Notícias

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) promoveu audiência pública na Câmara Municipal do Recife para debater as interferências da construção do Túnel da Caxangá no Museu da Abolição, principal equipamento urbano e cultural que fica localizado ao lado da obra. “Fiz uma visita ao museu e percebi que não havia visitantes, pois o principal acesso estava fechado. Como admitimos que uma obra atrasada prejudique por dois anos o museu, que é um importante patrimônio do povo recifense e do Brasil? Isso é um descaso para com a cultura”, denunciou a vereadora na abertura da audiência realizada na manhã desta quarta-feira, 8. Ficou constatado que o Governo do Estado, para aproveitar os recursos federais na época da Copa do Mundo, iniciou a intervenção do túnel sem que todas as etapas estivessem projetadas.

O aumento do número de homicídios no Estado chamou a atenção do vereador Henrique Leite (PT), que também é policial. Segundo ele, de janeiro até agora ocorreram mais de mil assassinatos, ou cerca de 345 por mês, ou ainda 10 homicídios por dia. “É absurdo o que está acontecendo no Estado. O Pacto pela Vida precisa ser revisto urgentemente. A sensação de insegurança está aumentando nas pessoas. A violência recrudesceu”.

Tipo raro de enfermidade que leva à mutilação e à morte de muitas pessoas, o câncer ósseo foi o tema debatido pela vereadora Michele Collins (PP), durante Reunião Plenária desta terça,7. A parlamentar lembrou que o médico Antônio Marcelo Gonçalves de Souza idealizou a campanha “Pedala HCP em Alerta ao Câncer Ósseo”, que acontecerá no próximo dia 26, a partir das 8h, com saída na Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

O presidente da Comissão de Segurança, vereador Almir Fernando (PCdoB), dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça,7, para repercutir a reunião do grupo realizada no Alto José Bonifácio. A ação contou com a presença das secretárias Aline Mariano, da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, e Ana Rita Suassuna, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, além do Comandante do 11ºBatalhão, o Tenente-Coronel Ronaldo.

No dia do Jornalista e Dia Mundial da Saúde, comemorados dia 7 de abril, a vereadora Vera Lopes (PPS), que também é médica, fez questão de homenagear as duas categorias. Mas dedicou especial atenção aos trabalhadores da saúde que se desdobram em plantões. Ela sugeriu que o poder público incorpore as gratificações pagas nesses plantões às aposentadorias desses profissionais como forma de reconhecimento ao trabalho deles.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) parabenizou o Projeto Nova Semente, realizado na cidade de Petrolina e criado pelo atual Prefeito da cidade Julio Lossio. O programa tem o objetivo de ajudar mães que trabalham fora de casa e não têm com quem deixar os filhos. Elas contam com espaços que funcionam como creche e unidade de educação infantil e abrigam crianças de até 6 anos incompletos. "Atualmente são 123 unidades em todo o município, atendendo a mais de 7 mil crianças".

O vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) felicitou na tarde desta terça-feira, 07, o trabalho quem vem sendo realizado no estado de Pernambuco, através do governador Paulo Câmara. O vereador lembrou que só na cidade de Bonito Paulo Câmara deu ordem de serviço para requalificação das estradas que cortam as cidades circunvizinhas. “Além disso, esse mês será inaugurado em Bonito, um teleférico onde melhorará o turismo da cidade, aumentando o número de empregos ".

O Dia do Jornalista e o Dia Mundial da Saúde foram os temas celebrados pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta terça-feira, 07. “Neste 7 de abril, Dia do Jornalista, quero homenagear os profissionais responsáveis pela apuração dos fatos e livre circulação de informações de interesse público, base essencial da democracia. Que este dia seja o início de muitos outros dias em que o jornalista possa cumprir sua tarefa exclusiva, o jornalismo, de maneira livre e independente, pois é disso que a sociedade precisa.

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara recebeu no final da manhã desta terça-feira, 07, uma equipe formada por representantes do Consórcio Novo Recife, encabeçada pelo arquiteto Paulo Roberto de Barros e Silva, coordenador do projeto. De acordo com o presidente da Comissão, vereador Jurandir Liberal (PT), a reunião faz parte da discussão do Projeto de Lei do Executivo número 08/2015 que institui o Plano Urbanístico Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga. “Para emitir o parecer ao Projeto , nós também vamos convocar outros setores e acompanhar a audiência pública que ocorrerá na próxima sexta-feira, às 9h, no plenarinho desta Casa”, salientou Jurandir Liberal.