Pela unanimidade de votos, 28 ao todo, a Câmara do Recife aprovou na tarde desta segunda-feira, 9, a emenda à Lei Orgânica, proposta pelo presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB), acabando com a votação secreta nos casos de cassação de mandato. A emenda foi aprovada em segunda discussão e faz parte do que se convencionou chamar de pacote ético, que contempla outras medidas como criação de ouvidoria e concurso público, entre outros.
A vereadora Priscila Krause (DEM), solicitou ao vereador Jayme Asfora (PMDB) que ele pedisse desculpas públicas à oposição pelas declarações que deu a uma rádio local, na qual comparou o comportamento desses parlamentares ao do presidiário-deputado Natan Donadon, cujo mandato foi mantido pela Câmara dos Deputados em votação secreta. O debate na rádio era com o vereador Wanderson Florêncio (PSDB), sobre o projeto de lei do vereador Jayme Asfora que extingue o voto fechado para eleição da mesa diretora, vetos e reuniões secretas.
A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda (9), e aprovou o parecer favorável ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB), que propõe o fim da reunião e votação secretas para a eleição da Mesa Diretora e análise de vetos (PELO 64/2013). Estiveram presentes no encontro, os vereadores Henrique Leite (PT), Romerinho Jatobá (PR), Felipe Francismar (PSB) e o presidente do grupo, Aerto Luna (PRP).
Durante a Reunião Plenária desta segunda (9), o vereador Jayme Asfora (PMDB) comemorou a reabertura do Hospital Veterinário, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O local estava há mais de um mês com as portas fechadas, sem materiais necessários para a realização de aulas e para atender a comunidade.
O aniversário de 82 anos do padre Edvaldo Gomes, da Paróquia de Casa Forte, foi lembrado pela vereadora Isabella de Roldão, durante Reunião Plenária desta segunda (9). “Saúdo o Padre Edvaldo pelos 82 anos de vida. Ele desenvolve um importante trabalho no bairro de Casa Forte e em todas as comunidades que o contornam. A sua dedicação aos mais carentes é muito grande e sua pregação é essencial aos fieis.”, disse.
O aniversário de 82 anos do padre Edvaldo Gomes, da Paróquia de Casa Forte, foi lembrado pela vereadora Isabella de Roldão, durante Reunião Plenária desta segunda (9). “Saúdo o Padre Edvaldo pelos 82 anos de vida. Ele desenvolve um importante trabalho no bairro de Casa Forte e em todas as comunidades que o contornam. A sua dedicação aos mais carentes é muito grande e sua pregação é essencial aos fieis.”, disse.
A questão da mobilidade para os deficientes físicos foi um dos temas do discurso do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), na tribuna de hoje, (9). “Vim à Tribuna trazer esse tema que consideramos importante não só para o Recife, mas até para todos os cidadãos de outras cidades. Estive conversando com um grupo de deficientes, e eles alegam que não há condições de mobilidade na capital pernambucana. São calçadas esburacadas, danificadas por causa das raízes das árvores ou não niveladas. É preciso que a gestão municipal prepare a cidade para todos.”, disse.
Foi comemorado no último domingo, dia 8, o Dia Internacional da Alfabetização. A data foi lembrada durante a reunião desta segunda-feira, 9, pelo vereador André Régis (PSDB), presidente da Comissão de Educação da Casa.
Os valores arrecadados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), decorrentes da aplicação de multas de trânsito no município do Recife, poderão ter uma parte da sua destinação ao desenvolvimento de programas sociais. Entre eles estão: o atendimento a crianças e jovens carentes; projetos em benefício da 3ª idade; campanhas beneficentes; aquisição de medicamentos à população carente; atendimento aos moradores de rua; reequipamento e criação de unidades de saúde; reequipamento e construção de unidades escolares; ações educativas de trânsito; fortalecimento da rede de atendimento aos viciados em crack e outras drogas
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara pretende elaborar uma proposta de um plano de educação de longo prazo com o objetivo de elevar os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Recife. A declaração foi do vereador André Régis (PSDB), presidente da comissão, durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 5. “Os números mais recentes do IDEB apontam que o Recife está numa posição muito ruim, tanto no ensino fundamental 1 quanto no 2 e queremos colaborar para melhorá-los”, disse.