Notícias

Requerimento de autoria do vereador Rinaldo Júnior (PRB) antecipa as homenagens pela passagem do dia mundial do trabalho. A sessão solene desta quarta-feira (26) homenageou o Dia do Trabalhador, celebrado mundialmente no 1º de Maio. O parlamentar lembrou que o golpe contra o trabalhador está acontecendo exatamente na semana das comemorações pela passagem de dia tão significativo para a classe. “Não temos nada a comemorar, pois a CLT, aquilo que temos de melhor, está prestes a sofrer outro golpe com a reforma que está sendo votada. Quis o destino que, no dia de hoje, deputados federais estejam destruindo a CLT conquistada em 1943, acabando com o futuro de milhares de pessoas. Contem com este vereador, este militante”. Diversos sindicalistas discursaram no plenário da Câmara do Recife ressaltando as conquistas adquiridas nesses anos.

Foram 19 projetos em pauta – dez para aprovação de redação final e nove para análise e emissão de pareceres pela aprovação ou rejeição. Foi esse o saldo dos trabalhos da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Casa de José Mariano, que se reuniu nesta quarta-feira (26) com a presença dos vereadores Aerto Luna (PRP), Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Eriberto Rafael (PTC). Na ocasião, foram distribuídos ainda outros nove projetos para os relatores.

A aprovação do projeto de lei 128/2014 foi comemorada pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), autor do PL, que agora vai à sanção do Executivo. A proposta determina que equipamentos de lazer das escolas da rede pública municipal sejam adaptados para uso de pessoas com deficiência. De acordo com o parlamentar, a medida visa promover integração entre os alunos deficientes e não deficientes. “Há na rede municipal cerca de 3.700 alunos deficientes que nem sempre podem desfrutar dos equipamentos por eles não serem adaptados. O PL dá qualidade de vida a esses alunos para que eles se sintam parte dessas atividades”.

A Câmara do Recife aprovou nesta quarta-feira (26) dois votos de aplauso de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB) em homenagem a datas comemorativas. A parlamentar fez requerimentos para celebrar o Dia da Empregada Doméstica, que acontece no dia 27 de abril, e o Dia Internacional da Educação, comemorado no dia 28 deste mês. Professora e presidente da comissão permanente que trata da educação na Casa de José Mariano, Ana Lúcia distribuiu aos colegas papeis com citações sobre o tema.

Ligado à Igreja Católica, o vereador Aerto Luna (PRP) exortou a população a ir às ruas na sexta-feira (28) para protestar contra a reforma da previdência. Ele disse que está alinhado com o pensamento da CNBB e com o Arcebispo de Olinda e Recife, D. Fernando Saburido, para quem as mudanças vão de encontro às necessidades das pessoas. Da mesma forma, D. Fernando também se posicionou contra a reforma trabalhista em andamento no Congresso Nacional, retirando direitos adquiridos desde 1940, ainda na era Getúlio Vargas, e incorporados à Constituição Brasileira.

Foi aprovado por unanimidade, durante a reunião plenária desta quarta-feira (26), o voto de aplauso de autoria do vereador Renato Antunes (PSC) à dirigente do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Estrela da Manhã, Marizélia Alves de Arruda. De acordo com o parlamentar, a gestora vem desenvolvendo um trabalho de qualidade na unidade de ensino.

O tema da violência contra a mulher foi levado à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (26) pela vereadora Aimée Carvalho (PSB). Ela é autora de um projeto de resolução que visa criar a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência Doméstica, que já recebeu parecer pela aprovação da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Casa. De acordo com a vereadora, a matéria deve entrar na pauta de votação nos próximos dias.

O médico gaúcho Enio Daniel Ribeiro Koch, que trabalha na Unidade de saúde de Família (USF) da Vila do Sesi, Ibura, recebeu o título de de Cidadão Recifense, na manhã desta quarta-feira, 26, por iniciativa do vereador Benjamin da Saúde (PEN). “É com grande honra que homenageio esse profissional de medicina que conheço há 10 anos e com quem tive o prazer de trabalhar. Para mim é muito fácil falar deste profissional que trata todos com muita competência e atenção especial. Em seu local de trabalho ele é considerado mais do que um médico, mas um membro da família de cada morador da região”, disse o vereador.

No ar em caráter experimental há dez meses, a Rádio Frei Caneca continua sem uma programação, sem um estatuto oficial, sem um conselho deliberativo e sem homologação. Diante dessa situação, o vereador Ivan Moraes (PSol) realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira, 26, para analisar o funcionamento desta que é a primeira emissora pública da história de Pernambuco. “Nosso objetivo é retomar o debate sobre a rádio para que sejam formuladas estratégias e ações políticas de atendimento aos pleitos da sociedade, justificou o vereador”.