Notícias

A necessidade de se realizar um diagnóstico sobre a situação da educação básica, na rede municipal do Recife, levou a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes a realizar reunião na manhã desta quinta-feira, 7, na Câmara Municipal. A conclusão foi lamentada pelos participantes: “A situação é grave. Pelos índices do Ideb, o Recife está parado na qualidade de ensino. O município não cumpre sequer as metas do Ministério da Educação”, denunciou o presidente da comissão, vereador André Régis (PSDB).

Apesar das conquistas das mulheres nestes últimos cem anos, quando se começou a comemorar o Dia Internacional da Mulher, há muito por fazer. Irmã Aimeé (PSB) relatou, na reunião plenária desta quarta-feira, 06, que a cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil e 15 mil estupros são registrados. No mundo, mais de 1 bilhão de mulheres foram vítimas de espancamento ou sofreram algum tipo de abuso sexual.

Ao lembrar, na reunião plenária desta quarta-feira, 06, a trajetória do presidente morto da Venezuela, Hugo Chávez, o vereador Raul Jungmann (PPS) contextualizou historicamente os altos e baixos da luta pela democracia naquele país. Lembrou que os Estados Unidos tutelaram por muito tempo a Venezuela e esse movimento acabou com a subida de Chávez ao poder. “Foi com ele que os movimentos populares chegaram ao poder".

A Data Magna do Estado de Pernambuco, comemorada hoje, 6 de março, e que homenageia a Revolução Pernambucana de 1817, foi lembrada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). “A Revolução é um marco da luta contra a opressão da Corte Portuguesa. Este movimento histórico foi liderado por Domingos José Martins com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e Frei Caneca”, disse.

Desde 1977, a Organização das Nações Unidas adotou o 8 de março como Dia Internacional da Mulher, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. “Como não lembrar de tantas que reconstruíram suas casas durante a madrugada, após terem sido demolidas durante o dia na ocupação de Brasília Teimosa, terra onde nasci e moro até hoje”, questionou o vereador Eduardo Chera. O parlamentar fez um discurso no plenário na tarde desta quarta-feira, 06, sobre avanços e injustiças que marcam a vida de muitas mulheres.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) cobrou investimentos sociais por parte dos banqueiros responsáveis pelo jogo do bicho em Pernambuco, durante Reunião no Plenário, hoje (6). O jogo é considerado uma contravenção, logo não paga impostos. O vereador acredita que, em contrapartida, os lucros deveriam ser investidos nas comunidades. “O jogo é uma contravenção, mas ele existe e dá lucros muito altos, que não retornam para a sociedade”, argumentou o parlamentar. “Fui a São Paulo e ao Rio de Janeiro, conversei com os banqueiros, lá eles investem em ação social, implantam cursos de qualificação dos jovens, já que não pagam impostos”. Maguari quer saber o que está sendo feito dos recursos extraídos do jogo.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna no Pequeno Expediente desta quarta (6) para solicitar melhorias nas unidades de saúde do Recife. “Sabemos que o governo recebeu várias reclamações da população para a questão da saúde e prometeu a construção de três hospitais e cumpriu. Além disso, construiu 14 UPA’s, mas, mesmo assim, Geraldo Julio vem sendo cobrado. No Alto Jose Bonifácio, por exemplo, existe uma unidade de saúde da família, mas infelizmente tem apenas um médico”, analisou.

Fechada desde março do ano passado, a farmácia que funcionava na Unidade de Saúde da Família – EmocyKrause, no bairro da Torre, atendia em média mais de mil pessoas por semana. “Agora os pacientes que precisam de medicamentos controlados e de modo contínuo para o controle de doenças como diabetes e hipertensão, por exemplo, precisam solicitar os remédios na USF da Iputinga”. Esse foi o desabafo do vereador Aderaldo Pinto na reunião plenária desta quarta-feira, 06. Ele fez um apelo ao prefeito do Recife para reabrir a farmácia.

A criação de uma Escola Legislativa, com o objetivo de contribuir para a formação técnica e política de vereadores, assessores e funcionários, será proposta pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife. A decisão foi tomada na reunião da comissão realizada na manhã desta quarta-feira, 6 de março. Os componentes da comissão também acataram sugestão do presidente, vereador Aerto Luna (PRP), de convidar o procurador Lêucio Lemos para realizar seminário, na segunda quinzena de março, para esclarecer dúvidas sobre trâmites, processos e técnicas legislativas.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), participou da solenidade de comemoração da Data Magna de Pernambuco, realizada na frente da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira. A comemoração existe há cinco anos por força de lei de autoria da deputada Terezinha Nunes e tem como objetivo “evocar e homenagear os heróis da Revolução Pernambucana de 1817, proporcionar aos pernambucanos um maior conhecimento da sua história e reafirmar o amor pelo Estado”.