O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu na tarde desta terça-feira, 22, o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, em 1982. “A pessoa idosa merece todo nosso respeito e carinho. Temos que fazer valer os direitos que eles possuem. Precisamos discutir e focar as questões da violência física, sexual e psicológica”.
A superlotação do cemitério de Casa Amarela foi tema do pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB) na tarde desta terça-feira, 22. “São aproximadamente 11.600 m², mas não é suficiente para atender a demanda. Quase que diariamente sou acionado pela população para conseguir um túmulo para enterrar alguém”.
Autora do projeto de lei criando a Semana Municipal da Alimentação Saudável, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) comemorou na tarde desta terça-feira 22, a criação da lei por meio da sanção do Executivo. Agora é lei e a semana será comemorada de 31 de maio a 5 de junho, quando também se comemora a Semana Nacional da Alimentação Saudável. “A semana municipal deve ter a participação da coletividade, instituições de ensino e de empresários na elaboração da programação e divulgação da importância de uma alimentação saudável”.
O vereador André Régis (PSDB) ocupou a Tribuna de hoje,22, para ressaltar que a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa estaria à disposição da Secretaria de Turismo do Recife, com o objetivo de propor melhorias ao setor. “Recentemente, foi anunciado que a Prefeitura fará uma revitalização na orla de Boa Viagem, e alertamos para um fato grave de que existem pessoas morando nos equipamentos. É inaceitável essa situação de desamparo àquelas pessoas dormindo expostas com crianças de colo. Uma cena constrangedora. O turista que vier ao Recife e fizer uma caminhada de poucos minutos saíra com a impressão de que a nossa cidade é insensível ao ser humano por permitir uma cena dessas”, disse.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), foi o tema do pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a Reunião Plenária desta terça,22.
Chegou à Câmara Municipal do Recife, com pedido de urgência, o projeto de lei do Poder Executivo que dispõe sobre a eleição de gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino. De acordo com a proposta, a escolha do diretor das escolas públicas do Sistema Municipal de Ensino do Recife será realizada em três etapas contínuas e sucessivas, que serão as seguintes: participação dos candidatos inscritos em Curso de Atualização em Gestão Escolar oferecido pela Secretaria de Educação; elaboração e aprovação do Plano de Gestão Escolar; e eleição direta, através de sufrágio facultativo, dos segmentos da comunidade escolar.
O presidente da Câmara do Recife, Vicente André Gomes (PSB), quebrou o protocolo na tarde dessa segunda-feira 21, e concedeu a palavra ao vereador Wanderson Florêncio (PSDB) pela segunda vez para apresentar sua despedida. O vereador já havia se despedido semana passada na tribuna da Casa. Ele agradeceu o gesto e fez balanço da passagem dele pela Casa José Mariano como suplente da vereadora Aline Mariano (PSDB), em licença maternidade, e que retornou hoje à Câmara.
Para facilitar a identificação de motoqueiros, o projeto de lei 82/2013 proíbe que condutores de motos façam uso do capacete ao entrarem em estabelecimentos como bancos, ou postos de gasolina na hora de abastecer. O autor do projeto, vereador Jurandir Liberal (PT), justificou a proposta afirmando que trabalhadores que fazem uso de motos estão sendo confundidos com marginais. Para ele o projeto já aprovado em primeira discussão na tarde dessa segunda-feira 21, evita essa confusão e garante mais segurança para todos. “Todos os estabelecimentos comerciais deverão ter uma placa informativa da regra. O capacete dificulta a identificação do condutor”.
O Dia Nacional de Valorização da Família é comemorado em 21 de outubro e o vereador Andre Ferreira (PMDB), na tarde desta segunda, 21, aproveitou para destacar a importância do papel da família na formação das crianças e de uma sociedade mais justa e igualitária. "A Constituição Federal do país, no artigo 226, estabelece que a família é a base da sociedade e deve ter a proteção do Estado". Ao mesmo tempo em que comemorou a data, o parlamentar propôs uma reflexão a todos: "será que esta valorização está acontecendo com políticas públicas voltadas para a família?".
Eles chegam a 25 mil profissionais em Pernambuco, que fizeram curso técnico e estão habilitados a exercer a função, mas ainda não são reconhecidos como categoria. Não têm carteira de trabalho assinada e quando se dispõem a exercer a função ganham entre R$ 50 e R$ 80 por 12 horas de serviço. Os bombeiros civis, que enfrentam uma realidade adversa que fere os direitos trabalhistas, deram um passo importante na própria história ao participarem de audiência pública na Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira, 21, por iniciativa da vereadora Isabella de Rodlão (PDT). “O nosso objetivo é a partir de agora trabalharmos visando a regulamentação da profissão no Recife, uma vez que ela já existe por força da lei federal”, justificou a vereadora.