Mudar o conceito do transporte individual e priorizar o coletivo. Para o vereador Wanderson Florencio (PSDB), a questão da mobilidade urbana passa por esse debate. O assunto trazido ao plenário na tarde desta quarta-feira, 25, quando se comemora o Dia Nacional do Trânsito, mobilizou vários parlamentares.
O vereador Almir Fernando (PCdoB), subiu à tribuna nesta quarta-feira, 25, para falar sobre a Conferência Municipal do PCdoB onde acontecerá a eleição da nova diretoria e dos delegados de base municipais, que serão representantes estaduais e nacionais do partido. Ele aproveitou para convidar os os filiados a participarem da reunião que acontece no sábado, 28, na Faculdade Católica de Pernambuco.
A vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Casa na tarde desta quarta (25), para parabenizar o Departamento da Mulher (DPMU), da Polícia Civil de Pernambuco. O órgão, segundo a vereadora, realizou um mutirão para apurar inquéritos de violência doméstica e o resultado foi entregue ao Ministério Público.
O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) comunicou ao Plenário hoje (25), que deu entrada a um Projeto de Lei que dispõe sobre a cobrança proporcional ao tempo de serviço prestado para a guarda de veículos em estacionamentos privados no Recife.
Para dar encaminhamento às análises de viabilidade do Sistema de Passe Livre, reivindicado pelos estudantes nas manifestações populares, a Comissão Especial de Transporte Público e Passe Livre da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na manhã desta quarta-feira, 25, com dois especialistas. “Nosso propósito é colher informações para dar uma contribuição ao Poder Executivo e à cidade, concluindo se a proposta é viável ou não; se ela é ou não exequível. O propósito é obter informações sobre o passe livre antes que de fazermos sugestões”, justificou o presidente da comissão, vereador Jayme Asfora (PMDB).
Os hotéis, restaurantes e bares do Recife terão que apresentar cardápios bilíngues. O projeto de lei, do vereador Augusto Carreras (PV), recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. Para o autor, a proposta é “uma alternativa que qualifica e fideliza visitantes estrangeiros, porque facilita o atendimento e diminui as dificuldades de comunicação sofridas por muitos turistas’.
O deputado federal Inocêncio Oliveira, no décimo mandato parlamentar, não vai mais disputar cargos na política. A aposentadoria foi anunciada esta semana e repercutiu na Câmara do Recife. Correligionário de legenda, o vereador Romerinho Jatobá (PR)leu na reunião plenária desta terça-feira, 24, matérias publicadas na imprensa e destacou a trajetória de deputado, formado pela Universidade Federal de Pernambuco em Medicina, profissão que exerceu até 1974.
O vereador Maguari (PSB) repercutiu, na Tribuna desta terça (24), a visita que realizou na Vila dos Remédios. “Fui averiguar um fato que vem ocorrendo na Vila dos Remédios, em frente ao antigo Clube de Amadores. Lá me deparei com um problema que, na verdade, precisa ser corrigido. Todas as ruas estão obstruídas e as pessoas que residem na Vila estão perdendo seus móveis, desvalorizando o valor de suas casas, perdendo acessibilidade, enfim, todos estão em grande prejuízo com as águas que não tem o devido escoamento.”, disse.
O vereador Alfredo Santana (PRB) foi à tribuna na tarde desta terça (24) para abordar dois assuntos. O primeiro foi sobre o projeto RAABE, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). “Um belíssimo trabalho da IURD, idealizado pelo bispo Edir Macedo, que visa combater a violência contra a mulher. Aqui em Pernambuco, as RAABEs têm realizado trabalho magnífico com o Ministério Público de Pernambuco, fazendo com que a mulher seja respeitada e tida não como objeto. Mas, de fato, como ela é em sua essência: de suma importância para a sociedade.”, disse.
A falta de resposta a dois requerimentos encaminhados à Prefeitura do Recife pedindo informações sobre os pardais, que são as câmeras registradoras de multas, e sobre o Parque de Apipucos foi tema de pronunciamento do vereador Wanderson Florencio (PSDB) na tarde desta terça-feira, 24. “Esta é a quarta vez que subo à tribuna para falar sobre isso. Espero que a prefeitura continue respeitando essa Casa e possa responder de forma cabível e dando satisfação à população porque nossos pedidos têm fundamento e importância”, cobrou o parlamentar.