Notícias

O vereador Jurandir Liberal (PT) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 3, para repercutir o encontro que aconteceu hoje entre os vereadores, representantes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal do Recife. A reunião foi para discutir o ordenamento da Avenida Conde da Boa Vista que resultou na retirada de camelôs do local. “Parabenizo o presidente da Casa, Vicente André Gomes, pelo posicionamento nesse processo, também pelo equilíbrio ao receber a representação dos movimentos junto com outros vereadores”.

Durou mais de três horas o encontro intermediado pelos vereadores do Recife que reuniu representantes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e do sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal, nesta terça-feira, 03, na sala das Comissões. Em pauta o ordenamento da Avenida Conde da Boa Vista que resultou na retirada de camelôs do local. O presidente da Câmara Municipal, Vicente André Gomes (PSB), ponderou a necessidade de encontrar um consenso em que prevaleça o diálogo para uma solução entre as duas partes e franqueou a Casa como local para outras reuniões sobre o assunto.

Preocupada com a exploração do trabalho infantil durante o Carnaval a vereadora Marília Arraes (PSB) realizou reunião pública, nesta terça-feira, 3, para obter informações sobre a evolução das políticas públicas de combate à exploração da mão de obra de crianças e adolescentes durante a maior festa popular do Recife. Ela cobrou mais integração entre os órgãos municipais para intensificar o combate nessa época do ano. É durante o Carnaval que os menores recifenses são mais usados no trabalho para terceiros seja na venda de comidas e bebidas, assim como no recolhimento de resíduos descartáveis e nos estacionamentos de carro.

A 16ª Sessão Legislativa da Câmara Municipal do Recife, instalada durante reunião solene, sob a presidência do vereador Vicente André Gomes (PSB), marcou o início dos trabalhos após recesso parlamentar. Contou com a presença do prefeito Geraldo Julio e de quatro secretários municipais, Sileno Guedes, de Governo e Participação Social; Fred Oliveira, de Relações Institucionais; Antonio Alexandre, de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, e Alexandre Gabriel, de Imprensa.

O desperdício de água própria para o consumo vem preocupando o vereador Marcos di Bria (PTdoB). Por conta disso, ele apresentou à Câmara do Recife o Projeto de Lei 228/ 2014 que pretende tornar obrigatório o atendimento, com maior agilidade pela Compesa, para conserto de cano, canaleta ou cano de adutora estourado, rompimento ou vazamento, em qualquer rua, BR ou logradouro público no município.

A 16ª Sessão Legislativa da Câmara Municipal do Recife será instalada durante reunião solene nesta segunda-feira, dia 02, a partir das 15h, sob a presidência do vereador Vicente André Gomes (PSB) com a presença do prefeito ou de um representante designado por ele. A solenidade prevê a leitura da renúncia dos vereadores que assumirão mandatos em outras Casas Legislativas, bem como a posse dos suplentes que ocuparão as respectivas vagas. A reunião solene marca o início dos trabalhos após o recesso parlamentar.

O reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais, Libras, como língua de instrução e meio de comunicação objetiva e de uso da comunidade surda é o que pede o projeto de lei número 323, de 2013. A vereadora Aimée Carvalho (PSB) é autora da matéria em tramitação na Câmara Municipal do Recife . “O objetivo é a difusão da Libras. Instituir como uma língua presente na vida social, escolar, política e econômica em prol da construção de uma sociedade inclusiva”. Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, cerca 9,7 milhões de brasileiros apresentam deficiência auditiva.

Todos os edificios públicos ou privados existentes na cidade do Recife, portadores de escadas rolantes, pontes rolantes ou esteiras rolantes, deverão afixar, obrigatoriamente, nos seus respectivos andares, pisos ou níveis, avisos de alerta de perigo aos usuários e orientações de uso. É o que prevê o projeto de lei do vereador Jurandir Liberal (PT), em tramitação na Câmara do Recife. De acordo com o vereador a proposta tem por objetivo reduzir o número de acidentes envolvendo o uso destes equipamentos existentes no Recife.

Projeto de lei de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN) torna obrigatória a contratação de bombeiros civis por empresas privadas, públicas ou de economia mista, ou ainda especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio. De acordo com a proposta considera-se bombeiro civil aquele que for habilitado de acordo com a lei federal 11.901/2009 e que exerça em caráter habitual função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio. A proposta tramita na Câmara Municipal do Recife.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), juntamente com os vereadores Osmar Ricardo (PT), Jurandir Liberal (PT) e Marcos di Bria (PTdoB) receberam na tarde desta quinta-feira, 29, um grupo de representantes dos comerciantes informais que foram retirados da Avenida Conde da Boa Vista. Os ambulantes informais ocupam o hall de entrada da Câmara desde a ação da Prefeitura pela manhã. Os vereadores formaram uma comissão e seguiram para a Prefeitura com o objetivo de intermediar a questão.