A vereadora Marília Arraes (PSB) relatou na tarde desta quarta-feira (30) ter enfrentado, na manhã do mesmo dia, problemas que teriam frustrado uma tentativa de visita às obras de urbanização da comunidade do Pilar, no bairro do Recife, conduzidas pela prefeitura da capital pernambucana. Ela disse ter sido impedida de entrar no canteiro por falta de equipamento de segurança individual e afirmou ter sido destratada por um engenheiro que trabalhava no local.
O vereador Felipe Francismar (PSB) dirigiu-se à tribuna na tarde desta quarta-feira, 30, para repercutir uma visita do prefeito Geraldo Julio em dois serviços realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos na Zona Norte do Recife. Um deles foi a obra de pavimentação, drenagem, construção de calçadas e contenção de encostas da Rua Pirauá, no Brejo da Guabiraba, executada pela URB. O outro foi um grande mutirão de limpeza para remover o lixo, descartado irregularmente, acumulado na barreira localizada na Rua Carlos Lamarca, no Burity, bairro da Macaxeira, realizado pela Emlurb.
Militante do Partido dos Trabalhadores há 26 anos, o vereador Luiz Eustáquio deixou o PT e comunicou na tribuna de hoje, (30), a sua filiação à Rede Sustentabilidade, fundada pela ex-senadora Marina Silva. “Construímos muito para a cidade e para o país, através do partido dos Trabalhadores. E agora tenho a oportunidade de acompanhar esse novo projeto da Rede. Tive a felicidade de estar com Marina Silva que marcará um encontro com todos os parlamentares do Brasil que estão indo para a Rede”.
Próximo dia 4 é o Dia Mundial dos Animais e o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) fez questão de ressaltar a data, durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,30. “É um dia que visa defender os animais e esperamos que seja um dia de festa. Mas, além disso, temos que levar em consideração o fator da conscientização sobre os direitos dos animais”.
O vereador André Régis (PSDB) recebeu a visita do presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, a presidente do Conselho Regional de Educação Física, Nadja Harrop e demais membros do sistema CONFEF-CREFIS. O objetivo do encontro visou discutir o ofício 122 da Secretaria de Educação do Recife, o qual informa que os professores do 1º ao 5º ano seriam os responsáveis por ministrar e avaliar as aulas de Educação Física.
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor da Câmara Municipal se reuniu nesta quarta-feira (30), na Casa de José Mariano, para debater e distribuir projetos de lei. O grupo discutiu 14 projetos ao total, e aprovou, dentre outros, o PLO 182/2014, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PRTB), que trata da obrigatoriedade do chamado ‘botão de pânico’ em veículos do transporte público municipal.
Ao apresentar o desempenho da execução orçamentária e financeira da Prefeitura do Recife no segundo quadrimestre deste ano – referente aos meses de maio a agosto - o secretário de Finanças, Ricardo Dantas, afirmou, em audiência pública realizada na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 30, que apesar da crise econômica e da recessão do País, o Poder Executivo fez o dever de casa e cumpriu as metas estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O resultado primário atingiu R$ 142 milhões e uma receita de R$ 2.849,1 milhões. Ele ressaltou que, seguindo orientação do prefeito Geraldo Julio, há um cuidado para gastar com eficiência e que o agravamento do cenário econômico nacional tem levado a gestão a ações efetivas de contenção de despesas.
A aprovação dos pareceres conjuntos de três Comissões Permanentes da Casa gerou intenso debate sobre o serviço de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte de passageiro no Recife, na tarde desta terça-feira, 29. Os pareceres das Comissões de Legislação e Justiça, Meio Ambiente, Transporte e Trânsito e Finanças e Orçamento foram elaborados como substitutivo a dois Projetos de Lei, o de número 154/ 2015 de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT), e o de número 115/ 2015, de Aerto Luna (PRP).
De autoria do Executivo, o projeto de emenda à Lei Orgânica nº 70/2015, que dispõe sobre servidores públicos temporários, dividiu opiniões na reunião plenária desta terça-feira, 29. A proposta estende o prazo dessas contratações de um para dois anos, prorrogável por igual período, e proíbe ainda qualquer recontratação após esse prazo. Mas antes da votação, o líder da bancada de Oposição na Casa, vereador Jurandir Liberal (PT) questionou a iniciativa, que acabou sendo aprovada em duas votações e encaminhada para sanção do prefeito.
O vereador Jurandir Liberal (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (29) para pedir que a Comissão de Segurança Pública da Casa, bem como o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, redobrassem suas atenções no que diz respeito aos problemas de segurança da capital pernambucana. O parlamentar direcionou seu apelo a alguns bairros das zonas Oeste e Noroeste da cidade.