de um documento de recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) dirigido ao presidente da Câmara do Recife provocou discussões no Legislativo municipal nesta segunda-feira (24). A recomendação pede que o presidente se abstenha de autorizar ou permitir a realização de eventos que tenham como propósito a prática de rituais religiosos nos espaços da Câmara. O tema gerou a apresentação do requerimento 2524/2017, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que propunha a solicitação de uma audiência pública ao Ministério Público para tratar, naquele órgão, do tema ‘Liberdade de Crença’.