Notícias

O vereador Jurandir Liberal (PT) subiu ao plenário da Câmara Municipal nesta segunda-feira (14) para se declarar solidário ao professor da Universidade Federal de Pernambuco Michel Zaidan. O acadêmico foi convocado na semana passada a comparecer à 7ª Vara Criminal por conta de um processo movido pelo governador do Estado.

Com o plenarinho da Câmara Municipal do Recife lotado por professores, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) realizou audiência pública que debateu questões pertinentes ao Ofício Circular nº 122/2015, da Secretaria de Educação do Recife, que informa que os professores do 1º ao 5º ano serão os responsáveis por ministrar e avaliar as aulas de Educação Física nos 308 estabelecimentos de ensino municipais. O entendimento é que esse documento praticamente retira o professor licenciado em Educação Física da rede de ensino do Recife. “A decisão estabelece uma polêmica e precisamos encontrar uma saída. Dessa forma, os professores são expostos ao constrangimento de dar aula de uma área que eles não dominam e as crianças ficam expostas a riscos, com consequências irreversíveis”, disse a vereadora.

Entre janeiro e julho, ocorreram cerca de 850 acidentes envolvendo ônibus públicos na Região Metropolitana do Recife. Nos meses de maio a agosto, foram registrados quatro casos de violência a usuários desse transporte, dentro dos veículos, e um motorista foi agredido a pedradas por um passageiro. Tudo isso sem contar com os casos mais graves que resultaram na morte dos estudantes Camila Meirele, 18 anos, que em maio foi arremessada para fora do ônibus quando a porta abriu. E Harlynton Lima dos Santos, 20, que em junho foi arrastado quando o veículo deu partida no Cais de Santa Rita. Essas situações dramáticas, que denunciam a situação precária do sistema de transporte público do Recife e Região Metropolitana, foram a base para o tema da audiência pública que a vereadora Vera Lopes (PPS) realizou nesta seta-feira.

Procurador do trabalho, professor, empresário, palestrante, escritor. A esses títulos que o fluminense de Itaguaí Renato Saraiva coleciona por sua trajetória, mais um veio se somar na manhã desta sexta-feira (11): o de Cidadão do Recife. A solenidade, de iniciativa do vereador André Régis (PSDB), aconteceu no Plenário da Câmara Municipal do Recife e contou com familiares do homenageado e personalidades do ambiente jurídico.

A Missa de Sétimo Dia em memória da jornalista Juliana Cuentro será realizada na Capela de Nossa Senhora de Fátima, nesta quinta-feira, 10, às 17h30. Com uma vasta experiência em diversos veículos e assessorias de imprensa do Estado, seu último trabalho foi no Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal do Recife. Ela faleceu na última sexta-feira, aos 60 anos, por causa de um aneurisma que provocou um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Para facilitar o diálogo entre os poderes públicos e as entidades que trabalham com a cultura recifense e pernambucana, o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) realizou audiência pública que debateu “A valorização do artista da cultura local”. O plenarinho da Câmara Municipal do Recife ficou lotado, na manhã desta quinta-feira, 10, por cantores, brincantes, componentes de corais, sambistas, passistas de frevo e músicos. Todos, vestiam uma camiseta branca, com a frase: “A cultura não tem culpa”, uma crítica aos cortes de incentivos financeiros para o setor. “Nós buscamos, com esse encontro, facilitar uma linha de comunicação entre os entes públicos e os artistas que fazem a história de nossa cultura; o intuito não é rivalizar, mas criar as pontes necessárias para estabelecer esse diálogo vivo”, disse o vereador.

A diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste, Jô Mazzarolo, nasceu em Veranópolis, no interior do Rio Grande do Sul, mas sua trajetória se estende por todo o Brasil. Jornalista pela Pontífìcia Universidade Católica de Porto Alegre e mestre em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ela trabalhou na TV Bandeirantes, na RBS e na Rede Globo, onde editou o Jornal Hoje e produziu o Jornal da Globo e o Jornal Nacional. Gaúcha por nascimento e recifense por opção, recebeu o Título de Cidadã do Recife, nesta quarta-feira (9), numa iniciativa do vereador Erivaldo da Silva (PTC).

Autora do projeto de lei 154/2015, que dispõe sobre a proibição do uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado individual de pessoas no Recife, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) promoveu reunião pública na manhã desta quarta-feira, 9, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, para debater o tema. “O debate está aquecido e desde que apresentamos o projeto de lei, estamos ouvindo pessoas nas redes sociais, nas universidades. Precisamos entender a complexidade desse sistema, mais conhecido como Uber, que está chegando ao Recife. Nós estamos nos antecipando a esse debate”, disse a vereadora. Ela entende que o uso de carros de aluguel com aplicativos Uber vai impactar no trânsito, podendo levar ao aumento de veículos nas ruas.

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) apresentou voto de aplauso ao presidente do Sport Club do Recife, João Humberto Martorelli, pela decisão de excluir do quadro de sócio os membros da torcida organizada jovem. De acordo com o requerimento, a ação foi baseada no Estatuto Social do Sport que objetiva zelar pelo bom nome do clube e elevar o seu conceito. Antes de ser votado nesta terça-feira, 08, o requerimento gerou debate no plenário. “Foi o primeiro clube a manifestar solidariedade com a sociedade ao não tolerar a atitude dessas torcidas”, justificou.

Depois de quatro meses afastada da Câmara Municipal do Recife por conta de uma licença maternidade, a vereadora Marília Arraes (PSB) voltou ao plenário da Casa de José Mariano nesta terça-feira (8), onde destacou possíveis irregularidades na Secretaria de Saúde do Recife. De acordo com a parlamentar, a Prefeitura celebrou contratos, um deles sem licitação, com dois sócios de uma empresa envolvida na Operação Assepsia, deflagrada no Rio Grande do Norte, em 2012, pela Polícia Federal.