Notícias

A cinco meses do prazo oficial de conclusão da Via Mangue e às vésperas da interdição de uma faixa da Ponte Paulo Guerra, que compõe a obra mas complicará ainda mais o trânsito na Zona Sul, a vereadora Priscila Krause (DEM) promoveu audiência pública na Câmara Municipal do Recife nesta sexta-feira, 5, para debater o assunto. Até o mês passado nem a metade da Via Mangue, considerada uma das obras viárias mais importantes do Recife na preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014, foi executada. Há divergências sobre percentuais do que está por ser feito e sobre os prazos para conclusão. Por isso, a vereadora resolveu propor uma reflexão dos poderes públicos: “O nosso papel de oposição é esse, o de buscar resultados efetivos para a cidade e esse processo precisa ser transparente e eficaz”, afirmou.

A partir de maio, algumas ruas localizadas nas seis Regiões Político-Administrativas do Recife poderão ser fechadas aos domingos para que a população possa ter atividades de lazer. A informação foi dada na manhã desta quinta-feira, 4, pelo Secretário Municipal de Turismo e Lazer, Felipe Carreras, durante a reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara, presidida pelo vereador André Régis (PSDB).

Perambulavam pelas ruas do Recife, até o ano passado, pelo menos 54 mil cães e outros 60 mil gatos abandonados. Todos eles, em situação de adquirir e transmitir doenças, afetando a saúde pública, além de estarem expostos aos mais diversos riscos e maus-tratos. A causa animal, que exige a implementação de políticas públicas, foi motivo de debate na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 4, em audiência pública promovida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). “Essa é uma questão ética que devemos tratar de forma séria. Precisamos fiscalizar as leis que existem sobre esse tema e cobrar ações do Poder Executivo, já que foi criada uma secretaria com essa finalidade”, justificou o vereador.

Requerimento da vereadora Michele Collins (PP), apresentado nesta quarta-feira, 03, na Câmara do Recife, propõe a criação de uma Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas. Ela disse que nas últimas décadas houve aumento significativo no uso de substâncias psicoativas, o que traz preocupação social. “A Organização Mundial de Saúde alerta que o abuso dessas drogas trouxe dependência química a 10% da população mundial, representando grave problema de saúde pública, levando à morte de muitos jovens”.

A sugestão de alcançar um Índice de Desenvolvimento da Educação de Base 6, proposto pela bancada de oposição da Câmara do Recife ao prefeito no início da gestão, foi, segundo o vereador André Régis (PSDB), descartado pelo secretário de Educação Valmar Correa através da imprensa. Para ele, a entrevista do secretário foi uma descortesia com a bancada, que fez a sugestão diretamente ao prefeito durante a visita. “Destaco pontos positivos na entrevista como, por exemplo, o fato do secretário ter assumido que recebeu uma herança maldita e que o sistema educacional municipal não se sustenta. Ainda assim, afirmou que a meta de Ideb 6 não era facitível, e por isso a meta a ser perseguida é a do Ministério da educação 4.6”, ressaltou o parlamentar na reunião plenária desta quarta-feira, 03.

O vereador Estefano Menudo (PSB) e o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) foram indicados líder e vice-líder do Partido Socialista Brasileiro na Câmara do Recife. “Fui designado pelo partido e por meus pares para exercer esta função na Casa. Fico feliz e agradeço a todos pela confiança. Desde cedo milito na política sempre ao lado do governador. Tenho enorme identificação com o PSB, um dos partidos que mais crescem no país. Vou trabalhar junto com o líder do governo para trazer respostas e ajudar o Recife”. Extensa lista de parlamentares cumprimentou os dois colegas pelo novo cargo.

O vereador Estéfano Menudo (PSB) pediu a aprovação do projeto de Lei 05/2013, de autoria do Poder Executivo, que altera o zoneamento do Recife instituindo a Zona Especial de Interesse Social II (Zeis II). Segundo a proposta, a Zeis II receberá a construção de um conjunto habitacional. “A área será destinada ao reassentamento das famílias moradoras do assentamento popular atualmente existente nas margens do canal Santana/Parnamirim, que foram desalojadas em face da implantação do projeto denominado Capibaribe Melhor, coordenado pela URB”, justifica o parlamentar.

A violência provocada pelo uso de drogas e, particularmente, do crack. Famílias que sofrem com o problema. O vereador Luiz Eustáquio (PT) trouxe à tribuna da Casa, na tarde desta quarta-feira, 3, dois casos que ilustram bem estas questões. O primeiro relato foi publicado no Diário de Pernambuco e narra o desespero de uma mãe que apanhou do próprio filho viciado e viu sua casa ser incendiada por ele. O outro fato é de um jovem, conhecido do parlamentar, que foi assassinado dentro de casa por causa do envolvimento e dívida com o tráfico de drogas.

Vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara, a vereadora Irmã Aimeé (PSB) repercutiu, na reunião plenária desta quarta-feira, 03, a reunião promovida pelo grupo durante a manhã com a presença do secretário municipal da pasta, Jaílson de Barros, que falou sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas durante a nova gestão.

Na tarde desta quarta-feira, 3, o vereador Eduardo Chera (PTN) parabenizou a Segunda Igreja Batista de Brasilia Teimosa pela apresentação da Paixão de Cristo, que levou moradores às ruas da comunidade para acompanhar os últimos passos de Jesus. “Brasília Teimosa foi sede de uma grande manifestação de fé. Uma história milenar que emociona a todos”.