O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) pediu em pequeno expediente, na tarde desta terça-feira, 20, que a Compesa envie uma equipe para solucionar os problemas de uma estação elevatória de esgoto que existe no final da Rua Souza Bandeira, na comunidade da Vila de Santa Luzia, no bairro da Torre.
Durante o Pequeno Expediente desta terça (20), o vereador Almir Fernando (PCdoB) elogiou o cumprimento de várias obras solicitadas à Prefeitura, através de requerimentos de sua autoria. “São ruas recuperadas no bairro de Dois Unidos, Alto do Maracanã, recapeamentos no Alto José Bonifácio e Córrego do Euclides. Além disso, registro a operação tapa buracos, além da recuperação de várias escadarias na zona norte. Ressalto que o prefeito Geraldo Júlio(PSB) também está inspecionando e supervisionando os trabalhos de recuperação nas praças do Recife.”, disse.
O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) alertou para a situação das quadras de tênis localizadas na Avenida Boa Viagem, no bairro do Pina. Ele vai encaminhar um Pedido de Informação à Prefeitura para saber detalhes sobre a administração e novos projetos para o local.
A Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta terça-feira, 20, para distribuir 10 novos projetos de lei que serão analisados e estarão sujeitos a emendas. Outros oito, que já receberam pareceres, foram analisados pelo grupo, sendo dois aprovados e os demais retirados de pauta para uma análise mais aprofundada na próxima reunião. Estiveram presentes os vereadores Estéfano Menudo (PSB), presidente da comissão; Almir Fernando (PCdoB) e Amaro Cipriano Maguari (PSB).
O presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), informou na tarde desta segunda-feira, 19, o nome dos sete membros que comporão a Comissão Especial para análise do sistema tarifário do transporte público no Recife. São eles os vereadores Raul Jungmamm (PPS), Jayme Asfora (PMDB), Eurido Freire (PV), Marco Aurélio (PTC), Wanderson Florêncio (PSDB), Jurandir Liberal (PT) e Isabella de Roldão (PTB).
A vereadora Priscila Krause (DEM) repercutiu na tarde desta segunda-feira, 19, na Câmara do Recife, denuncia sobre indícios de direcionamento em licitação do Programa Reluz. Segundo ela, itens do edital como exigência de fiscalização e presença de especialistas na empresa vencedora teriam sido direcionados. “A empresa deveria apresentar capital integralizado de R$ 200 mil uma vez que a licitação em questão é de R$ 2 milhões. A empresa habilitada tinha capital inferior ao exigido”.
Ao lembrar os 100 anos do Teatro do Parque, a ser celebrado em 2015, o vereador André Régis (PSDB), denunciou o abandono em que se encontra a casa de espetáculos. Ele disse na tarde desta segunda-feira, 19, na Câmara do Recife, que as obras estão paralisadas e que a história do Teatro está comprometida.
A quantidade e a repetição de assuntos nos requerimentos apresentados pelos vereadores na Câmara do Recife foi alvo de crítica. O vereador Carlos Gueiros (PTB), decano da Casa, disse que tinha seis legislaturas e não tem o número de requerimentos de colegas novatos. Segundo ele, os pleitos se repetem com o mesmo assunto, e muitas vezes um parlamentar apresenta 20 pedidos para tapar buracos na mesma rua, quando poderia fazer um único requerimento.
O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) realizou em pequeno expediente na Câmara Municipal do Recife homenagem aos 101 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como a Matriz da Torre. “Como participante e cidadão do bairro da Torre tenho absoluta certeza e testemunho do poder e da missão desta paróquia na vida de todos que fazem aquela localidade e seus entornos”, falou.
A primeira plenária do Eu Amo Meu Bairro, que aconteceu no bairro dos Torrões, zona oeste do Recife, foi tema do discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na Reunião Plenária de hoje (19). “O projeto, promovido pelas Secretarias de Segurança Urbana e Governo e Participação Social, pretende estimular o engajamento popular e premiar o bairro que mais se destacar entre as treze localidades prioritárias do Pacto Pela Vida do Recife. O Eu Amo Meu Bairro irá avaliar critérios como redução de homicídios, evasão escolar, depredação de ônibus, aumento de lixo coletado, arrecadação de IPTU e ampliação de empreendedores individuais.”, disse.