O vereador Raul Jungmann (PPS) subia à tribuna, na tarde desta segunda-feira 18, para falar que o dia 15 de novembro, dia da Proclamação da República Brasileira, foi marcado pela prisão dos onze réus condenados pelo esquema do mensalão. “Ninguém está acima da lei e da justiça. Quero dizer que não falo exclusivamente desse acontecimento, mas de todo e qualquer processo, seja do mensalão do PSDB, ou de qualquer um. A república foi fortalecida no momento das prisões dos acusados”.
A reforma do Ginásio Geraldo Magalhães, Geraldão, está prevista para ser concluída em dois anos. Nesse período estima-se que serão produzidas cerca de 30 toneladas de materiais recicláveis. Preocupada em dar um destino ambientalmente correta para esses materiais, a Prefeitura do Recife vai doá-los para catadores ligados à Central de Cooperativas de Recicláveis de Pernambuco, Decorre. A vereadora Michele Collins (PP) comentou sobre a iniciativa na reunião plenária desta segunda-feira, 18. “Beneficiará muito essas pessoas. Elas poderão transformar o material em renda, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, já que muitos desses entulhos podem levar anos para se decompor na natureza”.
7 de novembro foi comemorado o Dia do Radialista e o vereador Maguari (PSB) subiu à Tribuna, nesta segunda (18), para lembrar a data. “Parabenizo os radialistas do Brasil e de Pernambuco pela comemoração no dia 7 de novembro. O rádio é muito importante é um veículo que atende a maioria do mundo e se destaca pela eficiência de seus profissionais, que tanto ajudam a população.”, disse. Maguari detalhou a história do rádio, citando que a primeira transmissão brasileira ocorreu no Recife, em 1919. “Para muitos, a história do rádio no Brasil começa com Roquette Pinto, no Rio de Janeiro, em 1922. No entanto, para os grandes estudiosos da radiodifusão brasileira os louros da primeira transmissão radiofônica devem ser atribuídos ao pernambucano Augusto Joaquim Pereira, fundador da Rádio Clube de Pernambuco, no dia 6 de abril de 1919. Segundo os especialistas, estudos atestam que foi em Pernambuco a primeira experiência radiofônica oficial no Brasil.”, disse.
Durante a Reunião Plenária de hoje, 18, o vereador Aderaldo Pinto (PRTB) repercutiu a passagem do Dia Mundial do Diabetes, lembrado em todo mundo, no último dia 14.
Para esclarecer as responsabilidades pelo não funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), no Agreste Meridional, mas que tem numerosos alunos recifenses matriculados, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública nesta segunda-feira, 18, por iniciativa do presidente, vereador Vicente André Gomes (PSB). “Fui procurado por um grupo de alunos, que pediam reforço á luta pela reabertura da faculdade. Inicialmente achei que não havia coerência na solicitação, pois a Câmara não era parte no processo. Mas eles insistiram e compreendemos que, além dos recifenses prejudicados, é uma contradição o fechamento de uma faculdade de medicina e que isso é do interesse público e, por isso, resolvemos promover a audiência pública”, explicou o vereador.
Através do vereador Aderaldo Pinto (PRTB), a Câmara de Vereadores do Recife concedeu a mais alta comenda do legislativo municipal ao empresário Waldemar Luiz da Silva Filho em reunião solene realizada nesta quinta-feira, 14. A justificativa é de que ele realizou relevantes serviços à cidade. “Esta Casa Legislativa nada mais faz do demonstrar um justo reconhecimento quando destaca o ilustre recifense para outorga-lhe a mais Alta homenagem a quem se fez merecedor por todo o trabalho que vem realizando em todas as funções que exerceu e exerce na vida empresarial, possuindo um grande legado na área administrativa e empreendedora as novas gerações de comerciantes e empresários da nossa cidade”, disse.
Devedores de ICM e ICMS poderão parcelar seus débitos em até doze vezes, bem como obter redução de até 85% no valor das multas, e 95% no valor dos juros. Trata-se do programa de Recuperação de Créditos Tributáveis do governo do Estado. O vereador Carlos Gueiros (PTB) comemorou o lançamento do programa que terá prazo de adesão até 30 de dezembro. “Ressalto a atitude do governo em recuperar créditos tributários, um verdadeiro presente de Natal para os contribuintes endividados, que nem sempre podem pagar seus débitos. Muitos até querem quitar as dívidas, mas não têm fôlego”.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) cobrou da prefeitura prazos para conclusão dos habitacionais que, segundo ela, estão com as obras paradas. “Fiz extenso relatório com base nas visitas realizadas aos habitacionais, onde verificamos que as obras estão paralizadas. Por isso solicitei ao gestor que enviasse os prazos de conclusão. Só de aditamento de contratos são cerca de R$ 2 milhões por cada um”.
O prefeito Geraldo Júlio foi convidado pela Organização Nações Unidas, ONU, para participar da Conferência das Partes de Varsóvia, COP-19, na Polônia. Os membros da Convenção-Quadro da ONU sobre mudanças do clima estão reunidos com o objetivo de continuar o processo de negociação da segunda parte de vigência do Protocolo de Quioto, que deverá ser concluído até 2015 e entrará em vigor a partir de 2020. São realizados encontros anuais para decidir sobre a aplicação e funcionamento das diretrizes do tratado, que deverá entrar em vigor em todos os países. Durante a reunião plenária desta quarta-feira, 13, o vereador Eurico Freire (PV) fez questão de parabenizar a participação do Recife no encontro deste ano.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira, 13, para falar do 13° Congresso do Partido Comunista do Brasil, que será realizado de 14 a 16 de novembro. “O congresso do partido é o ato mais elevado da vida orgânica, a máxima expressão da democracia, o exercício da unidade política e ideológica do comunismo”. Durante quatro meses as bases dos comitês intermediários, municipais e estaduais debateram os temas centrais do evento.