Notícias

As estradas que dão acesso à cidade do Recife precisam de reformas urgentes, de acordo com o vereador Henrique Leite (PT). Durante o discurso na tarde desta terça-feira, 13, o parlamentar pontuou ser essencial a união dos parlamentares das esferas municipal, estadual e federal. “Quero fazer um apelo pessoal a cada vereador dessa Casa. As entradas que dão acesso à nossa cidade, localizadas nas BR’s 101 e 232, são vergonhosas. É uma situação que vem incomodando e que, se houver uma união dos parlamentares, poderemos resolver o problema”.

Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe), a 3ª Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil, aconteceu no último dia 8, e a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez questão de destacar o evento hoje,13. “ O objetivo da ação foi chamar a atenção para violação de direitos de crianças e adolescentes no estado de Pernambuco, além de alertar a sociedade sobre o problema e conscientizar sobre a responsabilidade no combate ao Trabalho Infantil”.

No último dia 4, milhares de recifenses puderam votar nas eleições para os conselhos tutelares. No total, 135 candidatos disputaram quarenta vagas nos oito conselhos tutelares das 6 RPAs. E o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) ressaltou o evento, durante a Reunião Plenária de hoje,13. “Quero parabenizar os conselheiros eleitos na última eleição e também o povo do Recife que saiu de casa e foi votar”.

O vereador Jurandir Liberal (PT) usou a tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (13) para parabenizar os engenheiros agrônomos e os professores. As categorias têm suas datas comemorativas celebradas nos dias 12 e 15 de outubro, respectivamente.

O consumidor recifense compra, às cegas, a carne e os seus derivados, vendidos em supermercados e açougues. Na maioria das vezes, não sabe a procedência desses produtos, que podem prejudicar a saúde, caso a origem seja clandestina e o manuseio não atenda às normas de higiene. O vereador Estéfano Menudo (PSB) quer mudar essa realidade. Ele apresentou, na Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei 208/2015, para aperfeiçoar o Código de Urbanismo e Obras do Recife. A lei traça a política de planejamento urbano, mas também compreende aspectos econômico, social, físico e institucional.

Quem passou pela Câmara Municipal do Recife, na tarde de hoje, 8, pôde tirar todas as dúvidas sobre a doação e transplante de medula óssea, numa tenda instalada no pátio externo da Casa. Uma palestra foi realizada com o objetivo de esclarecer como funciona a medula óssea, quem pode ser doador e os locais de coletas regulares. A vereadora Vera Lopes (PPS) promoveu a ação educativa na Câmara. “Podem ser doadores de medula óssea pessoas entre 18 e 55 anos, que não tiveram câncer e não sejam portadores do vírus HIV. Precisamos levar a mensagem de que doar a medula é um ato de cidadania e de amor”, ressaltou a parlamentar.

A esperança de mudar o Sistema Único de Saúde (SUS), que está mergulhado numa crise sem precedentes, foi a tônica da audiência pública que a vereadora Vera Lopes (PPS)realizou na manhã desta quinta-feira, 8, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Coincidiu com o início da 8ª Conferência Estadual de Saúde Vera Baroni, que está ocorrendo até amanhã no Centro de Convenções de Pernambuco, e cujo objetivo é discutir os rumos da saúde no país. “Esta é a segunda audiência pública nacional que está ocorrendo a pedido da Federação Nacional dos Médicos. A primeira foi em São Paulo, pois lutamos por um SUS forte e de qualidade. Mas o sistema está doente e vislumbramos um 2016 muito sombrio”, lamentou a vereadora.

Por iniciativa da vereadora Aimée Carvalho (PSB), a Câmara do Recife realizou nesta quinta-feira (8) uma reunião solene em homenagem ao Dia Municipal do Idoso, ocorrido no dia 1º de outubro. A data, que coincide com o Dia Nacional do Idoso, foi criada pela lei municipal 18.009/2014, de autoria da parlamentar. A solenidade foi assistida por diversas entidades ligadas ao apoio ao idoso, como Programa de Apoio à Terceira Idade da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Pernambuco (PROATI).

O funcionamento de abertura e fechamento da terceira porta existente no centro dos ônibus convencionais que operam no Sistema de Transporte Público de Passageiros do Recife – STPP/Recife, poderá ser controlado por lei, cujo projeto está tramitando na Câmara Municipal do Recife. O autor é o vereador Carlos Gueiros (PTB), para quem o funcionamento da chamada “porta do meio” dos coletivos deve ficar restrito aos terminais de integração e, ao longo dos itinerários das linhas, somente para o embarque e desembarque de cadeirantes, se nelas estiverem sido instaladas plataforma elevatória para uso exclusivo desse tipo de usuário.

O vereador Luiz Eustáquio (Rede) mostrou preocupação com o consumo de drogas ilícitas em ruas da região central do Recife em um pronunciamento feito na Casa de José Mariano nesta terça-feira (6). O parlamentar chamou a atenção principalmente para o tráfico de entorpecentes que estaria ocorrendo nos arredores de um evento realizado no bairro da Boa Vista.