Um público formado por representantes de entidades ligadas ao meio ambiente, educação e saúde, Ministério Público de PE, integrantes do Partido Verde, professores e alunos das escolas municipais Reitor João Alfredo e Karla Patrícia, participou ativamente da audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 01, sobre a preservação dos manguezais do Recife. A convocação foi do vereador Eurico Freire (PV) que, ao abrir o encontro, ressaltou que, mesmo com sua importância para a cidade, a situação desse ecossistema preocupa “devido a constantes ocupações irregulares nas suas margens, o acúmulo de lixo e despejo de esgotos, entre outras agressões. Mas a grande transformação se dá na postura que temos que ter diante dos desafios”.
A resolução número 1, de 2015, do Conselho Nacional de Comunidades Terapêuticas foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira, 28. “Trata-se de um marco muito importante, já que plantamos a semente desta resolução em 2011, quando representantes das comunidades terapêuticas se reuniram com a presidente Dilma Rousseff para cobrar a regulamentação dessas instituições”, comentou a vereadora Michele Collins (PP) ao comemorar a publicação na tarde desta segunda-feira, 31.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife se reuniu nesta segunda-feira (31) para discutir 12 projetos de lei. "Tivemos projetos pela rejeição, pela aprovação e teve também um projeto retirado de pauta", resumiu o presidente da comissão, o vereador Aerto Luna (PRP).
“É muito importante a Câmara do Recife estar aberta aos estudantes que queiram aprender sobre o processo legislativo e acompanhar de perto debates e votações de projetos importantes para o município”. Foi assim que o presidente da Comissão de Educação da Casa, vereador André Régis (PSDB), recebeu um grupo de universitários do primeiro período do curso de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco, que assistiram das galerias, a reunião plenária desta segunda-feira, 31.
O auditório do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social de Pernambuco, Sindsprev, sediou, no último sábado, 29, o 1º seminário Dependência Química e o Desafio do Atendimento em Rede, promovido pela Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, Febract. O vereador Luiz Eustáquio (PT) participou do evento como presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas, da Câmara do Recife. “Discutimos a importância do que é trabalhar e enfrentar a questão da dependência química. Também falamos sobre as diversas formas de atendimento, incluindo as comunidades terapêuticas. Foi um debate muito rico, muito importante”.
Uma pauta de reivindicações incluindo aposentadoria aos 25 anos efetivos, redução ou retorno da carga horária sem perda salarial e tickets, entre outras solicitações foi alvo de discussão na Câmara do Recife. O vereador Osmar Ricardo (PT) trouxe documento do Sindicato dos Guardas Municipais e leu a carta elaborada pela categoria após assembleia.
Uma matéria publicada no Jornal do Commercio sobre a estrutura da gestão municipal foi lembrada hoje, 31, pela vereadora Isabella de Roldão (PDT). “Venho repercutir o que já é sabido e o que os jornais noticiaram numa matéria onde diz que o Recife é a capital que tem o maior número de secretarias. Temos 24 e isso já foi denunciado. É um assunto que interessa a Guarda Municipal, as eleições para conselho tutelar e os chamados “amarelinhos” do trânsito”, disse.
Os desdobramentos da audiência pública que tratou do funcionamento dos conselhos tutelares do Recife e a eleição para escolha de novos conselheiros, marcada para quatro de outubro, foram os assuntos levados pelo vereador Osmar Ricardo (PT), hoje (31). “Estiveram presentes vários parlamentares e existe uma grande preocupação em relação a denúncias de vários tipos. Foi uma audiência positiva, onde mais de 20 pessoas expuseram suas opiniões. Conseguimos de forma democrática ouvir todo mundo”.
O vereador Eurico Freire (PV) subiu ao plenário da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (31) para convidar membros da Câmara e da sociedade civil para uma audiência pública sobre os manguezais do Recife. O evento acontecerá na terça-feira (1), às 9h, no Plenarinho da Câmara Municipal.
O funcionamento dos conselhos tutelares do Recife e a eleição para escolha de novos conselheiros, marcadas para quatro de outubro, foram temas de audiência pública realizada pelo vereador Osmar Ricardo na manhã desta segunda-feira, 31, no plenarinho da Câmara Municipal. “Lutamos pela garantia da realização das eleições, dentro de um processo limpo, transparente e democrático”, defendeu o vereador, lamentando que há denúncias de fraude no processo eleitoral e de manobras para evitar a realização dele, uma vez que há questionamentos sobre o edital de convocação do pleito. Ao todo, há 133 candidatos a conselheiros tutelares, que concorrem a 40 vagas, em oito conselhos.