Notícias

Durante o Pequeno Expediente desta terça (28), a vereadora Aimée Carvalho (PSB) repercutiu notícia divulgada sobre o aumento do quadro de médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “A Prefeitura, preocupada com as questões da saúde na cidade, visando melhorar a agilidade e o atendimento do Samu, aumentou o quadro de médicos na instituição. Quero expressar minha alegria em ver o prefeito Geraldo Júlio vem cumprindo com o papel, que lhe foi dado por meio dos votos da população recifense. Oferecendo ao povo do recife um direito que lhes é concedido pela Constituição Federal: o direito ao atendimento médico. Na manhã de ontem (27), a Prefeitura nomeou 29 médicos, sendo 15 cirurgiões e 14 clínicos para o Samu Recife, todos aprovados no concurso de 2012. Esse aumento equivale a uma ampliação total de 50% no quadro funcional. Agora serão 85 médicos atuando no serviço, na capital pernambucana ”, disse. A parlamentar destacou que a Prefeitura também entregou duas novas ambulâncias específicas para locais de difícil acesso. “Além de autorizar a ampliação da central de regulação médica da rede, que passará a atuar em parceria com 72 municípios de Pernambuco. Atualmente, apenas 17 são atendidos”.

O vereador Eduardo Chera (PTN) lembrou na Tribuna, o Dia Nacional da Luta pela Redução da Mortalidade Materna, hoje, 28 de maio. Ele trouxe vários dados de pesquisas nos âmbitos nacional e municipal. “De acordo com o Organização Mundial da Saúde (OMS), meio milhão de mulheres grávidas morrem, a cada ano, em todo o mundo, sendo 13% delas perdem a vida em consequência de abortos, realizados em condições inadequadas. No Brasil, a interrupção da gravidez constitui a 5ª maior causa de internações na rede pública de saúde. Estudos revelam que o aborto é a terceira causa de morte materna no país. No Recife, a razão de mortalidade materna oscilou entre 85,5 por cem mil nascidos vivos, em 2003. Os nascidos vivos foram de 36,3 por cem mil vivos em 2007”, disse.

Em razão de uma denúncia da vereadora Priscila Krause (DEM), acerca da falta de licitação para diversos contratos de fornecimento de merenda escolar, o vereador André Ferreira (PMDB) informou na tarde desta terça-feira 28, na Câmara do Recife, que a partir do segundo semestre a merenda escolar passará a ser feita na própria escola, sem a interferência de empresas terceirizadas, como vinha sendo feito há mais de doze anos.

A Frente Parlamentar de Combate ao Crack, criada na Câmara do Recife há poucos dias, realizou a primeira reunião na tarde desta terça-feira, 28. Eles discutiram as ações iniciais do grupo, que prevê visitas à rede de atendimento aos usuários no Recife e também uma viagem para conhecer a experiência de Alagoas no combate à droga e no acolhimento aos viciados.

Na reunião plenária desta terça-feira, 28, o vereador Aderaldo Pinto (PRTB) agradeceu conserto de poste na Rua Cabo Honorato, no Cordeiro, e cobrou ação para acabar com os buracos da Rua Secundino Carneiro, no Prado. O parlamentar também aproveitou para parabenizar os 67 anos do Cacique Futebol Clube.

A falta de limpeza nas dependências dos mercados públicos do Recife, que também apresentam banheiros quebrados, sem manutenção, além da escassez de estacionamento no entorno dos prédios são problemas que vêm afastando cada vez mais o público alvo destes estabelecimentos. E o resultado reflete diretamente no bolso dos comerciantes locatários de boxes, que acumulam prejuízos, dificultando a sobrevivência dos negócios. Esse será o tema da audiência pública prevista para quarta-feira, 29, às 9h, na Câmara Municipal do Recife.

Aline Mariano (PSDB) cobrou da gestão passada respostas sobre pedidos de informação, realizados à época, sobre contratos firmados com empresas para fornecimento de material escolar, com superfaturamento que chega à casa dos 455%, em alguns itens. Ela repercutiu reportagem veículada neste final de semana na imprensa dando conta desses contratos, e lembrou que já vinha cobrando da gestão anterior respostas sobre o superfaturamento na educação. Segundo ela, "as operações de empenho poderiam ter chegado a quase R$ 91 milhões se uma investigação do TCE, iniciada em 2011, não tivesse resultado na suspensão, este mês, dos R$ 21,7 milhões que encontravam-se pendentes".

Durante o Pequeno Expediente dessa segunda (27), a vereadora Isabella de Roldão (PDT) repercutiu a vitória de estudantes pernambucanos no Campeonato Europeu de Robótica Lego, na Alemanha, no último dia 10. “É a primeira vez que o Brasil e o Recife ganham uma competição como essa. Parabéns para todos nós. Foram crianças entre 13 e 15 anos que participaram e criaram um robô que foi construído para ajudar os idosos. Ressalto que toda a apresentação foi em inglês. O fortalecimento da equipe foi tão grande, que os jornais alemães publicaram que o Brasil não é só futebol e carnaval. É ciência e educação. Essas crianças merecem os nossos aplausos”, disse.

A 5ª Conferência Municipal do Recife foi repercutida no Plenário desta segunda (27) , pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). Realizada entre os dias 24 e 26 de maio, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, o evento teve como tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”. “Estivemos presentes na abertura dos trabalhos representando a Câmara. A vereadora Isabella de Roldão (PDT) e Jayme Asfora (PMDB) também compareceu nesses três dias visando Políticas Públicas para o futuro da cidade. Tivemos grupos de debates e palestras, como a Dra. Mércia Alves da UFPE e UFPB, sobre o Sistema de Desenvolvimento Urbano Nacional e Gestão Democrática, além da Mestre Tânia Bacelar sobre Desenvolvimento Sócio e Econômico do município. O secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, falou sobre o tema ‘Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, Trajetória e Avanços Rumo ao Recife 500 anos”, disse Almir.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) comemorou hoje (27) no Plenário, a aprovação na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (22) do Projeto de Lei Projeto de Lei 7663/10, de autoria do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que trata do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas. A proposta muda o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad). “Essa aprovação veio num momento muito importante. Foi com alegria que participamos da votação do PL 7663, considerado amplo e desafiador. Estamos passando por um momento único no nosso país e realmente estamos diante de uma calamidade. A sociedade brasileira está vivendo algo nunca visto. Somos um dos campeões mundiais no uso do crack”, disse.